Louca sua miga

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Resenha "Na Escuridão da Mente" - Paul Tremblay

LIVRO "NA ESCURIDÃO DA MENTE"

O ENREDO DO LIVRO

Com várias contas para pagar, os pais de Merry e Marjorie se vêem em uma situação bastante complicada. Além disso, Marjorie começa a enfrentar problemas psicológicos e as coisas só estão piorando.

Merry Barrett é a nossa protagonista e com apenas oito anos de idade, já passa por esses momentos assustadores com a irmã e os pais. Mãe e o pai entrando em colapso nervoso pela situação financeira e junto a isso a irmã tendo ataques violentos e mudanças de humor. Com toda essa situação, o pai busca a fé cega e a mãe se entrega ao vício do cigarro e álcool.

Marjorie está cada dia pior e os pais começam a acreditar que ela tem algum mal dentro dela, acham que ela está sofrendo uma possessão demoníaca. A solução aparece quando um programa de televisão faz uma proposta para documentar as crises de Marjorie e um exorcismo é sugerido como solução pelo padre Wanderly.

Com tudo isso, esse livro só poderia terminar de maneira nada agradável não é?

NARRAÇÃO E EDIÇÃO FÍSICA

A edição está simples, mas bem caprichada. Eu simplesmente amo a capa desse livro. Ela é macabra da maneira certa para esse livro. A narração é em primeira pessoa e fica por conta de Merry no presente, mas ela vai nos contando sobre o que aconteceu no passado com sua família e a situação de Marjorie.

LOMBADA
“Marjorie cantarolou a melodia novamente, mudando de tom e timbre tão rápido e abruptamente que era desorientador, e parecia que minhas orelhas iriam estourar. Ela rastejou pela sala de jantar, se movendo como um lagarto ou algo tão antigo quanto, em direção à entrada e às escadas.
Então ela disse de longe:
– Eu também sei imitar vozes, Merry.” Página 83

O LIVRO NO GERAL

Fui lendo o livro aos poucos e me sentindo com medo de Marjorie. A garota tem vários momentos intensos de loucura e fala muito sobre a morte de sua família. Eu ficava me perguntando o que estava acontecendo com ela. Era alguma possessão ou esquizofrenia? Enquanto o livro transcorre, entendemos melhor o por quê de tudo. Ou não?

Na Escuridão da Mente é um livro que dá medo. Não no modo terror, mas no modo de como as pessoas agem. De como as pessoas fazem coisas impensáveis. Com a conclusão da história, eu fiquei chocada e sem saber o que pensar. Quando percebi o livro chegava ao fim e eu queria só mais pouquinho para tentar entender a mente de certo personagem.

Com os pontos do medo que senti, tenho que dizer que achei o livro um pouco lento e Merry um tanto chata. Estava sempre querendo chamar atenção, às vezes, de forma inconveniente e eu não achei que isso combinasse com o que o livro queria passar.

No geral, o autor Paul Tremblay consegue nos passar o terror psicológico que essa família passa. Ah! Saibam que o livro é vencedor do prêmio Bram Stoker Award!!! Um dos maiores prêmios de terror na literatura. Como não conferir?

LIVRO "NA ESCURIDÃO DA MENTE"

9 COMENTÁRIOS:

  1. Livro que dá medo... amo, não conhecia este e ainda é vencedor de prêmio, preciso ler.
    Pena o autor ter se perdido um pouquinho com a personagem Merry, mas as vezes a obra é tão boa que coisas assim são aceitáveis.
    As fotos ficarão lindas e amei a dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com este livro na estante meses e acabei trocando porque não me interessei. Mas leno a sua resenha, acho que seria uma leitura interessante pra mim. Que pena que deixei passar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Ainda não conhecia essa obra, mas, adorei seus comentários sobre a mesma... Quero sentir esse medo que você sentiu e espero poder ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Guria já vi muitas pessoas lendo e falando sobre esse livro e por mais que eu curta bastante o gênero esse livro não despertou meu interesse, mas irei indicar para uma amiga quem sabe ela acabe se interessando pela leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. OIe,
    Adorei sua resenha! Já tinha visto o livro, mas essa é a primeira resenha que leio. Gotei muito apesar dos probleminhas que você apontou.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  6. Olá Cris,
    Adorei sua resenha. Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bastante interessada em fazer a leitura dele, pois adoro livros com esse terror psicológico e esse livro parece ter trabalhado muito bem esse ponto, mesmo o livro sendo meio lento.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! O enredo desse livro definitivamente chama a atenção. Eu também amei a capa desse livro e aproveitando, suas fotos são lindas! Eu realmente fiquei curiosa sobre a obra e vou pesquisar mais sobre ❤️

    ResponderExcluir
  8. Oiee, tudo bem? Eu simplesmente amo terror psicológico e adorei sua resenha, fiquei bem curiosa para conferir a leitura e arrependida por não ter solicitado quando tive a oportunidade. Mas quero muito ler e já coloquei na listinha de desejados! :D Adorei suas fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie,tudo bem??? Como não conferir? Como eu não conhecia, isso sim! Primeiro que a premissa ja me ganha pq adoro coisas que mexe com o psicológico. To mega curiosa para finalmente saber se é loucura ou sobrenatural. Partiu comprar esse livro!!! Bjosssss


    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016