Louca sua miga

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Resenha "O Sorriso da Hiena" - Gustavo Ávila

LIVRO "O SORRISO DA HIENA"

O ENREDO DO LIVRO

É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem?

William Sampaio é um psicólogo infantil sempre pronto para ajudar as crianças com pais se divorciando ou com problemas de socialização, por exemplo. Sua tese de doutorado se baseia em como uma criança cresceria depois de passar por um grande trauma na infância. Como isso afetaria seu desenvolvimento? Mas ele não tinha como ter esse acompanhamento de perto. Até que David surge.

Com um grande trauma sofrido na infância, David se tornou um homem cruel que deseja entender a sua natureza humana. Para isso ele quer ajudar William a desenvolver sua tese na prática dando a chance dele analisar crianças que viram os pais serem assassinadas na sua frente. Pais esses que o próprio David vai assassinar.

Por parte da polícia, Artur Veiga é o detetive encarregado de descobrir quem é o assassino dos pais dessas crianças. Com síndrome de Asperger, um tipo leve de autismo, Artur tem certas peculiaridades na personalidade, mas isso não afeta em nada sua capacidade mental. Ele é o melhor investigador da delegacia e precisa encontrar rápido o assassino antes que seja tarde demais.

NARRAÇÃO E EDIÇÃO FÍSICA

Gosto muito dessa capa! Ela é intrigante e me deixou curiosa de cara. A edição está simples, mas a cada capítulo temos uma imagem pequena como que está na capa. A narração está em terceira pessoa com visão de vários personagens, mas com foco principal em três deles: William, David e Artur.

LOMBADA LINDA!

O LIVRO NO GERAL

Foi chocante ver William se transformar. Um homem centrado, pronto para ajudar as crianças que precisavam, acaba se tornando outra coisa. Tudo por conta de seu estudo de doutorado. Analisar sua tese na prática se tornou tentador demais e isso acabou entrando em conflito com a pessoa de bem que tinha dentro dele. Eu lia e não conseguia acreditar em como ele conseguia seguir em frente, mesmo ficando um caco por dentro. E deixando um rastro de desgraça.

“Seus olhos estavam embaçados. Pela segunda vez em poucos dias, ele chorava. O psicólogo estava com a testa encostada no volante, gemia de uma dor que não vinha do corpo, e a saliva densa que escorria de sua boca pingava no banco de couro.” Página 127

David é um personagem estagnado no tempo. Por sua história de vida, a crueldade estava impregnada nele e a única maneira de sair seria tentar entender de onde ela vinha. E para isso ele teria que continuar sendo cruel. Eu senti pena da história de David, mas o mal que ele causava não justificava seus atos.

Artur é um personagem bastante centrado e dedicado. Correndo contra o tempo e com tão poucas pistas, ele vai encaixando vários pedaços dessa história. Eu ficava muito surpresa com a agilidade com o qual ele descobria certos fatos. A mente de Artur é brilhante!

Com cenas eletrizantes e chocantes, Gustavo Ávila brinca com o psicológico do leitor a cada momento tenso. O desenrolar da história foi bastante rápido mal dando a chance do leitor respirar. Eu ficava agoniada com tanta crueldade e me perguntava como autor se sentia escrevendo as cenas tão pesadas.

O autor faz uma abordagem sobre a natureza humana de forma crua, não existe nada nesse livro que venha a acalentar seu coração sobre como nós agimos. Podemos ser cruéis mesmo sem percebermos, ou mesmo cruéis por gostamos ou por ser o mais fácil e alcançável para chegarmos ao nosso objetivo. A nossa visão é apenas para o resultado final, sem se preocupar com quem está no percurso.


LIVRO "O SORRISO DA HIENA"
O Sorriso da Hiena é um dos sucessos nacionais. Lembro que teve uma época em que o livro havia esgotado. O autor estava lançando de forma independente e o sucesso foi tão grande que a Editora Verus comprou os direitos do livro e lançou para a felicidade de quem queria muito ler esse livro! Gustavo Ávila é a nova revelação nacional e estou muito feliz por ter tido a chance de ler o livro. Gostaria muito que ele viesse para Fortaleza divulgar seu trabalho. Fica a dica!

Uma coisa: o final ficou um pouco aberto. Será que teremos uma continuação? Ao mesmo tempo em que eu gostaria de ler mais dessa história, confesso que algumas coisas ficam melhores na imaginação.

P.s: O autor vai estar na Bienal do Rio 2017. Como eu queri ir!!!!! :'(

9 COMENTÁRIOS:

  1. Eu não sei o que eu elogio primeiro, a resenha ou as fotos que você compartilhou!!!
    Estou bem curiosa pra ler o livro porque é todo mundo elogiando bastante e acredito que eu vou gostar.
    resenha linda.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Quero MUITO ler esse livro. Foi realmente um sucesso esse livro, tanto que mesmo lançado de forma independente eu achava que era por uma editora. rsrsrsrs
    Acho que o estilo do livro é do tipo que me agrada, mas tenho um medo de como o autor traz essas coisas chocantes para a narrativa.
    Sem contar que a abordagem de tratar a natureza humana tem muito me agradado nos livros, hoje em dia.
    Espero poder ler em breve.


    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler esse livro desde a primeira vez que li uma outra resenha sobre ele.
    Fiquei apaixonada pela história, sim!
    Pessoas que agem com crueldade por gostar ou para alcançar um objetivo com frequência, se encaixam no grupo da psicopatia.
    Confesso que não sabia que o livro possui narrações pesadas e isso me deixou com um pé atrás, porque eu não curto muito. Rs
    Sua resenha ficou completa e muito bem escrita, mas eu achei que tem spoilers demais.
    Eu vou estar na Bienal no próximo sábado, será que vai ser esse dia que o autor estará? Espero que sim! rs
    Enfim... Desejo sucesso pra ti e seu blog!
    Beijos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  4. Nossa, jamais sabia que este livro se tratava disso sabe, e eu até vou colocar nos meus desejados. Por isto que é bom ler resenhas para saber o que vem pela frente. É bem o tipo de narrativa que eu gosto. Fico pensando no medo e na emoção que deve causar.

    Greice

    Blogando LIvros

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    Eu amei a proposta dessa obra como a capa dela também, já li tantas resenhas positivas sobre a história que estou a cada dia mais curiosa e ansiosa para poder realizar a leitura e conhecer mais de perto essa história que está fazendo muito sucesso!

    Bjs, Sorteio Ativo, serão 3 ganhadores e um deles levara para casa um Exemplar de Fuck Love da Faro Editorial! Não perca essa oportunidade!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei sua resenha ♥

    Já conhecia o autor, e toda sua trajetória de publicação desse livro, porém ainda não li. Leio tantas resenhas a respeito da obra, na maioria das vezes com opiniões positivas, que a curiosidade me desperta ainda mais.

    Tu citou que o final fica meio em aberto, mas eu acho que existem historias que necessitam ficar sem uma conclusão, e talvez seja por isso que façam tanto sucesso.

    Amei o blog ♥
    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Eu ainda não havia lido nada sobre a obra ou o autor, mas o enredo pareve ser genial. Realmente parece dar uma ampla visão de como o ser humano pode ser mal.
    Gostei muito da dica e pretendo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris,
    Li esse livro no mês passado e me encantei completamente com a história. O autor domina o leitor de um jeito fascinante que torna a leitura viciante ao extremo.
    Fiquei muito contente por ver que você também acha isso e que tenha achado o Gustavo uma revelação.
    A sua resenha e as fotos estão incríveis, como sempre ♥
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que uma continuação não iria cair muito bem, mas confesso que torço por mais livros com o Artur como detetive ^^^

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016