Louca sua miga

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Livro "Inventei Você?" - Francesca Zappia

LIVRO "INVENTEI VOCÊ?"

O ENREDO DO LIVRO

Alex Ridgemont não é uma garota comum. Desde criança ela via coisas que ninguém mais via, mas foi apenas aos treze anos de idade que foi diagnosticada com esquizofrenia e algum tempo depois com paranoia.

Agora aos dezessete anos de idade, ela quer trava uma batalha com a esquizofrenia para que possa ter uma vida o mais normal possível e poder ir para a faculdade depois do último ano da escola. Para isso, ela troca de escola depois de um pequeno “incidente”. Pronta para recomeçar na Escola de Ensino Médio East Shoal, Alex quer iniciar do zero, sem que ninguém saiba com da sua esquizofrenia. No entanto, não será fácil, uma vez que ela conhece Miles, o rapaz idêntico ao garotinho de Olhos Azuis de sua infância.

Miles Richter é um garoto esquisito e sem um pingo de sensibilidade. Todos na escola têm medo dele, incluindo os professores e o diretor. Como um garoto tão estranho tem tanto poder sobre as pessoas na escola? E será que ele é o mesmo Olhos Azuis, o garoto que ela achou ter sido fruto de sua imaginação?

NARRAÇÃO E EDIÇÃO FÍSICA

A edição está bem fofa! Essa capa é maravilhosa e combina muito com a personagem. A cada início de capítulo temos uma figura com significado na história. A narração está em primeira pessoa e fica por conta da nada confiável Alex.

LOMBADA

O LIVRO NO GERAL

Que livro mais maluco! Que protagonista mais confusa. Como acreditar em qualquer coisa que sai da boca e da mente de Alex? Em vários momentos eu ficava “Como assim? Isso não era real então?”.

Alex Ridgemont é uma garota incrível! Em sua confusão e me arrastando junto, ela se tornou uma personagem mais que agradável para mim. Pude me aproximar dela de uma maneira diferente de outras protagonistas. Talvez seja pela escrita da autora ou pela própria condição da personagem, não sei, mas Alex conquistou um espaço em meu coração.

Miles Richter é outro personagem com cantinho reservado no meu coração. Apesar de toda a insensibilidade que vamos entendendo ao longo do livro, ele é o nerd mais fofo desse mundo! Esse garoto sabe tudo! Parece uma enciclopédia ambulante. Até no jogo de adivinhar o personagem que alguém está pensando, ele acerta sem fazer muitas perguntas. Ele sabe mesmo fazer associações e armazenar na mente. Adoro!

A aproximação entre Alex e Miles me rendeu boas risadas, pois os dois não se suportavam. Por ser a garota nova, Alex acaba por enfrentar Miles sem reservas ou medo dele, como toda a escola tinha. Os dois são muito fofos! E vão se aproximando de maneira encantadora.

“Ele se aproximou e abriu os braços. Fui me aconchegando e apoiei a cabeça em seu ombro. Ele sussurrou algo em alemão. Fechei os olhos e coloquei a mão sobre seu coração novamente.” Página 227

Francesca Zappia soube levar o leitor a se perguntar várias vezes sobre o que era real e o que não era. Essa confusão em nossa mente é o charme que essa história tão divertida e tocante tem a nos oferecer. A autora soube tratar sobre a temática esquizofrenia de maneira leve e divertida. Não ficou um livro pesado, mas também não ficou como um assunto bobo. Se você busca um livro que te faça embaralhar a cabeça,  mas de uma maneira surpreendente, então tem Inventei Você? é o livro!

LIVRO "INVENTEI VOCÊ?"
Esse é o livro de estreia da autora e espero muito que a Editora Verus traga outros em breve!

13 COMENTÁRIOS:

  1. Ola
    Adorei poder conferir a sua resenha sobre esse livro, e também por ter me identificado com seu texto. Eu também já fiz essa leitura e gosei bastante, especialmente pela parte em que a gente se sente um pouco confuso sobre o que acreditar mesmo. De fato, essa tal confusão é um charme a parte, tudo muito intencional pelo que pude compreender. Questionamentos é o que não faltam nessa obra né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Nunca realizei uma leitura assim, deve ter várias reviravoltas devido ao fato de nunca sabermos o que é real ou não. Incrível o talento da autora em descrever com tanta delicadeza uma personagem assim, e a capa é linda demais. O título já me deixou curiosa, quero muito ler! Seu post está lindo ♥

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bem??

    Tenho esse livro físico, realmente lindo. Pretendo ler em breve, tinha lido algumas coisas sobre ele, mas não imaginei que a história fosse mais complexa, achei que não passaria de um romance, e agora estou bem mais interessada em ler. Espero poder em breve.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  4. Gosto desta pegada de gato e rato, quando o casal fica brigando pra depois se entender. Curti muito a dica e as suas fotos estão lindas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem?

    Não nego que li bem por cima sua resenha, pois estou com o livro aqui em casa e não vejo a hora de realizar a leitura dele, pelo o pouco que li sobre ele já estou hiper curiosa para conhecer de perto essa história espero gostar dela!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já tinha lido uma resenha desse livro e achei uma fofura! A sua só serviu para reforçar! rsrs
    Espero conseguir ler em breve.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a obra ainda.
    Achei bem interessante sua resenha... Apesar do assunto série que é a esquizofrenia o livro parece ser divertido. Se tiver a oportunidade, vou querer ler e saber mais sobre esta história.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  9. Ola lindona não conhecia o livro, amei a capa, livros que tratam de assuntos de suam importância de uma maneira leve devem ser lidos com certeza, amei essa quote de sua resenha, já anotei a super dica. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  10. Oiii,

    Eu já tinha lido algumas coisas sobre o livros e realmente achei uma temática interessante, mas ainda fico com o pé atrás em ler justamente por causa desse ponto de saber o que é real ou não, o que está acontecendo e o que ela esta criando. Eu sinto que ficaria perdida a maior parte da leitura e não gosto de ler livros assim rs. Em contra partida eu fiquei muito curiosa pra saber como a Alex enfrenta o Miles quando ninguém mais tem coragem e como eles vão estreitar os laços. Espero um dia deixar essa minha confusão de lado e poder conferir a história.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Estou louca pra ler esse livro desde que a editora o apresentou em suas redes sociais, acho a premissa muito legal e tenho certeza que irá me agradar... Gostei bastante de seus comentários e espero poder ler em breve.
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?
    Realmente a edição desse livro está linda demais e me despertou o interesse o fato de a personagem ter esquizofrenia, o que nos leva a pensar que não podemos confiar em tudo o que ela diz. Mas fiquei fascinada pela história mesmo assim e espero conseguir ler aidna esse ano.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Oie, parece um bom livro e acho que foi uma ótima sacada da autora ter abordado a esquisofrenia, pois é um tema serio e pouco explorado. Gostei de saber que é uma obra confusa em um bom sentido, e já fiquei com vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016