Louca sua miga

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Livro "O Primeiro Dia Do Resto da Nossa Vida" - Resenha - Kate Eberlen

LIVRO "O PRIMEIRO DIA DO RESTO DE NOSSA VIDA"
A história de Tess e Gus é cheia de emoções e a maioria delas não foram tão boas.

O ENREDO DO LIVRO

Logo depois de chegar em casa de sua viagem de férias e antes de ingressar na Univesity College London, Tess tem uma surpresa desagradável: o câncer de sua mãe voltou e agora não tem jeito dela ser curada novamente. Todos os seus sonhos foram despedaçados.

Tess terá que abrir mão de ir para a universidade, um sonho seu e de sua mãe, para ter que cuidar de sua irmã mais nova chamada Hope, de quatro anos. Seus irmãos mais velhos, que moram longe, nem se importaram de deixar Hope em suas mãos. Seu pai vive ocupado demais para dar muita atenção à família, apesar de pagar as contas necessárias, só sabe beber e apostar dinheiro. Tess tem que cuidar de Hope praticamente sozinha. E com apenas 18 anos, ela vê seu mundo resumido a atender as necessidades de Hope, uma criança de humor instável e que parece estar sempre em seu próprio mundo.

CAPÍTULO DE GUS
Em paralelo à história de Tess temos a de Gus. Esse também não teve um convívio tão fácil com a família. Sempre viveu à sombra do irmão mais velho Ross, mesmo depois de sua morte. Claramente percebemos como os pais de Gus agem quando esse não faz a vontade deles, é como se Gus não fosse minimamente importante. Muitas vezes tive vontade de sacudir os pais dele!

Ao entrar na Univesity College London para cursar medicina, a vida que Gus traça para si evoca o esquecimento de que Ross esteve vivo um dia. Ele não conta para ninguém que teve um irmão e que esse morreu, ele quer ter uma vida sem que as pessoas sintam pena dele sobre isso ou fiquem perguntando como aconteceu. Porém, o passado não parece deixá-lo esquecer dessa história.

NARRAÇÃO E EDIÇÃO FÍSICA

O romance foi escrito em primeira pessoa ao longo de dezesseis anos com a visão de Tess e Gus. A cada capítulo eles nos situam de como andam as coisas em suas vidas. A edição da Arqueiro está bem caprichada e a capa chama atenção com Tess e Gus indo para sentidos diferentes. Duas almas destinadas a se encontrar de uma outra maneira?

CAPA DO LIVRO

O LIVRO NO GERAL

Em alguns momentos me vi lendo uma mistura de Um Dia, do David Nicholls, com Simplesmente Acontece, da Cecelia Ahern. Duas pessoas tentando fazer as relações que tendem ao fracasso darem certo, mas o leitor só pode torcer para que os obstáculos no caminho façam os dois entenderem que existem muito mais do que eles pensam.

Enquanto lia sobre como Tess teve que segurar a barra ao cuidar de uma criança, eu sentia uma mistura de medo, raiva e amor. Tess não era perfeita, ainda estava em crescimento para a vida adulta e foi jogada em seu colo uma responsabilidade que ela só teria dali há anos e com seus próprios filhos. Tive muita vontade de sacudir e bater naqueles que deveriam estar ajudando-a! E com a situação dessa maneira, ela acabou se acomodando ao longo dos anos e fazendo algumas escolhas bem erradas, até ter um vislumbre de algo a mais e ter a coragem de fazer uma mudança.

<3
Sobre o Gus, muitas vezes me senti irritada com suas atitudes ao longo da narrativa, porém fui vendo que ele estava destruído demais por dentro para ser alguém diferente. Era como se o passado tivesse definido quem ele era no presente e não podia haveria uma boa mudança de comportamento. A cada ato que Gus fazia parecia evocar Ross e a dor que ele sentia parecia sufocá-lo. Vontade não faltou para entrar no livro e poder consolá-lo.

Sabemos que ao longo dos anos, suas histórias quase são entrelaçadas diversas vezes. Nesse ponto achei extremamente interessante a história ter sido escrita do ponto de vista de cada um e os dois não serem um casal. Assim conhecemos a história deles, o rumo que a vida de cada um deu até o inevitável encontro dos dois... Ou será que não? Só lendo para descobrir como essa história termina.

LIVRO LINDO!!!

13 COMENTÁRIOS:

  1. Oi!
    Já vi a capa desse livro várias vezes mas não conhecia o enredo e mesmo não sendo o meu tipo de livro a tua resenha me deixou interessada em saber como a vida desses dois se entrelaça e como eles conseguem superar os difíceis obstáculos, espero gostar.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  2. Estou curiosa para ler esse livro e descobrir como os protagonistas vão finalmente se encontrar (ou não?!).
    Muito boa a sua resenha. Quero ler pra conhecer melhor a mocinha, que parece ter ganhado uma responsabilidade inesperada após a morte da mãe.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, eles se cruzam? Diz que sim! Hahah, adorei ler simplesmente acontece mas muitas vezes me peguei irritada por conta de alguns acontecimentos, você dizer que parece me deu um misto de interesse e medo, eu amo essa capa e a editora realmente caprichou na edição.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris, tudo bem?
    Nossa, estou prestes a entrar na universidade e me vi na posição da Tess por um minuto e imagino não ter sido nada fácil pra ela. Chega bate uma bad só de pensar. Não consegui sentir muita empatia pelo Gus, mas quem sabe lendo o livro isso mude!?

    ResponderExcluir
  5. Oiee Cris ^^
    Estou curiosa para ler esse livro desde que li a primeira resenha dele...haha' não a primeira que saiu, a primeira que encontrei, eu digo...haha' Parece ser incrível, cheio de emoções e com personagens muito bem desenvolvidos. Vi que muita gente defendeu a Tess nas resenhas, e alguns também se irritaram com o Gus...haha' Espero gostar dos dois.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  6. Oie
    muito legal sua resenha, eu li também o livro e curti bastante por ser algo diferente apesar de ser uma narrativa tipica, senti que a autora inovou com uma historia onde eles só se juntam de fato no final

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Até agora só conhecia esse livro pela capa, nunca tinha lido nenhuma resenha dele; essa é a primeira. Posso dizer que adorei a sua resenha, fiquei muito interessada na leitura desse livro. Parabéns e obrigada pela dica.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro mas sim a autora... A capa esta muito bonita, na minha opinião, e acho fantástico que tenhas gostado da leitura! :)

    Não sei se lerei, porque não faz muito o género de romance, mas fico contente que o leitior se prenda no livro e nas narrações entrelaçadas para saber o que acontecera no final!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Desde o lançamento da obra que tenho grande curiosidade de fazer a leitura mas ainda não consegui.
    A premissa é bem interessante e eu não li nada parecido ainda (Um dia e Simplesmente Acontece eu não li rsrs)
    Gosto quando a narrativa é alternada entre os personagens e a forma como fazem-nos saber o que está acontecendo na vida de cada um me chamou a atenção.
    Uma pena que Gus tenha te irritado com algumas atitudes.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  10. Eu amo histórias desse tipo, que trazem personagens reais e com dificuldades reais. A edição é simplesmente linda e a história não parece deixar a desejar. Nenhum dos dois livros que você citou eu li, então não tem nem como comparar. Amei as suas fotos.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Adorei a forma como escreve suas resenhas, dividindo em tópicos.
    Não conhecia a história e confesso que torci o nariz quando comecei a ler sua resenha, achando que seria uma típica sic lit. Mas o livro é muito além disso, mostrando o amadurecimento dos personagens em situações que os obrigam a crescer.
    Fiquei curiosa e vou procurar saber mais do livro.

    ResponderExcluir
  12. Li muita coisa boa a respeito desse livro, estou ansiosa para lê-lo!

    A história de Tess e de Gus (porque não são um casal, pelo que pude notar, pelo menos no começo), parece encantadora do começo ao fim. Gosto de livros assim e provavelmente me identificaria com Tess (não, minha mãe é bem viva!) mas por razão da criança e tudo o mais.

    Gostei muito da resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Tudo bom?
    Eu li esse livro é achei a história meio arrastada, então não senti muito fascínio pela leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016