Louca sua miga

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Dicas para Aprender Inglês Sozinho - Diário do Inglês #3

Como aprender inglês sozinho na internet
Aprenda inglês estudando na internet, com séries, vídeos e cursos online

Aprender inglês sozinho é um dos maiores desafios para qualquer pessoa, mesmo aqueles que são autodidatas. É claro que não conseguimos estudar 100% sozinhos, porque sempre há uma pessoa atrás das máquinas, dos livros, dos vídeos, etc; Porém, há como caminhar para a fluência no inglês 90% sozinho.

Para ajudar essas pessoas que, assim como eu, não conseguem ir para escolas físicas e necessitam de métodos alternativos, eu reuni algumas dicas em vídeos e textos. Vamos conferir?





 

4 Dicas para aprender inglês sozinho

1 - Tenha uma base que direcione seus estudos

Você pode sim estudar por conta própria. Buscar informações na internet e vídeo-aulas. Se você for autodidata, com certeza o método vai funcionar para você. Porém, só vai funcionar se você tiver um cronograma. Um roteiro indicando o que você deve estudar primeiro. Você precisa entender quais são os conteúdos básicos que você deve saber e irão servir de premissa para outros conhecimentos mai complexos. Você precisa de uma lógica de raciocínio em seu aprendizado.

Por isso, eu sempre aposto em cursos online. Alguns podem ser fracos, mas pelo menos te direcionam e te fazem ter dúvidas para você pesquisar na internet.

Enfim, a questão é: você pode pesquisar o conteúdo. Mas você precisa de um roteiro para ser saber o que pesquisar e quando pesquisar.

2 - Se você faz um curso online, não se prenda ao conteúdo dele.

A internet é vasta e os cursos são falhos. Como disse anteriormente, os cursos são para lhe dar um cronograma, um roteiro, uma linha de raciocínio para você estudar de forma eficaz. Afinal, como citei anteriormente, você precisa entender conteúdos que servem de premissa para outros mais avançados.

Alguns sites interessantes para pesquisa são o Englishexperts, que é um fórum de discussão de dúvidas, artigos e podcasts muito interessantes e o próprio blog da Englishtown que dispara e-mails com lições diárias gratuitas e possui conteúdos de gramática e prática ricos.

3 - Aprenda com Letras de Músicas e Livros em Inglês no Kindle

O interessante de ouvir músicas e acompanhar as letras é que nós conseguimos interligar a escrita das palavras com suas pronúncias. O melhor ainda é nos entretermos enquanto fazemos isso. Isso quer dizer que estamos estudando e nem vamos perceber. Para começar, eu indico as músicas Fix you e Yellow do Coldplay e Broken Strings da Nelly Furtado e James Morrison.

A seguir, estão os vídeos das respectivas músicas com a legenda para você já dar os primeiros passos!

Broken Strings




Fix You





Yellow - Coldplay





Além das músicas, uma boa dica é usar o Kindle. Se você não tiver o aparelho Kindle, é possível baixar o aplicativo em seu celular ou tablet. As funcionalidades são praticamente as mesmas. Pelo menos as funcionalidades que interferem no aprendizado da língua.

A dica do Kindle é pertinente porque através do aplicativo ou do aparelho lemos livros em inglês com facilidade. Isso porque se tivermos desconhecimento da tradução de alguma palavra, é só clicar em cima que o seu significado aparece. No aparelho, você ainda pode escolher os dicionários que irão ser consultados. Não é bacana? Para começar, eu indico o livro Generation Dead, facilmente encontrado na Amazon.

Porém, se você não tiver aptidão para ler em aparelhos eletrônicos, a dica é comprar livros físicos no Estante Virtual. Neste site, você consegue adquirir vários tipos de obras com preços diversificados (O site é um "Mercado Livre" de livros, risos).

4 - Assista séries, vídeos e filmes com legenda em inglês

Libere a legenda em inglês das suas séries, filmes e vídeos preferidos! Se você não sabe por onde começar, começe por How I Met Yout Mother no Netflix

Os atores falam pausadamente e se beneficiam da repetição. O que torna o aprendizado mais fácil, dinâmico e muito engraçado!

E então? Pronto para começar a aprender inglês sozinho? 

Eu vejo que muitas pessoas pesquisam por dicas na internet para estudar com eficácia, porém, são poucas as que colocam em prática. Não adianta você encontrar conteúdos ricos com dicas bacanas se você não testar todas. Teste, brinque, estude e aprenda! Coloque tudo o que você leu em prática e depois venha me contar se funcionou com você!

Ah! Claro, não deixe de se inscrever no nosso canal e acompanhar a nossa série Diário do Inglês, com um monte de dicas para quem está se aventurando no aprendizado da língua inglesa e tentando ser autodidata nessa internet gigante e maravilhosa!

2 COMENTÁRIOS:

  1. Oi, Mar! To conhecendo seu blog agora, muito bacana! Parabéns! Você indicou o livro Generation Dead, é sobre o que? Já fiz inglês durante um bom tempo mas há muito anos e agora estou querendo voltar a estudar por conta própria também. ;)

    ResponderExcluir
  2. Gente esse curso é ótimo eu super recomendo

    maesabetudo.com.br/ingles-do-jerry/#depoimentos

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016