Louca sua miga

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Livro "Uma Loucura Discreta" - Mindy McGinnis

CAPA DE "UMA LOUCURA DISCRETA"

O ENREDO DO LIVRO

A beleza pode esconder uma outra face, além do que é mostrado externamente, uma face obscura e sinistra. Será que Grace Mae tem isso dentro de si? Uma Loucura Discreta se inicia na cidade de Boston, em 1890, com uma garota aos gritos, dizendo haver aranhas em suas veias. Um cenário nada agradável para Grace Mae, nossa anti-heroína. Ela sabia que os horrores imaginários eram apenas isso, imaginários. Nada a feri-la realmente.

“Grace aprenderá havia muito tempo que os verdadeiros terrores deste mundo eram as outras pessoas.” Página 9

Mandada para o Asilo Psiquiátrico Wayburne à força pelos familiares, Grace passa seus dias em silêncio, apenas sentindo os horrores que a senhora Croomes e o doutor Heedson a fazem passar. A única amiga que tem é a senhora Clay que a protege o quanto pode, mas como também é uma hóspede ali, não pode fazer muita coisa.

LIVRO E MARCADOR
Os dias transcorrem com normalidade, na medida do possível em um lugar como aquele, até que um acontecimento deixa Grace fora de si. Ela tem um surto e é mandada, como castigo, para o porão. No escuro, Grace acaba por arranjar um inusitado amigo, o senhor Falsteed. Com um bom coração, Falsteed está disposto a ajudá-la a ter uma vida de verdade fora dali e para isso, ele aguarda a chegada do doutor Thornhollow, um homem que aplica um método para dar paz aos residentes do asilo, para então lhe pedir um favor. Falsteed tem um plano para que Grace consiga sair dali.

Levada pelo doutor para um novo asilo, em Ohio, onde tem uma vida muito diferente do asilo de Boston, Grace pode fingir que sua antiga vida nunca existiu. A partir da união de Grace e Thornhollow, a história se desenrola muito mais rápido. O doutor é um estudioso de psicologia criminal e seus serviços são prestados à polícia em seu tempo livre. E agora com Grace, ele pode utilizar a mente brilhante da garota para desvendar um assassino em série.

MARCADOR <3

NARRAÇÃO E EDIÇÃO FÍSICA

O acabamento do livro está muito bem feito e atrativo. A capa é o que mais chama atenção ao olhar para o livro. As folhas e as letras são confortáveis a vista, o único empecilho que temos é que devemos forçar um pouco as folhas para deixá-las mais abertas para a leitura. A narração é em terceira pessoa com a visão Grace Mae.

O LIVRO NO GERAL

Enquanto lia, eu tentava adivinhar os horrores que Grace viveu até chegar ao asilo. Ela estava sempre tão calada, apenas escutando as conversas ao redor. Apenas vivendo para um único propósito, depois disso o futuro parecia incerto ou talvez não incerto assim. Não vou dizer qual era o propósito, não é spoiler, mas prefiro deixar vocês descobrirem quando lerem.

Durante a leitura Uma Loucura Discreta me lembrei de um outro livro do qual vi resenha, o Garota Interrompida, que fala sobre jovens que são colocadas em um centro psiquiátrico por não seguirem as regras da sociedade. Uma prática bem comum para as famílias que querem esconder as ovelhas negras da família, tratando-as como descartáveis.

LIVRO MAIS LINDO!
Uma Loucura Discreta segue a mesma linha, mas o livro não foca nisso. O livro vai de centros psiquiátricos até assassinatos em série pelas redondezas de Ohio. Em relação a esses assassinatos, Grace e o doutor Thornhollow tentam entrar na mente dos criminosos e eu fiquei abismada com a mente brilhante deles quando juntos. Como por exemplo, a forma que eles conseguem destrinchar pequenos detalhes a partir de cheiros e da posição do corpo. A combinação dos dois foi um achado e tanto para a polícia, apesar de não haver muito reconhecimento dessa parte, para seus métodos nada convencionais de soluções.

O final foi uma surpresa para mim, não imaginava que a autora iria dar uma reviravolta no caso e seguir por um rumo diferente. O livro tem uma leitura fluida e rápida, quando vemos já passamos algumas páginas embarcados na leitura, mas não se engane, a história segue rumos obscuros.

Esse livro tem um tom brutal. Grace foi bastante maltratada e a autora não poupa o leitor dos acontecimentos que acontecem com ela ou com os outros ao seu redor. Os personagens secundários, principalmente as amigas que Grace arranja no novo asilo, são muito bem construídos e suas histórias também sombrias. Isso humaniza a história em pequenos aspectos e ficamos emocionados com a vida deles, mas ao mesmo tempo ficamos surpreendidos com a crueldade para com eles. A autora tenta nos sensibilizar e consegue com maestria. O livro realmente tem uma loucura discreta dentro dele, mas em alguns momentos não. Por vezes, era uma montanha russa de sensações.

MARCADOR LINDO!

28 COMENTÁRIOS:

  1. Ola
    Fiquei apaixonada por essa capa e não sei como ainda não tinha lido nada a respeito. Fiquei curiosa diante dos acontecimentos relacionados a Grace e o modo como a narração explora isso. A questão da compreensão da mente também parece ser bem intrigante e eu adorararia poder ler.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Que livro/capa/história LINDOSSSSS
    Adorei o fato de realmente falarem sem rodeios o que aconteceu com a protagonista, nem sempre eles contam e nos convencem do que aconteceu. Parece ser muito bom MESMO, me interessei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!
      Um ponto muito positivo. O foco não é descobrir o que aconteceu com ela sobre isso e sim toda a mente de Grace. ^^
      Beijão!

      Excluir
  3. Sabe que eu também associei este livro ao Garota Interrompida? Mas com alguns diferenciais que eu acho que vai me agradar bastante. Ameia dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Adorei a história desse livro, além de ser bem detalhado, ele parece mostrar um lado mais "humano", como se estivesse mostrando algumas coisas que acontecem no mundo. A capa é realmente linda e um dos pontos fortes do livro. Ansioso pra ler. Obrigado pela indicação!

    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Olá ♥
    A primeira vez que vi a capa desse livro eu podia jurar que era um romance. Acho a capa maravilhosa, mas nunca tinha parado para reparar a premissa que é um tanto instigante. Não leio muito livros desse gênero, mas o pouco que li me despertou muita curiosidade em conhecer mais obras. O que não me agrada muito é a narrativa ser em terceira pessoa, mas creio que nesse caso é essencial. Amo livros que tem reviravoltas, espero em breve poder fazer a leitura desse livro e gostar tanto quanto você, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu não conhecia o livro, mas me apaixonei primeiro pela capa e depois ao ler sua resenha, que enredo inteligente e sensacional. Me parece como você falou, como Garota Interrompida, mas menos pesado.
    Nunca li nada assim, mas fiquei muito interessada de verdade.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ain socooorrooo! Amo esse tipo de história, tudo me atraiu, o nome, a capa, o enredo, e agora fiquei curiosa pra saber o que realmente acontece com a personagem é essa reviravolta inusitada que o final da! Ameeeei!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  8. Ola, gostei muito dá sua resenha e fiquei bastante interessada na leitura do livro, apesar do seu lado mais sombrio. Espero poder descobrir o propósito em.breve. bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Fiquei muito interessada pelo livro, ainda mais por saber que te remeteu a garota interrompida, nessa questão de famílias mandando as filhas para o sanatório por serem garotas "problemáticas". Fiquei bem intrigada com essa questão de compreensão da mente e desse propósito, que apesar de não ser spoiler, você não nos contou rs Enfim! Fiquei super curiosa com o livro e adorei a resenha e as fotos! Espero poder ler em breve!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pollyanna!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e das fotos. Obrigada!
      Torcendo para você ler o livro e gostar. ^^
      Beijão!

      Excluir
  10. Oiii,

    Menina que história surpreendente em? Achei a capa linda e a premissa me pegou de jeito! Já quero ele lindamente na minha estante e estou ansiosa para ler e descobrir estes mistérios. Você me conquistou mais ainda quando disse que o livro tem uma reviravolta surpreendente, adoro livros assim.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    Nossa, eu amei a sua resenha e me instigou MUITO a querer ler esse livro.
    Adoro tudo que é obscuro com um toque de horror, e ainda mais quando se trata de thrillers psicológicos eu AMO.
    Com certeza será um livro que eu comprarei no futuro.
    Beijokas :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada!
      Acredito que você possa curtir o livro. Quado tiver a oportunidade, leia sim. ^^
      Beijão!

      Excluir
  12. Olá, Cris

    Eu conhecia o livro, mas sabe que li poucas resenhas dele?
    O fato de ser uma história com todo esse teor psicológico me agrada bastante, e ela começar a ajudar a desvendar os assassinatos é algo bem inusitado, né?
    Fiquei curiosa para saber qual era esse propósito pelo qual ela estava vivendo.
    E essa capa realmente é linda, bem angustiante.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires!
      Com certeza inusitado. As mulheres da época era apenas enfeites e Grace é mais que isso.
      Capa linda mesmo!
      Beijão!

      Excluir
  13. Oiee, achei bem interessante a premissa do livro apesar de não ser um gênero que costume ler, mas dica anotada!

    Bjs jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie! Tudo bem?

    Conhecia o livro pelo nome/capa, mas não sabia sobre o que se tratava até a sua resenha e fiquei em dúvida se realizo ou não a leitura, li um livro parecido com essa trama e amei por isso irei deixar a dica anotada para quem sabe futuramente realizar a leitura! Ah por sinal a capa é magnifica! *--*

    Bjss

    ResponderExcluir
  15. Oie, que bacana saber que você gostou do livro e que ele teve uma leitura fluida. Assim que foi lançado, imediatamente fiquei super curiosa, mas após ouvir algumas críticas, logo desanimei, mas sinto novamente vontade de ler. Gosto de livros densos, que trazem todos os acontecimentos de forma intensa, como tudo que aconteceu com grace. Espero ler e gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara!
      Não é um livro espetacular, mas é um livro com tensão. Uma tensão da mente, sabe?
      Beijão!

      Excluir
  16. Criiiiss!!
    Como eu ainda não conhecia esse livro???
    Ameeeeiii a premissa!!
    Envolve tudo o que mais me interessa na vida!! Psicologia criminal, desvendar assassinatos, loucura...
    Achei interessante sua comparação com o Garota, Interrompida... Livro/filme que eu amo também!!
    Quero muito ler!!!
    Obrigada pela dica...
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Se gostou então tem que ler sim! :D
      Beijão!

      Excluir
  17. Olá
    nossa, quero para ontem hahaha já estava sorando a leitura quando você comparou com Garota Interrompida então, nossa, parece ser uma leitura muito boa, parabéns pela resenha e bela dica, já esta na lista de desejados

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá! Garota Interrompida eu não li ainda mais já está na lista de livro que quero ler e já li algumas resenha. Saber que Uma Loucura Discreta te fez lembrar desse livro só aumentou minha vontade de ler, já que a capa, sinopse me despertara interesse. Fico feliz em saber que o final foi uma surpresa. É bom quando não imaginamos que aconteceria certas coisas e elas nos surpreende, muito bom que a autora consegue colocar reviravoltas inesperada. Sua resenha só aumentou minha curiosidade de ler o livro. Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu não conhecia esse livro e quando eu bati o olho na capa, que é linda por sinal, eu pensei que se tratava de um romance, mas fiquei surpreendida pela história. Eu amo esse tipo de livro e lógico que fiquei mega curiosa para ler esse. Eu fiquei ainda mais interessada quando você disse que a autora consegue sensibilizar o leitor e trazer essa "montanha russa de sensações", histórias assim são muito instigantes e tenho certeza que é o caso desse livro. Já vai para a lista!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nay!
      Espero que você possa conferir o livro e gostar. ^^
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  20. Sou doida para ler esse livro, a capa dele é maravilhosa!

    Gosto de livros sobre loucuras e sanatórios, gosto de analisá-los XD

    Seus elogios ao livro só me aguçam ainda mais a vontade, pois as descrições e narrações parecem perfeitas.

    Livro desejadíssimo por mim desde o lançamento!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Essa capa é realmente maravilhosa! Parece ser um livro bem carregado de conteúdo, daqueles que acontece coisa o tempo todo, fiquei muito curiosa sobre o rumo que a história vai tomar :o
    Adorei a resenha, super completa, já coloquei na minha lista!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016