Louca sua miga

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Como Incentivar Seus Filhos a Lerem Livros?

"Como incentivar seus filhos a lerem livros?" é uma pergunta que eu sempre recebo e me questiono também. Eu tenho uma irmãzinha de oito anos que, graças a Deus!, ela está pegando gosto pela leitura. Claro, ela não lê dezenas de livros por mês, mas ela acompanha uma série literária, o que já um avanço para um menininha de oito anos. Além de livros, ela acabou se apaixonando por gibis. Isso sim ela lê. A pequena montou uma pilha de gibis no banheiro - olha eu contando as intimidades da minha irmã! - que sempre que ela vai tomar banho, passa um tempo lendo suas estórias antes de entrar no box.

Isso me orgulha muito. Porque eu sei que a grande influência dela fui eu, porque meus pais não leem livros. Então, reuni algumas dicas que usei com a minha irmã para inspirar vocês a incentivarem seus filhos a lerem. Então, vamos à dicas:


Como Incentivar Crianças a Lerem Livros


Obs: Eu coloquei "filhos" porque geralmente são os pais que têm essa preocupação, mas essas dicas são aplicadas a todas as crianças do mundo! Então se você tem um sobrinho, neto, afilhado... Enfim... Aplique-as também!

Dicas para Incentivar Seus Filhos a Lerem Livros

Crianças observam e copiam! Elas precisam de exemplos!

Não adianta você comprar livros para os seus filhos se você não lê nada. As crianças observam e copiam, se você ler, uma hora elas vão copiar o ato. Deixe-os observar você enquanto lê. Muitas vezes eles vão deitar ao seu lado e pedir para que você leia alto - isso acontece direto comigo - se acontecer isso, que tal ao invés de ler literalmente o que está escrito, enviar uma estória de princesas e super-heróis? Eles vão adorar!

Clique em "Continue Lendo" para ver Como Incentivar seus Filhos a Lerem Livros:

Mostre que os Livros têm Valor

Eu já sofri muito isso. Quando eu era criança meus pais quase não compravam livros para mim, mas não faziam questão de comprar outras coisas, como roupas, sorvetes, etc. E muitas vezes ouvi a frase "Você tem certeza que quer isso?". O fato é que eles não tinham nenhuma intenção de estimular a leitura e incoscientemente me mostravam que outras coisas tinham mais valor que as obras literárias.

Ao contrário disso, faça seus livros entenderem que os livros não são coisas descartáveis e que eles sempre terão seu valor! Que tal mostrar a eles que ao invés de trocarem figurinhas com os amigos, eles podem trocar livros? (Eu fiz isso muito usando o Skoob quando tinha meus quatorze anos! Já até publiquei na internet que não tinha livros para ler e ganhei alguns de umas pessoas que me conheciam)

Como Incentivar Seus Filhos a Lerem Livros

Converse Sobre o Que Ela Lê

Este exercício além de ser uma prova para entender se a criança está, além de lendo, compreendendo o que está sendo lido, o pequeno entende que o ato é importante para você. Crianças querem se sentir importantes, querem chamar a atenção dos pais e entenderem que fazem coisas que os pais aprovam.

Pergunte sobre as estórias e não se esqueça de mostrar-se animado e surpreso com as coisas que o seu filho narra.


Leia para Ela e Deixe a Continuar

Essa dica é clássica. Ler para a criança dormir é o que todos os pais deveriam fazer, mas a vida anda tão corrida que eles nem dão beijos nos seus filhos antes de dormir. Mas, se tiver um tempinho, faça isso! Leia até uma parte, e deixe a criança continuar.


Deixe o seu Filho ter Contato com os Livros Mesmo que Não Leiam

Minha irmã teve muito disso.  Ela pegava os livros da estante e ficava brincando de bibliotecária, escolinha, até uma hora que a curiosidade aguçou tanto que ela parou de folhear e começou a ler as letras.

As dicas foram úteis?
E você? O que faz para incentivar seus filhos a lerem?

4 COMENTÁRIOS:

  1. Mar, em nosso mundo atual, onde precisamos deter de um enorme conhecimento, sempre é bom aprofundarmo-nos em livros. Então, essas dicas não poderiam vir em melhor hora para meus primos, as mais valiosas e incentivadoras, para mim, foram, Deixe o seu Filho ter Contato com os Livros Mesmo que Não Leiam e Mostre que os Livros têm Valor.

    ResponderExcluir
  2. Mar, também não tive incentivo dos meus pais. Na verdade, até pouco tempo nem lia. Uma amiga minha que ficou no meu pé para ler uma série que ela tinha lido, A Seleção da tia Kiera rsrs. Apesar de não ter tido incetivo dos meus pais, já tenho em mente que quando tiver meus babys, com certeza, vou estimular eles a lerem. Ler é vida!

    Beijos ♥ ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mar!
    Meus pais sempre me incentivavam a ler, minha mãe como professora sempre me dava gibis e histórinhas infantis mas foi na escola que peguei o gosto pela leitura. Tenho uma prima de 11 anos e sempre empresto uns livros mais infantis para ela.
    Acredito que os pais deveriam incentivar sim os seus filhos, já que nesse mundo que vivemos é tudo digital, então uns livros físicos são realmente bons.
    Adorei as dicas e acho que uma das mais importantes é Ler Para Ela, esse tempinho para passar com os filhos é um dos mais preciosos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Comentei lá no face minha opinião sobre isso. Não tenho filhos mas sou a orgulhosa influência da minha priminha, que eu introduzi à leitura desde os 4 anos e hoje ela já tem 10 e é apaixonada por livros e lê de 2 a 3 por mês! Meu truque foi sempre comprar algo adequado a idade e a maturidade, por exemplo, ela ainda é criança mas nem por isso vou encher ela de livros de princesa. Hoje ela lê Extraordinário e Diário de uma garota geek e assim vamos evoluindo! Muito legal esse post pra ajudar àqueles q ainda estão começando a introduzir o gosto pela literatura nas crianças.

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016