Louca sua miga

terça-feira, 20 de junho de 2017

Livro "Um Menino Em Um Milhão" - Monica Wood

LIVRO "UM MENINO EM UM MILHÃO"

O ENREDO DO LIVRO

Um Menino Em Um Milhão, apesar do título, não conta a história de um menino e sim do seu legado. Um legado que vai além dos recordes.

O menino acaba morrendo de maneira repentina e inesperada. Sempre foi muito cuidadoso com suas obrigações e seu trabalho de escoteiro fica inacabado: ele ajudava uma centenária com alguns trabalhos domésticos. Com sua morte, seu pai Quinn Porter assume as responsabilidades pelo período que restava do trabalho de escoteiro.

Quinn Porter nunca foi um pai presente. Sempre estava em busca do sonho de ser um guitarrista famoso. Agora na meia-idade e sem os sonhos terem sido alcançados, ele acaba por perder o único filho ao qual nunca entendeu. Divorciado da mãe do menino, Quinn sabe que ajudar a centenária seria o único vínculo que ele poderia ter com o filho, além de agradar a Belle, sua ex-esposa. Ele sabe que não tem mais como compensar os anos de ausência na vida do filho, mas ajudar a velha senhora é uma maneira de compensar o tempo perdido.

Ona Vitkus é uma mulher de 104 anos. Apesar da idade avançada, Ona é muito ativa, consegue inclusive dirigir. Vivendo uma vida pacata, tudo muda quando o menino aparece em sua vida. Ona revive toda a sua história do passado e o menino acaba tendo ideia de colocá-la no livro dos recordes como a mulher mais velha do mundo. Porém, a ideia fica deixada de lado quando o menino morre, mas Quinn aparece e muita coisa muda.

O que Quinn e Ona não esperavam era criar um vínculo verdadeiro e inesperado. Os recordes, trabalhos domésticos e caronas se tornam apenas um pretexto quando a amizade pode se tornar verdadeira.

LIVRETE

NARRAÇÃO E EDIÇÃO FÍSICA

A edição está linda! A Editora Arqueiro fez um trabalho maravilhoso com esse livros, apesar da capa ser aveludada e eu não gostar. Rsrs...  O livro é divido em cinco parte, e em cada parte e capítulo temos desenhos de galhos. O livro também veio com um livreto contendo um conto da Ona antes do início da história. É muita fofura em um só livro!

O LIVRO NO GERAL

Até agora não entendi muito bem por que o título é Um Menino Em Um Milhão. Não sei se era por que ele acabou fazendo a diferença e juntando duas pessoas que talvez nunca se tornassem próximas ou devido à sua morte que acabou dando um rumo na vida de Quinn. Pode ser também por fazer sua mãe tomar a decisão de ter um relacionamento estável com Ted. Ou apenas era um garoto que tinha uma mente muito diferente dos garotos da sua idade e não se importava com as bobagens que agradavam a maioria, mas sim de fazer a diferença na vida de uma mulher idosa. Apenas sei que o Menino foi uma peça importante nesse livro, se fazendo muito necessário para que o enredo funcionasse e fosse mágico a sua maneira.

O Menino nunca foi nomeado durante a leitura. Era apenas chamado de menino. Por quê? Isso ficava martelando na minha mente durante a leitura. Acredito que o intuito seja não dar nomes aqueles que de alguma maneira fazem a diferença no mundo. Sejam com gestos tão simples como ajudar uma centenária com atividades domésticas à querer colocá-lo no Livro Guinness dos Recordes ou até mesmo juntar duas pessoas improváveis.

Monica Wood tem uma escrita leve e até um pouco divertida. A leveza da história foi algo que me encantou, mas também acabou sendo um livro lento, pois nada extraordinário acontecia na história. Não espere um livro com reviravoltas e cenas excitantes. E de modo algum isso menospreza todo o enredo encantador. Leiam!

LIVRO "UM MENINO EM UM MILHÃO"
A autora Monica Wood tem vários livros publicados fora do Brasil, alguns até foram finalistas de prêmios literários. Gostaria muito que a Editora Arqueiro trouxesse mais livros dela para cá. Dessa vez estarei mais preparada para sua escrita tão singela e tocante.

9 COMENTÁRIOS:

  1. Olá gostei muito da resenha, dica anotada, já tinha visto muitas publicações sobre estes livros, adorei as fotos ficaram lindas, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as suas fotos <3
    Esse livro é o próximo da minha lista de leitura e estou bem curiosa com ele. Gostei de conferir a sua resenha e ver a sua opinião sobre ele.

    ResponderExcluir
  3. A principio também fiquei com a mesma dúvida que você a respeito do titulo do livro. Não que eu tenha lido a obra, mas pela sinopse e sua resenha, a duvida surgiu, mas também foi embora. Achei sua analise bem válida e talvez seja exatamente por isso que o titulo seja esse. Pelas ações ocorridas devido seu falecimento, e nomear ele deixaria de ser algo tão unico e passaria a ser, banal... eu acho. Ia tirar a grandiosidade das coisas!
    Estou divagando demais. Acho melhor eu ir ler o livro! :D
    Parabéns pela leitura, pela resenha e obrigado pela dica!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Crislane
    Ás vezes não entendemos muito o título, né? Bom, ainda não li o livro para dar minha opinião nesse sentido. Mas gostei de saber que foi uma boa leitura e que a autora agradou. Gostaria de ler.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  5. Heiii, tudo bem?
    Não conhecia o livro "Um Menino Em Um Milhão", e para mim era sobre um menino mesmo, hehehe.
    Confesso que primeira vez que estou lendo a sinopse e de cara nao me ganhou mto.
    A história parece ser legal, pelo que vc pontuou, mas por nao ter reviravoltas, acho que vou achar cansativa a leitura, mas so vou saber se tentar...
    Vou tentar ler.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. OOi!
    Tenho a impressão de que essa leitura não fluiria muito bem comigo, por ser lento, ainda assim, tenho vontade de realizar a leitura, pois parece ser uma história bonita e até reflexiva. :)

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem? Gostei muito da sua resenha e conhecer melhor esse livro, que tem dividido opiniões. Eu achei a premissa muito interessante e quero sim realizar a leitura, então já coloquei na listinha <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha também está muito bem escrita, mas o livro não me agradou tanto.
    Mas eu apreciei muito toda sua criatividade, capricho e riqueza de detalhes para as fotografias.
    Ficaram lindas! Parabéns! Beijos e sucesso!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  9. ��❤❤❤ só pelo designer me apaixonei

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016