Louca sua miga

sábado, 8 de outubro de 2016

Livro "Três Coisas Sobre Você" - Julie Buxbaum - Resenha

LIVRO "TRÊS COISA SOBRE VOCÊ" DA JULIE BUXBABAUM

É um livro adorável. Jessie é uma menina perdida, mas aos poucos ela vai se encontrando nessa nova vida. Encontrando pessoas que são amigas e até algumas paqueras. O que acabam lhe rendendo certa confusão. Um livro leve, porém cheio de sentimentos de perda e dor. Ainda assim Jessie vai em busca de seu lugar.

ENREDO DO LIVRO

Jessie Holmes cai de paraquedas uma nova vida, uma vida que ela não esperava e nem queria. Sua família era seu porto seguro, mas depois da morte da mãe, ela e o pai acabaram se afastando.

“Éramos uma unidade feliz, três parecia um número bom, equilibrado. Cada um de nós tinha um papel definido. O meu pai trabalhava e fazia a gente ri. A minha mãe também trabalhava, mas em meio expediente, por isso era uma pessoa central, a pacificadora da família e aquela que nos matinha unidos.” Página 41

Agora que o pai casou de novo e a arrastou de Chicago para Valley, em Los Angeles. Depois da morte de sua mãe há setecentos e trinta e três dias, ela sente-se mais perdida do que nunca. Ela está em uma cidade desconhecida, em uma casa desconhecida e com pessoas desconhecidas. Ela vai ter que recomeçar tudo sendo a aluna nova no primeiro ano do ensino médio no colégio particular Wood Valley, onde a maioria dos alunos tem uma vida privilegiada, muito diferente da vida que Jessie levava. Sua primeira semana no colégio é péssima, mas um desconhecido a notou e deseja ajudá-la.

“tenho observado você no colégio. [...] acontece que... você me intriga.” Página 8

Jessie recebe um e-mail esquisito de um rapaz se identificando com Alguém Ninguém (AN). Ele se oferece a Jessie como um guia espiritual virtual para ajudá-la a sobreviver ao colégio: com quem falar, com quem não falar, onde sentar, o que não deve comer do refeitório, etc. No início ela acredita que deve ser algum tipo de piada com a aluna nova, mas no decorrer dos dias, Jessie e AN criam um laço de amizade e companheirismo. Mas quem será AN?

LIVRO E MIMOS RECEBIDOS

Pontos a considerar e personagens

Além de lidar com o colégio novo e o bullying das garotas populares, Jessie ainda tem toda a problemática familiar. Morar em uma casa diferente, com a nova esposa do pai e seu filho da sua idade dela. Ele apenas finge que Jesse não existe. Nada está fácil. Jessie sente muita falta de sua cidade, de sua melhor amiga Scarlet, mas principalmente da sua mãe. Ter que passar pelo ensino médio sem ela e sem seus conselhos torna tudo ainda mais doloroso. Jessie e sua mãe eram partes de uma unidade.

“Eu tinha uma mãe, e não somente insira mãe genérica aqui, mas a minha mãe, que eu amava de um jeito que não era comum. [...] Eu a amava porque ela era legal, interessante, calorosa. [...] Eu amava minha mãe porque ela era minha. E eu era dela.” Página 70

A relação que Jessie descreve com a mãe é perfeita. Não perfeita ao ponto que tudo são flores, isso não existe, mas as duas tinham uma conexão linda. E isso tocou bastante meu coração. Já a relação com seu pai ficou complicada e distante. Os dois vão ter que aprender a se reaproximar.

“De repente tudo parece irrevogavelmente acabado, como pode acontecer no meio da noite quando a gente está sozinha, quando você está olhando seu pai reconfortar a nova mulher ou quando você também está sofrendo, mas não há ninguém para reconforta-la.” Página 54

Ainda temos outros personagens que rodeiam Jessie. Sua melhor amiga Scarlet, que ficou em Chicago e com quem Jessie está sempre a atualizando sobre sua vida. Uma nova amiga surge também. Por um conselho de AN, Jessie se aproxima de Dri e da melhor amiga dela Agnes. Mas também temos o misterioso Ethan Mark, um rapaz com que ela acaba fazendo dupla para um trabalho de inglês. Não só a beleza de Ethan a atrai, mas como ele gosta de ler sem precisar ser uma leitura obrigatória e ainda recitar poesia. A aura desse garoto desolado deixa tudo ainda mais interessante para Jessie, porém ela sabe que ela não faz o tipo dele. Sonhar não custa nada.

A EDIÇÃO ESTÁ UM CAPRICHO

NARRAÇÃO E EDIÇÃO FÍSICA

A capa de Três Coisas Sobre Você combina com o que a história quer passar. Cada peça mostrada conta uma parte da história. Eu achei linda! Pena que seu material é do tipo aveludado, soft touch, deixando a capa manchada só de tocá-las. Fico agoniada com isso! Fora isso, a capa e a diagramação estão ótimas. A narração fica por conta de nossa pequena Jessie.

O Livro no geral

O título remete a um jogo que Jessie e AN fazem. Eles acabam por dizer três coisas que um não sabe sobre o outro. As trocas de mensagens entre Jessie e AN e também com outros personagens deixa a leitura bastante dinâmica e leve.

O livro apesar de ser leve, não fica só no clichê. A história de Jessie passa a emoção de uma garota de apenas 16 anos se descobrindo enquanto a mãe não pode estar por perto, mas também pela sua busca por novos amigos que gostem de seu jeito e de ter boas notas que lhe abram portas para uma boa universidade. O livro tem a bagagem completa: emoção, amizade, descobertas e a aceitação de quem somos. Adorei que o ponto de vista tenha sido todo de Jessie. Ela é uma personagem que vale a pena conhecer. ;)

LIVRO "TRÊS COISA SOBRE VOCÊ" DA JULIE BUXBABAUM

Três Coisas Sobre Você é o primeiro young adult que a autora Julie Buxbaum escreve e sua iniciação não poderia ter sido melhor. Além de Três Coisas Sobre Você, a autora tem outros dois livros lançados aqui no Brasil pela editora Rocco: Depois de Você e O Oposto do Amor. E óbvio que quero conhecer mais livros da autora.

13 COMENTÁRIOS:

  1. Olá, como vai? Eu gostei muito do livro quando li. Gosto muito de YA, e esse é daqueles bem leves e fáceis de ler, além do enredo agradar muito!
    Abraço. http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha, sinceramente eu não sei muito o que dizer. Eu passei a resenha inteira pensando que eu não tinha vontade alguma de ler o livro, uma vez que não faz muito meu genero, mas ao ler que ele não é apenas um cliche eu dei uma paradinha, sabe? hahaha Não sei se é um livro que eu compraria, mas provavelmente é um livro que eu leria se alguém me oferecesse emprestado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Que bom que a minha resenha fez você mudar de ideia. ^^
      Espero que você curta o livro.
      Beijão!

      Excluir
  3. Olá
    Eu tive a maior curiosidade em ler esse livro na época em que foi lançado e pelas resenhas que li do mesmo só senti mais vontade ainda kk. Com o tempo o meu interesse acabou diminuindo e hj nem sinto muita vontade de ler kkk. Acho a capa muito linda. Eu não sabia que a autora já tinha publicado algo aqui no Brasil, irei procurar um pouco. Adorei a resenha e até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez que vejo uma resenha desse livro e só posso dizer que o que mais gostei foi o fato do livro lidar com os problemas de uma adolescente sem cair no clichê de sempre. Além do mais, saber que a narrativa da trama é feita toda pela Jessie também é uma coisa que me agrada, acho que pelo pouco que pude conhecer lendo a sua resenha, me identificaria muito com ela (apesar de não ser mais uma adolescente) kkkk. Enfim, amei a dica.

    P.S. Também tenho probleminhas com manchas- ou marcas- na capa. kkkk
    Beijos

    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  5. Oiee Cris ^^
    Eu sou doida para ler esse livro ♥ quando o vi entre os lançamentos da Arqueiro, não tinha ficado muito curiosa nem nada, mas foi só começar a ler a opinião de quem conferiu que eu comecei a ficar curiosa. Parece ser muito bom, e eu adoro quando os livros trazem essa bagagem completa que você mencionou...haha' quero pra ontem!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu estou apaixonada na sua resenha! Ainda não conhecia o livro, mas amei a premissa e o fato de ser um YA. Tenho certeza de que vou adorar a historia da Jessie e vou ficar tentando descobrir quem é o AN. Com certeza está na minha listinha.

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente amei esse livro. Ponto.

    Não tem mais o que dizer: tem drama na medida certa, comédia na medida certa, tem livros no livro!!! Simplesmente adorei a escrita da autora e pelo jeito não fui a unica! Quero muito ler outros livros da autora também!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii! :)
    Não sabia nada sobre esse livro ainda, só tinha visto a capa ainda e adorei conhecer a história! Parece um daqueles livros simples mas bem gostosinhos de ler. Admito que a sua resenha me deixou MUITO curiosa pra saber com quem ela está se correspondendo (uma coisa meio Simon Vs A Agenda Homo Sapiens, sabe?), gosto muito de mistérios assim, que envolvem o romance no meio!
    Dica anotada :))
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Sou muito curiosa em relação a esse livro, as críticas foram muito boas e essa edição é linda <3 Ainda não tive a oportunidade de ler, e no momento estou com algumas leituras atrasadas, mas pretendo lê-lo ainda esse e ano e quero saber o que agradou a tantos. Achei a premissa bem teen, mas como há drama familiar eu me interessei muito pela história.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiiii,

    este livro está na minha lista de leitura e vou adicionar nesse momento na meta desse ano, a sua resenha me animou d+.
    Valeu pela dica.
    Bju Rafa

    ResponderExcluir
  11. Oie!!
    Conheci esse livro no ano passado e ele me chamou e muito a atenção. Adorei a resenha... a capa é realmente um charme né? Bom saber que ela se enquadra bem na história. Anotei a dica e pretendo ler em breve, com certeza.
    Cara não sabia dos outros livros da autora publicados pela rocco... gostei do nome e ja anotei tbm haha

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016