Louca sua miga

terça-feira, 9 de maio de 2017

Livro "O Livro dos Espelhos" - E. O. Chirovici

LIVRO "O LIVRO DOS ESPELHOS"

O ENREDO DO LIVRO

Quem você vê quando se olha no espelho? E como as pessoas vêm você?

Peter Katz é um agente literário e recebe diariamente muitos e-mails de possíveis autores para publicação de seus respectivos livros, juntamente com os manuscritos para leitura. A maioria dessas correspondências segue de modo padrão, mas um deles chama a atenção de Peter. O e-mail é de Richard Flynn. Primeiramente o e-mail foi diretamente para sua caixa de entrada de e-mails ao invés de ir para o spam, o texto de apresentação continha um quê de calor humano que muitos textos não têm e o manuscrito vinha apenas com uma parte do que continha no livro original. Além disso o manuscrito era sobre uma história real em que Richard estava envolvido em 1987.

No manuscrito contava a história do próprio Richard Flynn, que foi um estudante de literatura inglesa em 1987, em Princeton. Ele estava envolvido com Laura Baines, na época era uma estudante de mestrado em psicologia, e Joseph Wieder, professor de psicologia da Universidade de Princeton que trabalhava em um projeto com a ajuda de Laura. O manuscrito vai até o momento em que Richard vai à casa de Joseph no dia 21 de dezembro, o dia em que Joseph é assassinado.

Intrigado com a história, Peter entra em contato com Richard, mas descobre que ele está em uma cama de hospital devido a um câncer, mas infelizmente alguns dias depois Richard morre. Porém, Peter ainda quer saber mais dessa história e contrata seu amigo jornalista John Keller para descobrir mais sobre essa história. John embarca em um emaranhado de verdades e mentiras.

Será que tudo o que Richard escreveu era verdade? Será que ele poderia ser o verdadeiro assassino de Joseph?

LOMBADA

NARRAÇÃO E EDIÇÃO FÍSICA

A capa do livro está linda!!! Fiquei babando nela um pouquinho. Foi a primeira coisa que me chamou atenção e combina perfeitamente com o que a história trás. A edição está simples, mas muito caprichada. Junto com o livro veio um kit lindo! Uma carta sobre o livro, dois marcadores e uma camisa. Apaixonada! Foi muito atenciosa a Editora Record com esse livro. A narração está em primeira pessoa com a divisão de partes no livro com três pontos de vista de Peter Katz, John Keller e Roy Freeman. No capítulo de Peter também tem o ponto de vista de Richard Fynn em relação à história contida no manuscrito.

O LIVRO NO GERAL

Não sou muito fã de ler sinopse, mesmo quando bati o olho em O Livro dos Espelhos, achei a capa e o título intrigantes, mas não li a sinopse. E lendo o livro, achei mais intrigante ainda, pois Richard manda seu manuscrito e uma carta para o editor falando sobre um fato que lhe veio à memória depois de passados vinte e sete anos: tudo o que aconteceu a ele e mais duas pessoas em alguns poucos meses de 1987. Algo que mudou a vida deles. Intrigante não?

KIT LINDO!
Temos vários pontos de vista sobre o que aconteceu em 1987 dentro da história e os pontos nos montam o panorama do que pode ter acontecido naquele ano. Como eram os personagens naquela época e quais foram suas ações. Gostei muito de todos os personagens. São muito bem construídos e envolventes. Eles foram tão humanizados que cheguei a senti-los do meu lado durante a leitura.

O Livro dos Espelhos nos mostra pedaços de vida dos personagens, mesmo que esses não tenham um significado grandioso para o rumo da história, são pontos de humanização para o leitor. Os fragmentos de vida deles são o que norteiam a trama até ela culminar em seu final. Falando do final, terminei o livro com a sensação de quero mais. O autor deixou um mistério no ar, onde a partir daí me veio a mente que o autor queria efetuar mudanças na vida dos personagens e não só focar nas revelações que o manuscrito poderia trazer. Nas mãos pelas quais o manuscrito passou, esse parece ter tido um efeito sobre a vida dos personagens. Um efeito de mudança.

Esse livro começa misterioso e termina mais misterioso. É uma confusão de personagens e fatos (reais ou não) para a trama. Fiquei intrigada com tantas reviravoltas que o livro dá. Quando achávamos que uma versão estava certa, vinha outra versão dos fatos e mudava tudo. Em que em acreditar? Temos uma trama intrincada, com um mistério a ser revelado e muitas reviravoltas que recaem à muitas possibilidades, onde talvez todas sejam verdade em sua própria maneira. Gostei bastante do livro e da sensação que ele me passou. Espero que a Editora Record traga mais livros do E. O. Chirovici para o Brasil, como por exemplo, a sua coletânea de contos dentro do livro The Massacre.


“... a lembranças das coisas passadas não é necessariamente a lembrança das coisas como aconteceram”. Página 315

26 COMENTÁRIOS:

  1. Olá
    A capa desse livro está realmente muito linda. Eu adorei poder fazer essa leitura, primeiro porque amo o gênero e segundo porque consegui me envolver bastante, fora que existem mesmo muitas reviravoltas nesse trajeto. De fato, é mistério do começo ao fim. Sua resenha conseguiu descrever bem minhas próprias impressões.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi, nossa adorei essa capa e só pela sinopse já quero saber o desenrolar do manuscrito e desse livro rs Obrigada pela dica, com certeza quero fazer essa leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Adoro um livro com edição caprichada, leio até mais empolgada rsrs.
    Como assim o livro termina mais misterioso do que começou? Mesmo você tendo gostado da trama intrincada e reviravoltas, fiquei com a impressão de desfecho suspenso...por enquanto leitura suspensa também.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia esse livro, e pela cara eu não realizaria a leitura dele não, mas depois de ler sua resenha noto que é um suspense como gosto, que nos deixa vidrado na leitura até o final, só fiquei meio em dúvida por causa desse final que você citou, mas com certeza irei atrás para saber mais e quem sabe realizar a leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Estava bem curiosa com relação a esse livro, pois estou vendo que a editora investiu pesado em divulgação dele.
    Fiquei contente em saber que o livro é surpreendente e cheio de reviravoltas, adoro quando o livro consegue nos surpreender do começo ao fim e não te deixa adivinhar a história.
    Com certeza esse livro vai para os desejados

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei a resenha do livro. Já quero ler!
    O que mais me chamou a atenção foi o fato de ter o ponto de vista dos 3 personagens, o que me fez pensar que um dos 3 está falando a verdade. Essa mistura de verdades e mentiras foi o que me deixou mais curiosa e o fato de ter tantas reviravoltas também.
    Mas enfim... Pelo visto, ele não tem um final, certo!? Será que vai ter uma continuação?

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Uau, que estória fascinante, fiquei muito curiosa para saber sobres essas versões que há todo instante muda. Espero que o livro se mantenha em um nível elevado do início ao fim e tomara que eu o leia logo também.

    Sua resenha está maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Wooooooow! Gostei da sinopse, da resenha, da capa, do título, ahaha! O fato do livro ser narrado por 3 personagens acaba misturando verdades e mentiras, o que achei muitoo legal e criativo. Gostei de saber que há várias reviravoltas, amoo livros que nos surpreendem.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Ainda não conhecia esse livro e que história fascinante! A capa é bem bonita mesmo. Só a história do Peter atrás do restante do manuscrito já é interessante, e saber que o que acontecer em 1987 possui vários pontos de vista e que descobrir a verdade pode ser complicado, melhor ainda. Fiquei bem curioso em saber como tudo termina. Adorei a indicação.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essa história mas fiquei curiosa para conferir essa história que começa misteriosa e termina mais misteriosa ainda! A edição está super caprichada e me deixou louca de curiosidade para saber o que aconteceu em 1987 com essas três pessoas e a qual desfecho esse acontecimento leva. Muito legal ter gostado do livro e das sensações que o mesmo lhe despertou. Sugestão mais que anotada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii Crislane, tudo bem? Amei a resenha <3 Terminei esse livro hoje e simplesmente amei. Sou apaixonada por Thrillers de conspiração, e esse não decepcionou. Gostei de como o autor focou nos porquês, na memória e nas motivações, e não apenas no autor do crime. Ele conseguiu introduzir muita coisa bacana na trama. Achei o final um pouquinho rápido, mas não tirou o brilho do livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Lendo a sinopse até eu fiquei curiosa! Poxa vida, eu não sou muito fã de mistérios mas esse definitivamente me despertou a emoção. Justamente por pela curiosidade por saber o que aconteceu, se a morte do homem, apesar do câncer, ser natural ou não...

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Faz um tempo que não leio nenhum livro de suspense, mas desde que a Record lançou esse livro, eu estou muito curiosa para ler. Eu ainda não tinha lido a sinopse, mas essa capa me deixou muito interessada no livro.
    O que mais chamou minha atenção foi o fato do livro ter diversas reviravoltas e, quando o leitor acha que uma versão é a certa, vem outra e muda tudo. Isso deve deixar a leitura ainda mais envolvente.
    Se eu já estava curiosa sobre esse livro antes, agora que li sua resenha ele com certeza entrará para minha lista de desejado. Adorei conferir sua opinião e a dica já está anotada <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu também recebi esse kit e o achei maravilhoso. Eu não leio sinopse de nenhum livro, leio apenas quando termino, tem muita resenha cheia de spoiler por aí. Adoro essas histórias que acontecem uma dentro da outra. Creio que vou curtir muito e que vou adorar todas essas reviravoltas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Cris,
    Fiquei completamente envolvida com a história é super curiosa para saber se de fato a história contato é real ou não. Gosto bastante de histórias que todo o tempo desconstroi nossas teorias. Adorei a indicação.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Oiii!!
    Já tinha visto o livro nas redes sociais, mas a sua é a primeira resenha que eu leio sobre ele. Achei a trama incrível, é o tipo de livro que eu gosto de ler. Fiquei bem curiosa para desvendar essa trama. Fiquei bem curiosa para saber se Peter vai conseguir encontrar o restante do livro de Richard. Com certeza alguma pista ou explicação para a morte do Joseph vai ter nessa outra parte do livro. Já fiquei bem intrigada rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Crislane, como está?
    Nunca ouvi falar desse livro e nem do autor, mas tenho que dizer, a trama dele me deixou bastante intrigada. Ainda mais porque o título me remete a um monte de probabilidades.
    Não posso deixar de comentar, embora eu devesse ter feito isso antes, que adoro o jeito como tu posta as tuas resenhas. Acho interessante a divisão por tópicos.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Tenho que concordar contigo, a capa está muito bonita e devo completar, intrigante. Adoro livros de mistérios, suspense com muita reviravolta e finais cheios de grandes revelações.
    Estou paquerando o livro, o próximo passo é o namoro.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  19. Olha eu sinceramente tenho que confessar que eu fiquei bastante interessada na temática desse livro. Me parece ser uma história muito boa e cheia de mistério, o que eu adoro em um bom livro. Espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura assim como você. Eu pensei em comprar, mas eu não sei se a Record vai mandar esse livro em ação para alguns blogs e estou aguardando né, porque vai que acontece (risos) Adorei a sua resenha e todos os pontos que tu citou na sua opinião. Parabéns também, porque as fotos estào lindas =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2017/05/resenha-o-resgate-de-althea-2.html

    ResponderExcluir
  20. Nossa!
    A história parece ser aquelas de tirar o sono do leitor! Li pouco do gênero, mas eu adoro! Vou anotar para o futuro. A edição está linda mesmo! A editora sempre capricha né?
    Quando li que você não gosta de ler sinopses achei estranho, mas pensando bem, as vezes tira um pouco da graça da leitura. hehe

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia o livro, mas a sua resenha me deixou curiosa. Imagina, receber um manuscrito que fala sobre você anos atrás, num possível cenário de crime? Intrigante, deve ser bom. Quero muito ser como você e parar de ler sinopses, corta todo o clima com o livro, não é? Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Sempre vejo esse livro no Instagram, porém nunca tinha lido nenhuma resenha a respeito. Achei bem instigante essa premissa e fiquei curiosa para saber o que é realmente verdade nessa história. A edição está mesmo muito caprichada. Espero ter a oportunidade de fazer essa leitura muito em breve.

    ResponderExcluir
  23. Olá Cris,
    Tenho visto muitas pessoas falando sobre essa trama e estou curiosa para ler, mas desanimei um pouco com sua resenha. Não achei legal o livro começar e terminar misterioso. Fiquei com a impressão que as coisas não são resolvidas.
    Como sempre sua resenha está fantástica e as fotos maravilhosas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oiee Cris ^^
    Eu ando me interessando tanto pelo gênero, que quando bati os olhos na capa já fiquei curiosa para ler....haha' parece ser mesmo bem intrigante e envolvente, mas eu vi algumas pessoas dizendo que os narradores são muitos e que isso fez com que ficassem um pouco perdidas. Não sou muito fã de histórias que acabam sem um desfecho concreto *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  25. Oie, tenho ouvido bastante elogios para esse livro e confesso que tenho até mesmo ficado intrigada. Gosto de livros que promovem reflexões e que são cheios de mistérios. Como o autor fechou o livro tão misterioso, fiquei intrigada se teria um segundo livro ou se é único.

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro thrillers, qualquer um que eu vejo me atrai bastante, por ser o meu gênero literário preferido, porém não sei o motivo mas esse não me chamou tanto atenção, a capa é realmente linda, mas a sinopse não me deixou intrigada como eu gosto que os thrillers me deixem.

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016