Louca sua miga

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Livro "O Sol Também É Uma Estrela" - Nicola Yoon

LIVRO "O SOL ESTÁ EM TODO LUGAR"

O ENREDO DO LIVRO

Natasha Kingsley está no pior dia de sua vida: vai ser deportada dos EUA e para a Jamaica em algumas horas. Imigrante ilegal desde os oito anos de idade, Tash não quer ter que deixar tudo para trás de novo. Teve que fazer isso quando chegou aos EUA quando criança, mas agora prestes a terminar o ensino médio, ela tem sonhos e não quer deixar tudo para trás e recomeçar de novo. Talvez a única chance dela e de sua família continuarem no país é com a ajuda de um bom advogado. Sem pensar duas vezes, Tash parte em busca de sua única chance nas últimas horas que lhe restam no país. Porém, ela não contava em acabar encontrando alguém no meio do caminho.

Daniel Jae Ho Bae é um rapaz coreano nascido nos EUA. Está de terno e gravata, pronto para uma entrevista sobre sua entrada na Universidade Yale. Daniel não sabe o que quer fazer ainda, mas seus pais querem que ele se dê bem na vida e seja médico. Preste a seguir para a entrevista, o universo decide que ele deve dar primeiro uma passada pela Time Square. Lá ele acaba encontrando alguém que pode mudar muito sua jornada.

“Quando nossos olhos se encontram, sinto uma espécie de déjà vu, mas, em vez de parecer que estou repetindo alguma coisa do passado, parece que experimento algo que vai acontecer no futuro.” Página 59

TATUAGENS FOFAS

NARRAÇÃO E EDIÇÃO FÍSICA

A capa está linda!!! Esse arsenal de cores nas linhas dá muito charme e combina com as volta que a vida dá para ter os encontros e desencontros dos protagonistas. O tipo de capa é o sofh touch (que eu não gosto), mas ainda assim combina com o estilo de linhas a imagem. A Editora Arqueiro fez um trabalho excelente na parte gráfica! A narração é uma mistura de primeira e terceira pessoa. Tash e Daniel nos relatam suas visões em primeira pessoa e o narrador nos conta fatos à parte sobre os outros personagens que aparecem ou curiosidades sobre determinando tema que tenha sido citado. O livro se transforma em uma imensa interação. Acho isso muito bacana!

O LIVRO NO GERAL

O Sol Também É Uma Estrela intercala bastante os capítulos entre Tash e Daniel, tornando esses bem curtos. O livro parece um recorte de impressões e visões dos protagonistas. Achei maravilhoso o modo como Nicola Yoon juntou e encaixou tudo perfeitamente. Não perdemos nada do que Tash e Daniel estão sentindo, pois ela da uma pausa no capítulo de um para entrar na do outro quando algum sentimento forte pode ser sentido pelos dois ao mesmo tempo. Algo que adorei foi que Daniel tinha a tendência de iniciar alguns de seus capítulos com se fosse uma manchete, o que me deixou divertida e com o coração na mão para saber qual a consequência do assunto.

O modo como os personagens são desenvolvidos é de maneira singela, mas com muita firmeza de caráter e personalidade única. Quando um erra, logo depois consegue admitir seu erro e contornar a situação, eles não deixam pontas com suas intenções. É maravilhoso!!! Eu sou sinceramente apaixonada por Tash e Daniel. Eles são perfeitos juntos e juntos podem enfrentar o mundo.

LOMBADA LINDA!
Além do romance fofo, temos as relações familiares. Nenhuma família é perfeita e os conflitos são bem retratados aqui entre Dan e seu pai Dae Hyun, Dan e seu irmão Charles e Tash com os pais, principalmente com seu pai Samuel. Coração na mão nessas horas!

O diferencial desse livro, é que Nicola Yoon faz seus personagens fugirem dos padrões da maioria dos livros, esse diferencial veio no quesito etnia e raça. A maioria dos personagens dos livros são brancos, com variações de olhos e cabelos lisos. Acredito que Nicola Yonn, que é jamaicana, veio para explorar o outro lado da população que não é muito retratada na literatura, sejam eles de qualquer cor de pele e culturas diferentes. E vem fazendo isso de modo maravilhoso!

As questões raciais e culturais são bem abordadas no livro. Temos também a indagação sobre os seus sonhos para o futuro, sobre o que queremos ser quando crescer. Enquanto Dan estava na dúvida sobre a carreira de medicina e gostar de escrever poemas, Tash estava com seu objetivo traçado, esquecendo qualquer apego ao que poderia gostar de fazer de verdade. Uma garota prática. Cresceu vendo o sonho do pai não ser concretizado a cada dia e ela sabia que não queria passar pela mesma situação. Tash acabou crescendo e se tornando uma garota prática, sem paixão. Adorei vê-la crescer e desabrochar no decorrer de um dia com Dan. Seu mundo muda e mostra uma nova perspectiva sobre a vida, de como ela pode ser vivida.

“Ele acha que meu cabelo cheira a chuva de primavera. Estou tentando mesmo permanecer impassível e não me deixar afetar. Lembro que não gosto de linguagem poética. Não gosto de poesia. Não gosto de pessoas que gostam de poesia. Mas também não estou morta por dentro.” Página 123

O Sol Também É Uma Estrela foi meu primeiro contato com a escrita da Nicola Yoon, apesar dela já ter lançado aqui no Brasil o livro Tudo e Todas As Coisas pela Editora Novo Conceito, que vai ter filme nos cinemas em breve. Será O Sol Também É Uma Estrela também vai ter chance de ir para as telonas? Torcendo por isso!

LIVRO "O SOL ESTÁ EM TODO LUGAR"

22 COMENTÁRIOS:

  1. Olá
    Amei sua resenha e as fotos ficaram incríveis, e complementaram muito bem o texto. Quero muito fazer essa leitura, especialmente por já ter lido tantos comentários positivos a respeito. Quero muito conferir a escrita da autora, e esse desejo já é desde Tudo e todas as coisas. Espero ler os dois em breve!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris. :)
    Vi tanta resenhas maravilhosas sobre esse livro, que fico só na vontade.
    Quero muito ler esse livro, parece ser muito bom.
    Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Me senti meio enganada por esse livro, principalmente o final, fui quente babando nele e puf, num era nada do que eu imaginava, a historia me prendeu mas fique com aquela sensação de que fui enganada.

    http://www.coisasdemineira.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Cris!
    Li várias outras resenhas e em todas elas a crítica foi muito positiva. Já coloquei o livro na lista e com certeza vou ler. Sua visão da leitura foi bem cativante. Adorei a resenha!
    Bjs e até mais!


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acho que em livros do tipo, construção de personagem é algo que precisa ser muito bem trabalhado. Eles precisam nos cativar, né? Fico feliz que a autora tenha conseguido fazer isso, e mais ainda que ela tenha se preocupado em fugir dos padrões.
    A história em si não chamou muito minha atenção, apesar dos seus elogios, mas reconheço os méritos da autora :D


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  6. Li um livro da autora e fiquei muito envolvida e apaixonada pela história, então, é óbvio que quero ler este livro aqui e epas suas considerações, acho que vou amar também. Suas fotos me deixaram com mais vontade ainda de ter o meu livro em mãos.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, primeiramente parabéns pela resenha, está incrível e segundo esse livro é um que eu sempre me senti muito encantada justamente por causa das cores presentes na capa e vendo que além disso ainda tem todo um retrato social onde ela explora diferentes etnias e povos... me encantou! Gosto ainda mais quando intercala os pontos de vista permitindo que o leitor tenha uma visão ampla. Realmente me interessou bastante e já adicionei a minha lista de futuras leituras!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, recentemente eu li o outro livro da autora (Tudo e todas as coisas) e fiquei encantada pela escrita da autora e por alguns elementos que eu vi que se repetem em "O sol também é uma estrela", como os capítulos que não seguem um padrão de tamanho e que interagem entre si, e os personagens que tem perfis diferentes da maioria que vemos por aí, por isso estou bem animada pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Cara, eu ganhei esse livro em um sorteio ontem!!! Estou louca pra ele chegar, e agora que li sua resenha fiquei ainda mais ansiosa! Amo livros com capítulos curtos e entrelaçados, como Eleanor & Park, da Rainbow! Super recomendo!! E obrigadaaaa por me dar esse presente de resenha, assim que o meu chegar vou correndo ler!

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu li esse livro e adorei a história.
    E a narrativa da autora é ótima! Daquelas que não consegui parar por nada! E o final foi tão fofo, que não tive como não ficar emocionada. Um ótimo livro!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Adorei a resenha ! Ainda não li nada da autora, mas quero muito ler esse!

    Também achei a capa linda! E adorei o fato da narração ser intercalada,é ótimo ver os dois pontos de vista! Estou bem curiosa, preciso ler urgente!

    Beijos!
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    São tantas pessoas falando bem desse livro que me sinto mal por não Lê-lo. Não que eu não queira, mas tenho tantos livros pra ler... Claro que já coloquei ele nos meus desejados. Assim que puder, vou adquirir a obra.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  13. Oiee Cris!!
    Ameei a capa desse livro!!
    E pelo que li da sua resenha, esse seria o tipo de romance que eu iria gostar...
    Gostei da autora fugir dos padrões e trabalhar a questão das etnias e do preconceito...
    E gosto bastante quando os autores intercalam os capítulos com as visões dos dois protagonistas, pois apesar dos capítulos serem curtos, a história se desenvolve de forma mais leve.
    Vou procurar!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! Quero muito ler agora!! hehe

    Bem, acho ótimo que a escrita te tenha agradado e que as questões sociais e culturais são bem abordadas no livro!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Oi! Divulgação maravilhosa a desse livro! Só vejo ótimos comentários.
    Apesar de nada indicar que fala de drama, fiquei encafifada com o título rsrs Não sei porque ele me fez pensar em acontecimentos tristes, e o fato da garota estar prestes a ser deportada me deu essa impressão. Achei legal abordar diferentes raças e culturas. Essa mistura deve ter ficado bem interessante.

    ResponderExcluir
  16. Bom, antes de qualquer coisa, que capa é essa??? EU pirei, literalmente. Me lembrou de trabalhos que fazia na escola. E olha só, ela é autora de Tudo e todas as coisas, que ainda não li, mas que sou completamente apaixonada pela capa também (rs). Gostei bastante do tema abordado, só não gosto do romance fofinho. Não curto romances, quando são adolescentes pior ainda. Apesar da temática ter me chamado a atenção, esse detalhe me fez perder um pouco o interesse na leitura.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Tenho bastante curiosidade de ler o livro, achei bem interessante o livro tratar de questões sociais e raciais, parece ser aquele tipo de livro que traz várias reflexões. Quero ter a oportunidade de ler logo, mas tenho que colocar a leitura em dia antes de adicionar outra obra, haha.
    Obrigada pela dica.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  18. Também irei adorar se o livro for adaptado para as telonas! Simplesmente AMEI essa leitura. Achei bem tocante e reflexiva, e os personagens são maravilhosos, assim como o romance entre eles. Nicola é incrível. Li Tudo e Todas as Coisas também e foi ainda melhor. Super indico!! Sua resenha ficou linda <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. olá. :D
    eu acredito que seja uma boa leitura, a temática me é de interesse e eu já conheço a escrita da autora, e gostei do outro livro dela... então acredito que esse tbm vá me satisfazer...
    já a capa... ao contrário de você, acabei não curtindo muito... mesmo assim quero ler tão logo possa...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  20. Eu acho que esse livro tem sim muitas chances de ser adaptado. A história é extremamente envolventes, linda e fora da caixinha. A Nicola se superou e entrou para a minha lista de autores favoritos. Natasha e Daniel são ótimos, opostos que se completam de uma maneira maravilhosa. Sempre que leio uma resenha do livro fico com vontade de reler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu estou doida pra ler esse livro, já coloquei ele na minha lista tem um tempinho. O que mais me chama atenção nessa história é justamente a questão desse diferencial que você apontou. Não é mesmo comum ver personagens de outras etnias na literatura, é raro, bem raro. Eu estou doida para começar a ler e assim que eu tiver a oportunidade, quero me apaixonar pelos personagens também!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  22. Oie! Tudo bem?

    Amei demais a leitura desse livro e não vejo a hora agora de realizar a leitura do Tudo e Todas as Coisas, tenho certeza que será uma leitura tão perfeita quanto a desse livro!

    Bjss

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016