Louca sua miga

domingo, 2 de abril de 2017

Precisamos Falar Sobre...


Oi, gente!

Ao invés de trazer uma resenha, hoje resolvi trazer um post diferente para vocês. Dia 31 de março estreou a série 13 Reasons Why (Os 13 Porquês) na adorada Netflix. Então resolvi falar sobre a temática que a série aborda. Vem conferir. ;)

A partir dessa série muitos leitores vão correr para ler o livro e logo depois começar a assistir a série, ou vão assistir a série sem passar pelo livro. Não importa a ordem e sim temática abordada que os dois trazem: suicídio. O assunto é bastante sério e não deve ser levado levianamente. O suicídio é o que rodeia a história, mas não é só isso. O que leva alguém a cometer suicídio? Por que alguém faria? Bullying, rejeição dos amigos, assédio sexual são alguns fatores determinantes para alguém acabar tirando a própria vida.

Muitos tratam o assunto como algo banal e que a pessoa que comete suicídio só queria chamar atenção para si. As coisas não são assim. Hoje, o bullying é um dos maiores problemas entre os jovens e muitas vezes gera consequências trágicas para a pessoa que está sofrendo desse mal.

Com esse tema em vista, precisamos conscientizar as pessoas que o assunto é sério e não deve ser levado levianamente. Abaixo deixo algumas indicações de livros literários que eu já li sobre o assunto. Os livros abordam o assunto de forma leve, mas séria.

  • A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff


Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

  • Meu Coração e Outros Buracos Negros - Jasmine Warga

Sinopse: Um tema amargo, mas necessário. Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.

  • Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

  • Eu Estive Aqui - Gayle Forman

Sinopse: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.  Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... E de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu Estive Aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.

  • Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

  • Os 13 Porquês - Jay Asher

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Deixo aqui o trailer da série Os 13 Porquês:


Se você conhece alguém que esteja passando por uma situação parecida ou que indique os sinais de não estar bem, não deixem de tentar ajudá-la a encontrar a ajuda necessária.

20 COMENTÁRIOS:

  1. Dos livros que você apresentou eu já li a Playlist de Hayden e sobre a série... nossaaa estou vendo muitas pessoas comentarem que estão assistindo mas confesso que não sabia que era sobre suicídio, vou tentar dar uma olhada para ver se eu gosto de assistir. Isso me fez lembrar de uma frase que um professor meu costumava dizer sobre o suicídio: "não sei se a pessoa é covarde por não saber enfrentar os problemas ou se é extremamente corajosa por tirar a própria vida." Apesar de não ver o assusto dessa forma livros como esses faz a gente refletir e pensar sobre.

    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. São livros que valem muito a pena serem lidos não apenas pelo conteúdo ser muito interessante, mas também pelo fato de ser real e que acontece com muitas pessoas. E também trará uma nova perspectiva ao leitor. Eu ainda não tive a chance de ler nenhum desses, mas já li A Lista Negra, que é tão impactante quanto esses. Obrigada pela dica, e já vou anotar esses livros na minha lista. Bjss!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Depois de ler "Eu estive aqui", eu abri as portas para ler mais sobre suicídio, e adorei conhecer outros livros com o tema!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Nossa, esses livros são muito fortes, ein!!
    Ainda não li nenhum, mas apoio totalmente trazer esse assunto cada vez com mais urgência por que é realmente importantíssimo nós estarmos ligados e mais bem informados sobre essa triste realidade que é o suicídio.

    ResponderExcluir
  5. Da sua seleção, o que mais me emocionou foi Por Lugares Incríveis e talvez porque ali, o personagem não queria exatamente morrer, mas não teve o suporte necessário das pessoas que o cercavam. O suicídio é um tema triste e complexo e eu acredito que a literatura seja uma forma inteligente de esclarecer e abrir discussões sobre o assunto. Sua seleção de livros está excelente.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Crislene,

    Nunca li nenhum desses livros, mas esse é um tema que realmente merece muito destaque. Os 13 porquês já está na minha TBR de abril, porque estou super ansiosa para ver a série. Vou dar mais uma aprofundada nessa sua seleção depois e tentar distribuir essas leituras pelo meu ano.

    Beijos e obrigada pela resenha
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Da sua lista li os 13 porquês e a playlist de Hayden,fiquei curiosa á respeito dos outros,principalmente pelos lugares incriveis. Acho que esse é um tema muito delicado,mas que realmente precisa ser falado,discutido,passei por isso com uma pessoa de casa e sinceramente é um impacto tão grande do qual te marca pelo resto da vida.
    E na maioria das vezes as pessoas que cometem esse ato,sofrem em silêncio até tomar essa atitude drástica,realmente muito triste!

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?

    Da lista já realizei a leitura do A Playlist de Hayden e amei demais a leitura, já adicionei na minha lista de leitura Meu Coração e Outros Buracos Negros e os 13 Porques e não vejo a hora de realizar a leitura deles!

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu tenho alguns desses livros que ainda não li e não sabia que falavam desse assunto, vou correr para ler. Eu comprei Os 13 Porques mas ele ainda não chegou, e eu não tive paciência para esperar pelo livro e assisti a série kkkk A série é maravilhosa, é de uma temática tão importante que me despertou curiosidade sobre, entender mais o que se passa na cabeça de pessoas que sofrem a ponto de tirarem suas vidas, então com certeza irei ler suas indicações. Desses eu li Eu Estive Aqui, é forte e te faz refletir muito também, amei o seu post e estou pensando em citar esse tema no meu blog também. Parabéns <3

    Memórias de uma Leitora

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Já li todos os livros indicado nesse post, com exceção de Meu coração & outros buracos negros, mas já o adquiri em ebook, só não tive a oportunidade de lê-lo ainda. Enfim, já assisti a série, e é muito legal ver as pessoas falando sobre esse assunto e o tratando com seriedade. Suicídio não é brincadeira, frescura ou safadeza, é algo sério, que precisamos falar mais sobre é conscientizar e ajudar pessoas que estão deprimidas.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Super bacana esse post e suas indicações, é importante que os livros, ainda que de forma leve - como você ressaltou -, tratem o assunto de forma séria, porque ele o é, e muito.

    Um Tio meu cometeu suicídio, no caso dele, devido a depressão, isso desestruturou toda a família, porque só descobrimos que ele estava com depressão depois do ato cometido, todos moram meio que longinho uns dos outros e se veem pouco, infelizmente a esposa dele não pediu ajuda para família a tempo e ele acabou por tirar a própria vida. Desestrutura todo mundo, é bem triste...

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  12. OOi!
    Estou assistindo 13 Reasons Why, e nossa, QUE SÉRIEEEE?
    A cada segundo, minuto , episódio você pensa O MUNDO PRECISA ASSISTIR ISSO!!!
    Era para eu ter lido o livro antes, mas nem deu tempo. Agora, estou lendo intercalando com a série.
    Carta de Amor aos Mortos parece incrível, tenho ele e estou louca para lê-lo.
    Todos os outros acabaram de ir para a lista de desejados! <3
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Comecei a ver os episódios de 13 Reasons Why e estou adorando, apesar de me deixarem triste. Nossa, já li tantos livros que abordavam temas como esse, e nunca fica mais fácil aceitar a perda dos personagens, não posso imaginar como é o sentimento na vida "real". Dos livros mencionados, eu só não li "Meu Coração e Outros Buracos Negros", mas os outros eu adorei.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Eu li recentemente "Carta de amor aos mortos" e MEU DEUS, que temática forte. Quando comecei, imaginei que seria sobre uma menininha que escreve cartas para os ídolos que já se foram, mas a mensagem e a história por trás dessa narrativa é forte demais, triste demais e muito avassaladora. Eu nem consegui fazer a resenha ainda, pois não encontro palavras pra dizer o quanto esse livro é importante pra mim! Em breve darei uma chance a 13 porques, e o da Playlist também me chamou muito a atenção!

    ResponderExcluir
  15. Oie...
    Adorei o post :)
    Acho que o suicídio deveria ser mais comentado nos meios de comunicação, pois, infelizmente ainda muito preconceito e tabus a serem enfrentados.
    Sempre leio livros nesse tema, pois, acho interessante entrar na mente desses personagens, dos mencionados já li OS 13 PORQUÊS e POR LUGARES INCRÍVEIS , ambos são muito bons :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Crislane, tudo bem?
    De todos os livros que você mencionou, eu li apenas Por Lugares Incríveis e lembro que ele tirou meu chão, foi uma leitura bem difícil, porém necessária. Os outros livros já estão na minha wishlist, principalmente Os 13 Porquês, que desejo desde 2012 e não adquiri ainda porque é muito difícil de encontrar e o preço nunca está razoável. Espero que com a popularização da série isso mude, haha. Estou segurando a vontade de assistir pois realmente quero ler o livro primeiro.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá Cris!
    À exceção de Por lugares incríveis, fiz a leitura que todos os livros que você citou e acho que todos valem à pena. Todos são bem escritos, abordam temas complexos e foram bem trabalhados, mas, acima de tudo, são livros que fazem pensar na vida e no que fazemos para o outro.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  18. Adorei as tuas postagens. Gosto de livros fortes, e acho importantíssimo que os que tenham essa temática estejam em alta ultimamente, especialmente entre os jovens.
    Gostei de todas as suas dicas, e entre os citados, li Por Lugares Incríveis (E o resenhei no Pipoca com Café, que me deixou em pedaços por dias.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Com todo os comentários sobre a série 13 Reasons Why, eu acabei não resistindo e indo assistir, mas confesso que a intenção era ler o livro antes e essa curiosidade com a história é velha já. Mas dessa vez não me importei muito com a ordem também, pois a temática abordada é muito importante. Dos livros que você citou eu só li o da Gayle ainda, mas tenho vontade de ler os outros, pois todos parecem ser interessantes.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Oiee Criss!!
    Bomm... desses livros que você colocou aqui nesse post, li apenas Cartas de Amor aos Mortos e Eu Estive Aqui... Gostei bastante de ambos...
    Porém ainda não tive coragem de ler ou assistir 13 Reasons Why, pelo simples fato que me preocupa essa popularização do suicídio. Claro que existe o lado da conscientização, sobre a depressão e suas consequências, mas também me chamou a atenção a questão do Jogo da Baleia Azul se popularizar na mesma escala e na mesma época da série.
    Acho que vou acabar assistindo para ter uma melhor opinião, mas por enquanto, me sinto apenas preocupada.
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016