Louca sua miga

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Livro "A Garota no Trem" - Paula Hawkins

LIVRO "A GAROTA NO TREM"

O ENREDO DO LIVRO

Não ter uma vida de verdade, pelo menos à vida que gostaríamos de ter, pode nos deixar na pior. É assim que Rachel se encontra no momento. Vivendo uma vida basicamente dentro do trem, Rachel gosta de passar seus momentos, apenas observando um casal com a vida perfeita que mora próximo da linha do trem: Jason e Jess, moradores da casa 15. Na verdade, ela não sabe os nomes ou como é a vida deles, mas gosta de imaginar que são felizes juntos, tendo a vida que ela gostaria de ter.

Há alguns anos separada do marido Tom, Rachel vive de favor na casa de sua amiga Cathy. Depois da separação, Rachel se entregou ainda mais à bebida de modo que perdesse o emprego e a independência financeira que tinha. Passando seus dias indo e voltando de Londres, fingindo para Cathy que ia trabalhar, Rachel cria uma fantasia sobre Jason e Jess.

Até que um dia ela vê algo que destrói suas expectativas sobre os moradores da casa número 15. Desnorteada com o que viu, no dia seguinte ela toma a decisão de fazer algo a respeito. Mas o problema é que quando acorda no dia seguinte à sua toma de decisão, ela não lembra de nada do que aconteceu. Seu organismo dotado de álcool apaga as memórias da noite anterior. Ela acorda dolorida, ensanguentada e suja. E dias depois o noticiário anuncia o desaparecimento de Megan, a mulher que Rachel chama de Jess
.
“Ela desapareceu. Jess está desaparecida. Megan está desaparecida. Desde sábado.” Página 69

O que aconteceu? Será que Rachel fez alguma coisa que não devia?

CAPÍTULO DE RACHEL

NARRAÇÃO E EDIÇÃO FÍSICA

A edição está impecável. As folhas são de boa qualidade e a fonte está ótima para a leitura. O livro tem a visão de três importantes personagens femininas da história: Rachel, Anna e Megan. O foco maior fica em Rachel. Megan é a que tem menos voz, pois a autora introduz apenas pequenos pedaços do passado dela para nos fazer visualizar sua personalidade e o que vai acontecer com ela mais na frente.

O LIVRO NO GERAL

Não gosto de comparações entre livro X e livro Y de autores diferentes, nem entre filmes. Apesar das comparações, não posso deixar de ficar curiosa para ler ou assistir determinados livros/filmes. Como gosto bastante dos livros da autora Gillian Flynn, famosa pelo livro Garota Exemplar, não pude deixar de ficar curiosa para conferir o livro “similar”, o A Garota do Trem da Paula Hawkins. Livro lançamento em 2015.

Não me decepcionei! O enredo é lento e transcorre de maneira suave. Paula Hawkins gosta de nos dar uma boa visão dos sentimentos das personagens e não só dos acontecimentos. Ela não corre na história e vai deixando pequenas pistas sobre os acontecimentos da noite em que Rachel perdeu a memória. Já vi algumas pessoas não gostarem do livro justamente pela demora dos acontecimentos. Mas isso não me incomodou, apenas foi um acréscimo positivo à história.


A Garota do Trem não supera os livros da Gillian Flynn, mas gostei bastante da leitura. Um thriller psicológico bem construído e envolvente a meu ver. Ah! Sobre o sumiço de Megan, eu cheguei a desconfiar de um personagem depois de alguns detalhes que foram sendo revelados e a desconfiança foi confirmada no final. Isso não me incomodou de nenhuma maneira! E apreciei a maneira como a autora desenvolveu a história por trás do sumiço. Confesso que fiquei chocada com as revelações finais, essas eu não esperava. Todo um emaranhando de fatos por trás de lembranças esquecidas.

Rachel é uma personagem bastante perturbada. Com lacunas nas memórias por conta do alto consumo de álcool, ela se torna uma personagem nada confiável para contar algo. Como acreditar no que ela diz, se quando bebe não lembra de certo fatos ocorridos? Isso é o que faz dela uma personagem curiosa que ainda se mete no que não deve.

Se você curte um thriller psicológico bem desenvolvido, mesmo que vá de maneira lenta, recomendo muito esse livro. Agora se você tem pressa para que as coisas aconteçam e o livro termine um pouco mais rápido, então talvez seja melhor algum livro de suspense policial do Harlan Coben que é um ótimo autor. Tem resenha dele aqui no blog (aqui).

A Garota do Trem é o primeiro livro da Paula Hawkins. Ela inicia na carreira de escritora de maneira bastante positiva. Com certeza quero ler futuramente algum lançamento da autora aqui no Brasil. Editora Record, nos traga seu segundo assim que ela escrever, por favor!

LIVRO "A GAROTA NO TREM"

Sobre o filme:

O filme segue quase fielmente os acontecimentos do livro A Garota no Trem. Sempre vai ter uma ou outra coisa diferente, mas o filme foi até digno do livro.A atuação da atriz Emily Bunt foi perfeita! Ela fez uma ótima Rachel. Confiram o trailer. :D



29 COMENTÁRIOS:

  1. Foi ótimo saber mais sobre esse livro, até o momento não tinha lido algo sobre ele. Creio que vou amar, amo livros nesse estilo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu não consegui ler esse livro até o final justamente por a leitura ser lenta.... vai data, volta data.... Rachel eh complicada demais e eu não achei o livro bem escrito. Passa longe de garota exemplar, acho que não dá pra comparar..... de toda forma, qdo vi o filme me conformei com o final.... só achei que a atriz tinha que ser um pouco mais gordinha , como fala no livro....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiana!
      Uma pena não ter finalizado a leitura. :/
      Também não gosto de comparações. Os dois são thriller psicológico, mas cada um tem sua história.
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  3. Eu também já fiz essa leitura e gostei bastante do desenvolvimento, na verdade estou bem curiosa para conferir o filme, que eu ainda não consegui assistir. Acredito que, por mais que tenha um ritmo mais lento, consegue surpreender e envolver bastante... pelo menos, é o que aconteceu quando li. Também espero ler mais da autora.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê!
      Ainda não assistiu??? Pois assista! :P
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  4. Eu gostei demais deste livro e esta história me prendeu muito. Como você bem pontuou, o filme foi fiel e a Emily Blunt atuou poderosamente. Mas ainda prefiro o livro, achei que no filme, fizeram a Megan parecer uma vadia. Amei a resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivi!
      Pois é. A Megan tinha um sério problema, mas foi destacada como uma namoradeira. :/
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  5. Eu nunca li esse livro, scrrrr. Todos falam para eu ler ou ao menos ver o filme, e se for fiel como você disse, acredito que eu vá vê-lo. Eu realmente não sou acostumada a ler livro com mais de uma visão, principalmente três, mas pode ser que eu goste, quem sabe. Adorei o post!
    beijo,
    http://romanceerotic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Três visões é muita coisa, né?
      Quando tiver oportunidade leia sim e depois assista ao filme. ^^
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas ele está na minha wishlist faz um bom tempo! E aliás, estou doido para assistir ao filme, tô me segurando aqui para não conhecer a história pela adaptação e não pelo livro! ME SEGURA! Espero gostar bastante da escrita e claro, adorei todos os detalhes da sua resenha <3

    Beijos,
    Lu - @justificou

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris, Ainda não consegui assistir o filme e nem ler o livro, mas consegui adquirir o livro e pretendo ler em breve! Espero adorar.

    Parabéns pelo teu trabalho aqui no La Garota ♥

    Beijos Joi Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joi!
      Opa! Já tem os livro e ainda não leu? Leia logo!!! rsrs...
      Que bom que gostou! Obrigada. ^^
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  8. Olá tudo bem?

    Eu assisti ao trailer do filme e não entendi bulhufas, fiquei mais perdida do que cego em tiroteio! Ou seja, só irei realizar a leitura depois de assistir ao filme e se realmente gostar! Senão irei passar a dica! Mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá ♥
    Gostei muito da leitura, mas saquei quem era o assassino de cara e fiquei meio decepcionada nessa parte. Já a Rachel foi um personagem muito dificil de se indentificar por que ela só faz besteiras e ainda quer que as pessoas acreditem nela, ela mente tanto que em algumas partes do livro podia jurar que ela estava acreditando nas próprias mentiras. Eu gostei muito do livro, só me decepcionei mesmo nessa parte do assassino. A autora foi bem esperta em colocar três pontos de vista para deixar o leitor confuso, se você segui a sua linha de raciocino com toda certeza de cara você vai saber quem é, por que a autora prega várias peças no leitor ao longo da narrativa. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ela é um porre muito grande mesmo!!! rsrs... A memória dela não era nada confiável.
      Já a parte do assassinato foi algo que gostei. o/
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  10. Olá,
    Tenho esse livro aqui, que comprei por uma pechincha em uma promoção. Comprei mais por causa do filme e ia ler antes da estreia do filme, mas que disse que consegui. rsrsrs
    O que me desanima um pouco é que pelo trailer eu achp que já mateir a charada e já me disseram que nesse trailer tem uma cena do final do livro, então acho que até foi isso que me desanimou, pois com certeza quando for ler vou fica com o trailer na mente e querendo por o carro na frente dos bois.
    O enredo parece fantástico e de alguma forma me remete muito Garota Exemplar, que foi um livro que me abriu mais para esse gênero. E é um mais complicado de se gostar, eu amei por sinal
    Espero ler muito em breve.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiana!
      Por isso não costumo assistir trailes. Eles contém muitos spoiler's'. O trailer de "Cinderela" foi o filme inteiro no próprio trailer. Aff!
      "Garota Exemplar" é um livor excelente! Amei!!!
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu adorei a premissa desse livro quando vi, mas já vi tanta crítica negativa que desanimei.
    Enredo lento não dá muito certo comigo, ainda mais quando se trata de thrillers psicológicos. E ouvi dizer que o tal mistério era muito previsível, por isso fiquei receosa.
    Por enquanto ficarei só com o filme mesmo hahaha.



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Acredita que ainda não assisti a adaptação desse livro?
    Eu já conferi a história, e foi uma ótima leitura. No começo eu achei um tanto confuso, mas logo não conseguia parar a leitura por nada.
    Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?

    Adorei a resenha, principalmente as fotos que ficaram lindas. Eu até gostei da ideia central do livro, mas tinha visto tantas opiniões negativas (não totalmente negativas, mas sim frustadas de que o livro não era o que esperavam) que deixei de lado a ideia da leitura. Porém, depois de ser suas impressões, a vontade de ler voltou, rs.
    O melhor nesse gênero é a construção da história, que precisa ser feita de uma maneira que ficamos grudados no livro, loucos de vontade de saber como termina! Então, uma boa narrativa é o que mais importa e, pelo jeito, esse livro conseguiu esse feito.

    Enfim, obrigada pela dica ;)
    Abraços.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wellida!
      Que bom que gostou das fotos e da resenha. <3
      Dê uma chance ao livro e vá sem expectativas, assim você pode acabar gostando mais. ^^
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  14. Oi. Nossa e eu não gostei justamente porque o livro demora muito pra chegar em algum lugar.... achei bem lento, e a protagonista me irritou muito. Também não gostei do final achei uma injustiça com a moça desaparecida. Vou assistir ao filme, pra ver se gosto mais.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Por mais que tanta gente já tenha falado bem do livro, simplesmente não consigo me interessar pra ler :/ mas eu demorei bastante tempo pra pegar Garota Exemplar também e foi uma boa leitura, preciso dar uma chance pra Garota no trem também. Adorei a resenha e as comparações com outros livros e o filmes.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!
      Amo "Garota Exemplar"! É um livro excelente. <3
      Dê sim uma chance a "A Garota no Trem".
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      Excluir
  16. Olá!
    Nunca li nada da Gillian, mas é quase impossível não ver comparações entre essa obra e a dela. Tenho muita vontade de ler, e como você disse que não decepcionou, acredito que será uma leitura que me agradará muito também. Adorei a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Já me foi recomendado várias vezes esse livro, mas nunca parei realmente para saber sobre o que ele falava. No entanto, gostei da premissa. Fiquei realmente curiosa sobre o que aconteceu a Megan e porque Rachel estava ensanguenta, até esperei que você continuasse a falar sobre, e isso me deixou inquita para saber!!
    Gosto quando o livro tem mais de uma perspectiva, e quando esse trunfo é muito bem manipulado, ainda mais em um thriller psicológico! Quanto a personagem Rachel, fiquei bem intrigada e curiosa por conhecê-la e adoraria me questionar sobre os fatos contados por ela que podem ser duvidosos e com algumas lacunas.
    Valeu pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, Cris!
    Desculpe a demora, mas no dia que comentei o seu link estava dando erro. Enfim...
    Mulher eu assisti ao filme antes de ler o livro. Achava que a garota era um tanto perseguidora, por estar ali no mesmo dia e na mesma horam Não te bateu o medo não? Confesso que fiquei com medo em algumas partes, mas é um enredo tão brilhante que eu não saberia colocar em palavras como vc colocou.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Crislane!
    Acabei de terminar um thriller psicológico e confesso que venho me agradando desse gênero. Tenho vontade de ler A Garota do Trem principalmente pelo mistério envolvido, e pelo fato da personagem possuir um drama interessante. A narrativa também me deixou curiosa pensei que seria apenas do ponto de vista da protagonista.
    Ah, se não me engano a Record já anunciou um novo livro da autora!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Cris,tudo bem?
    Eu comecei a ver o filme, mas como a internet não colaborou logo eu parei de assistir, mas já tenho noção de como é a trama e estou louco para lê-lo. Eu adorei a sua resenha e só fiquei com mais vontade ainda de lê-lo.Vou adiciona-lo no kindle e depois dar uma lida

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016