Louca sua miga

segunda-feira, 20 de março de 2017

Livro "Ninfeias Negras" - Michel Bussi

LIVRO "NINFEIAS NEGRAS"

O ENREDO DO LIVRO

Na pacata cidade de Giverny, França, um assassinato choca os moradores da pequena cidade. O inspetor Laurenç Sérénac é convocado para desvendar esse crime e leva consigo o assistente Sylvio Bénévides.

O homem assassinado era Jérôme Morval, um cirurgião oftalmologista de Paris, dono de uma bela casa em Giverny. Ele era conhecido por seu amor à arte, mas principalmente por seu amor aos quadros de Claude Monet. Jérôme Morval foi encontrado na beira do rio Ru com um buraco no coração e com a cabeça esmagada e enfiada no rio. Claramente um crime de ódio, mas ódio de quê?

Um cartão-postal é encontrado no bolso do paletó de Jérôme com os dizeres:

ONZE ANOS. FELIZ ANIVERSÁRIO.
O crime de sonhar eu consinto que seja instaurado. Página 24

A partir desse pequeno cartão-postal, Laurenç Sérénac e Sylvio Bénévides vão tentando desvendar todo o mistério que envolve o assassinato, mas esse crime na verdade é só o começo uma história muito mais complexa. Muito mais...

LOMBADA E MARCADOR

NARRAÇÃO E EDIÇÃO FÍSICA

A edição está simples, mas de ótima qualidade. O maior charme está na capa e na caixa super linda que veio junto com o livro. Um encanto! A narração é feita em primeira e terceira pessoa, alternada dentro dos próprios capítulos. É uma confusão de impressões e visões. Falando em primeira pessoa temos apenas uma velha sem nome, ela seria a bruxa do moinho, como alguns chamam. E em terceira pessoa, temos vários personagens que vão do inspetor Laurenç  até a pequena Fanette.

O LIVRO NO GERAL

A história de Ninfeias Negras gira em torno da descoberta sobre um assassinato e três personagens icônicas. Três mulheres tão diferentes, sejam na idade ou no estilo de vida e ainda assim tão iguais. Todas as três têm uma característica em comum: não aguentam a vida que têm.

A mais nova é Fanette Morelle, de 11 anos de idade que tem paixão pela pintura. Seu maior sonho era ganhar o concurso de Jovens Pintores da Fundação Robinson. O vencedor ganharia uma bolsa de estudos de arte para os locais estabelecidos pela Fundação. A do meio é a professora Stéphanie Dupain, de 36 anos. Ela sempre foi uma moça correta, mas a vida que levava não a agradava em nada. Casada, mas não levava o amor para dentro do seu casamento. Ela queria um amor que pudesse leva-la embora de Giverny para nunca mais voltar. E a mais velha das três não tem nome, ela apenas observa tudo de sua janela no moinho do rio Ru.


De alguma forma, as três são envolvidas no assassinato. Mas como? Isso foi algo que ficou martelando na minha cabeça enquanto lia até o momento em que todas as peças foram se encaixando...

Ainda estou em êxtase depois da leitura desse livro. Muitas perguntas giravam em minha mente durante a leitura e depois de um pouco mais da metade do livro, algumas coisas foram me intrigando, então uma página antes da revelação bombástica, as peças se encaixaram na minha cabeça, não todas, mas muitas para fazer sentido alguns acontecimentos. Nem acreditei quando vi que consegui adivinhar algumas coisas. Isso não me deixou decepcionada de modo algum, só me fez fica ainda mais fascinada pelo livro.

Ninfeias Negras é uma história incrível e muito bem construída. Michel Bussi sabe deixar o leitor bastante intrigado e motivado a descobrir o mistério que envolve a história. Muitos elementos são um pouco velados e a gente mal percebe que foi assim até chegar à revelação, ou no meu caso, quase chegar.

Para fazer esse livro o autor teve que fazer bastante pesquisa, pois ele criou uma história de assassinato em cima de fatos reais. Tudo sobre Claude Monet, outros pintores e suas respectivas pinturas, os lugares citados e suas descrições são reais. A partir do cenário mágico da cidade de Giverny, Michel Bussi cria o palco perfeito para sua trama.

LIVRO "NINFEIAS NEGRAS"
Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Michel Bussi e posso dizer que virei fã. Comprei o primeiro livro dele lançado aqui no Brasil também pela Editora Arqueiro há algum tempo, O Voo da Libélula. Estou louca para ler! Quando eu fizer a leitura venho aqui trazer a resenha para vocês. Só ouvi ótimos comentários sobre ele!

21 COMENTÁRIOS:

  1. Olá,

    Eu já conhecia o livro através de indicações e resenhas, acho incrível como autor conseguiu basear em fatos reais para construir a história sem cometer falhar, esse é um grande ponto positivo que consigo visualizar em obras. O livro tem uma trama maravilhosa e eu tenho muita vontade em fazer a leitura dele, lendo sua resenha e conhecendo mais sobre a obra a minha vontade só aumentou, adorei sua resenha e as fotos! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Eu ja conhecia o título, mas essa é a primeira resenha que leio a respeito, assim como também ainda não li nada do autor. Adorei poder conferir suas impressões e as fotos ficaram ótimas. Fiquei bem curiosa diante do misterio da trama e é por isso mesmo que a premissa se destacou tanto para mim. Dica anotada!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oi Criz, já tinha visto esse livro no catalogo da arqueiro estou louca para ler essa trama e entender esse mistério. Gostei da sua resenha, deu sua opinião sem dar spoiler, obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,

    Esse livro tem me chamado a atenção. Sinto algo meio Gillian Flynn nele, não sei por quê. rsrsrs
    Além do mistério em relação ao assassinato fico na expectativa de saber o que as três mulheres, que são tão diferentes, tem em relação.
    Com certeza é um suspense dos bons, até hoje não li o contrario.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já tive contato com o autor ao ler "O voo da libélula" e, apesar de ter sido uma leitura boa, não consegui gostar tanto assim, pois achei bastante previsível.
    Gostei de conhecer suas impressões e achei interessante a questão de as três mulheres estarem conectadas ao assassinato de alguma forma - estou me perguntando como isso acontece.
    Fico feliz que você tenha gostado da leitura e vou anotar a dica para ver se esse cara finalmente me surpreende.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Muita gente tem falado do livro, mas essa é a primeira resenha que leio e confesso que se não fosse suas impressões tão positivas, não leria esse livro. A premissa é interessante, mas não TÃO interessante assim, sabe? Acaba que são os outros detalhes que me chamaram atenção, como o fato de três mulheres diferentes estarem conectadas ao assassinato...

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Tenho visto algumas resenhas, mas nenhuma havia me despertado o interesse. Achei bacana essa questão do mistério e do autor saber como envolver. Vou anotar a dica para uma leitura futura.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Aaaaaah quero essa caixa! Amo esses mimos que a Editora Arqueiro faz! *--* Sobre o livro, já havia lido outra resenha dele e fiquei sabendo realmente sobre o que se tratava por ela, mas continuo não tendo muita vontade de realizar a leitura dele não, mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Oi. Nossa que edição linda e essa caixa *--* Eu não leio muitos livros de mistério, pois sou muito ansiosa e nunca acerto nada até que seja tudo jogado na minha cara kkkkkk Mas me interessei muito lendo a sua resenha, adoro livros que falem de arte.

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Nossa, a edição do livro está linda mesmo!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas depois de ler várias resenhas empolgadas sobre a história, preciso conferir essa narrativa o mais rápido possível.
    Espero gostar da história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Tenho visto muitas resenhas positivas sobre esse livro, mas ainda não consegui me interessar.
    Fico com a sensação de será uma leitura arrastada pra mim, parece que faltou algo para chamar minha atenção. Além disso, como você disse que ao longo do livro a narração é alternada entre primeira e terceira pessoa, acho que isso me incomodaria muito durante a leitura.
    Mas concordo com você que o autor deve ter feito um grande trabalho de pesquisa, pois sempre vejo muitos comentários positivos sobre a descrição que ele fez dos lugares e também das obras de arte mencionadas.
    Não me interessei pelo livro, mas adorei sua resenha e acredito que é uma boa dica para quem gosta do gênero.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Definitivamente, Ninfeias Negras entrou para os meus favoritos e até o momento, o melhor do ano. Esse livro é INCRÍVEL! Quando as peças do mistério se encaixaram, lembro-me que nem conseguia dormir!! A história ficava martelando na minha cabeça o tempo todo.. sério, não sei como você conseguiu adivinhar algumas coisas, haha, achei muito inteligente a jogada do autor. E aquele final emocionante acabou comigo, chorei um monte, haha. Também me apaixonei pela escrita do autor e pretendo ler O voo da libélula também, espero que seja tão maravilhoso quando Ninfeias Negras. ♥

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oie amore,
    Que capa mais linda... tenho visto muitos comentários bons, já quero ler.
    Parece se tratar de um livro bem intenso. Já anotei a dica por aqui!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro tem tido muitos comentários positivos. Parece uma leitura intensa, não sei se eu faria ela no momento, mas quem sabe em breve.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Eu não fazia ideia que a história tinha alguns acontecimentos reais, isso é ótimo, aguça ainda mais nossa curiosidade, não há nada melhor! Vi muitos blogueiros falando sobre esse livro, apesar de não ser meu genero favorito estou curiosissíma.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Esse livro parece ser um daqueles suspenses que te prende e que você só consegue largar depois que termina.
    Fiquei curiosa para conhecer a estória dessas três mulheres e qual a relação delas com o assassinato.
    Adorei o enredo desse livro. Preciso urgente.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Nossa, que demais, eu já tinha visto algumas pessoas falando desse livro, mas nunca tinha parado para ler nada sobre e fiquei fascinada. Eu sou apaixonada por mistérios, romances policiais, e etc, então é lógico que fiquei muito curiosa para conhecer esse livro, ele realmente parece ser cheio de mistérios. Ainda bem que você conseguir desvendar alguns fatos, não atrapalhou, porque as vezes costuma ser decepcionante, que bom que não foi o caso. Dica mais do que anotada, quero ler rápido.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  18. Oiee Criss!!
    To apaixonada na capa desse livro desde a primeira vez que vi, e a sinopse também me deixaram ansiosa para comprá-lo...
    Lendo sua resenha tive completa certeza que é o tipo de leitura que com certeza vou gostar, com assassinatos, mistérios, suspense... Aquele tipo de livro que não conseguimos parar de ler até descobrir o desfecho rsrs
    Espero adquiri-lo em breve!!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Quero muito esse livro, só a capa me chama muito a atenção!

    Todo o mistério acerca dessa história, os personagens, tudo parece ser muito atrativo! E gosto muito das obras do Monet, o que deve deixar a leitura ainda mais interessante!

    Ótima resenha! Livro já nos desejados!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. oie, gosto quando os autores criam livros de mistério tão bem elaborados assim, principalmente aliando a fatos reais. Já pela sua resenha, fiquei super curiosa em saber qual a ligação das três mulheres, e fiquei com certa vontade de ler. Também tenho na minha lista de leitura o primeiro livro do autor lançado aqui no brasil pela editora arqueiro, e espero lê-lo e gostar.

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Essa é a primeira resenha que eu li sobre esse livro e confesso que essa é a primeira que eu tive acesso. Amei a sua resenha... A capa do livro em si, não me chamou muito a atenção, mas a história? Caraaaaaaaaa eu gamei e quero muito ler. Sem a menor dúvida esse livro está na minha lista!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016