Louca sua miga

terça-feira, 1 de setembro de 2015

[Desabafo] Um Blog Cresce com Sorteios? + Dicas para Blogueiros + Reflexão sobre a Blogosfera

Nesta semana, estou recebendo algumas dezenas de e-mails com interesse em fazer parceria com o LaGarota, tanto de autores, quanto de outros blogueiros. Acredite! Esse post não é para falar "Olha! Meu blog é importante". Não sou hipócrita a este ponto, de verdade! Mas, não vou ser hipócrita também de falar que isso não me anima. Ao contrário, isso me deixa extremamente feliz porque é assim que entendo a relevância do meu blog para a blogosfera literária e para vocês que estão sempre sendo carinhosos comigo. Certo, isso me deixa feliz sim. Mas, acredite!, também me deixa triste. Vou te contar o porquê...


Blog Sobre Livros para Jovens

Há uns três ou quatro meses, o blog LaGarota parou de participar de sorteios e concursos. Alguns prêmios estão meses atrasados, ainda não foram enviados, e outros tampouco tem previsão. De verdade? A culpa não foi minha e se você é um leitor meu que ainda não recebeu um prêmio oferecido pelo LaGarota, não fique triste!, seu prêmio vai chegar - e eu vou compensar com vários outros brindes - mas vai demorar mais um pouquinho. Eu espero que você me entenda e não fique triste comigo.

Enfim... O fato é que a minha vida em outra cidade tem mil prioridades e enrolações. Viver sem os pais é complicado. Acho que vocês entendem... Se ainda não passaram por isso, um dia vão passar. Certo... 


Blog sobre Livros

Voltemos ao assunto principal... Então, eu tive de cancelar as participações em sorteios e concursos com outros blogueiros. Afinal, eu não estava conseguindo enviar os prêmios de alguns que já estavam finalizados. E se eu participasse de mais algum outro, eu iria enrolar o nome do blog. Certo? 

Certo! Eu fiquei triste com essa situação, mas, olhe!, sem sorteios, concursos e essas "parcerias" meu blog cresceu extremamente mais. Não apenas em números, fans, curtidores, inscritos, mas em qualidade de conteúdo, engajamento dos meus leitores, carinho de quem me  envia mensagens, e-mails e entra em contato comigo pelo Whatsapp. E para isso tudo eu não precisei de sorteios. 

Diante dessa situação eu cheguei a uma conclusão que não é difícil alcançar: As pessoas estão de saco cheio de sorteios! Se elas quiserem algum livro, elas vão lá e compram. E se você quiser realmente fazer sorteios, lembre-se que eles devem ser esporádicos e não rotineiros. Andei pesquisando alguns blogs e, acredite!, me deparei com algumas páginas que tinham em sua página principal mais sorteios do que conteúdo por si só! 

E eu vou te dar uma palavra de blogueira experiente: Não é por este caminho! 

Nesse contexto, eu bolei duas definições: O leitor momentâneo e o leitor fiel. Antes de defini-las quero admitir que já fui uma blogueira que gastava todo o dinheiro do mês enviando prêmios por sorteio, tudo bem? Antes de blogar no LaGarota, eu era do Imaginayre, e aquele blog tinha mais sorteios do que conteúdos criativos. Tinha mais resenhas mecânicas de editoras parceiras do que vídeos criativos sobre um livro que eu estava louca para ler. Você me entende? Então, vamos à definição:

Existem dois tipos de leitor, pelo  menos de acordo com os meus neurônios: o leitor momentâneo e o fiel. Este último é aquele que sabe seu livro preferido - no contexto de blog literário, claro!, - comenta sobre o seu blog com uma amiga, sabe qual livro você leu ano passado e já comprou pelo menos um livro por indicação sua (Eu costumo chamar esses leitores do LaGarota como "Leitores Vips" ou "Garotas Vips", porque são para eles que eu escrevo, gravo vídeos, escrevo resenhas e blogo). E existem os Leitores Momentâneos, que são aqueles que entram no seu blog, inscrevem-se em um sorteio e nunca mais lembram do seu nome. Enquanto o leitor momentâneo vai esperar você publicar um novo sorteio, o leitor fiel volta no próximo mês ao seu blog para ver o que tem de novidade sobre você e as suas indicações.

O objetivo do seu blog é qual? A não ser que você seja dono do Sorteie-me ou do Rafflecopter, acho que é conquistar Leitores Fieis, ou não? E olhe, não é estimulando a inscrição de sorteio que você vai conseguir essa conquista. Ou talvez sim, depende do objetivo. Mas, calma!, vamos chegar lá...

Aí você me pergunta: "Então não devemos fazer sorteios no blog?" E eu respondo "Quem sou eu para falar o que você deve ou não fazer, não é?" Mas, fica de uma publicitária boba: sorteios, concursos, enquetes, formulários, tudo isso deve servir para você como uma ferramenta, um banco de informações, de pesquisa de público, de contato com seus leitores. Por exemplo, se eu fizer um sorteio agora, vou pedir para meus leitores cadastrarem o e-mail deles e vou enviar um e-mail perguntando se querem se cadastrar em nossa Newsletter... Ou seja, aqui estou usando o sorteio como uma ferramenta para transformar um leitor Momentâneo em leitor Fiel, você compreende? Você precisa de um relacionamento com seus leitores. Você não é uma máquina de escrever e ele muito menos uma máquina de ler o que você escreve. Vocês dois são duas pessoas que podem se relacionar através de um blog. 

Certo! Eu poderia falar mil coisas sobre isso, porque eu trabalho com isso, com publicidade digital, mas não!, o foco agora não é este. O foco é falar sobre as atitudes de alguns blogueiros.



Dentro do contexto de sorteios vejo um monte de blogueiros escolhendo os blogs à dedo - certo! Eu também escolho! Quero meu blog ao lado de outros blogs bons! - mas, peraí!, estou vendo blogueiros não convidando outros para eventos e ações porque esses "alguns" tem potencial para crescer mais do que ele. Vamos lá... Na blogosfera não existe concorrência, não ainda! A forma mais interessante e saudável de você crescer é ter um networking legal. Mas networking não é falar "oi" com um blogueiro. É mais do que isso. É parecido com o do ramo profissional, onde um colaborador se relaciona com o outro colaborador. Os dois são colaboradores e a ajuda entre os dois é mútua. Na blogosfera é a mesma coisa: gravar um vídeo com um blogueiro literário criativo, dinâmico e que atraia seus leitores é mais interessante, produtivo e mais saudável do que criar um sorteio que obrigue os leitores a curtir coisas que eles nunca viram para concorrer a 90 prêmios e 40 blogueiros. Lembre-se que essas ações têm seus resultados à longo prazo, enquanto os sorteios têm à curto, mas não se esqueça que os "resultados" dos sorteios logo são revertidos em "Deslike".

Espero que esse texto faça você refletir sobre o direcionamento que você está dando ao seu blog e como você está se relacionando com seus leitores e com seus amigos blogueiros. Talvez, ao invés de me convidar para fazer um sorteio, por que não me chamar para gravar um vídeo legal para publicar no blog? Eu topo! 

10 COMENTÁRIOS:

  1. Oi Mar!
    Adorei o seu post.
    Muitos blogueiros perderam a essência e vivem promovendo sorteios para atraírem leitores que apenas irão participar daquele momento e depois sumir.
    Acho que é a qualidade do nosso trabalho que nos traz o reconhecimento tão desejado.
    Faço minha as suas palavras.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pooois é Rízia, o que mais vejo hoje em dia é isso!
      Mas eu entendo, agora, que isso é grau de maturidade.
      Um dia todos eles vão enxergar como a gente. Sei disso porque fui igual a eles um dia!!! E não pensaria como penso hoje se não tivesse passado por tudo aquilo! :P

      Beiiiijooos lindona!

      Excluir
  2. Olá Mar!
    Devo concordar com tudo q vc disse aí. No começo o meu blog tbm era assim, eu fazia sorteio quase que mensais. Mas com o tempo eu fui vendo q isso não tava ajudando em nada no meu objetivo, que era dar minha opinião e dicas sobre literatura para pessoas que tinham o gosto parecido com o meu.
    Hj eu faço só um sorteio por ano (no natal), para agradar os meus leitores fieis, e não mais em busca de leitores momentâneos.
    bjs...

    http://newworldbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Além de ótimas dicas, você tem consciência de suas limitações.
    Não podemos nos comprometer com aquilo sabemos que não vamos cumprir.
    Antigamente eu visitava muitos blogs, mas hoje com meu tempo corrido, visito aqueles que realmente me atraem. Que tem meu perfil de leitora.
    Parabéns pelo sucesso, Mar!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Mar <3
    Que saudade dessa casa!
    Estou muito feliz em ver o seu crescimento e amadurecimento, tive o prazer de trabalhar contigo e ver como você realmente ama fazer isso aqui.
    Muito sucesso, minha linda!

    antesdascinco.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luuuuuma que saudadeeee das suas resenhas <3 Tô sobrecarregada nas postagens!!! Preciso de vocêêê!!! Volllltttaaaaaa kkkk!!!

      Linda, brincadeiras à parte, vc foi uma das melhores colunistas que tive no blog! Adorei suas contribuições. A porta está aberta quando quiser voltar, sua linda!!!!

      Beeeeijos e sucesso com o Antes das Cinco!

      Excluir
  5. Oi Mar!!
    Gostei da sua reflexão, deixei meu blog parado por alguns anos por causa de trabalho e hoje estou voltando a bloggar. Quando mais nova sempre fazia o participava de sorteios, hoje penso como você.
    Parabéns pelo seu sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Paulinha!
      Boa sorte nessa blogosfera! Beeeijooos!

      Excluir
  6. Oi, Mar!
    Estou há um tempão sem postar no meu blog, mas agora resolvi voltar e estou olhando os layouts de alguns blogs para poder me inspirar e mudar o meu e amei seu layout, rsrs. Gostei bastante do seu post, pois você falou toda verdade, tem muitos blogs que possui vários sorteios, tem vários seguidores, mas o conteúdo do blog não é bom, parece uma página para divulgação de sorteios. Gostei bastante do seu blog, acho que já tinha visto ele antes, mas não parei para ler. Agora vou tentar estar sempre por aqui.
    Beijos!
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi Bea, é verdade. Isso me intristece muito mas às vezes me anima porque se tem poucas pessoas fazendo um bom trabalho, existem muitos leitores "órfãos" que podem ser conquistados pelo seu trabalho!

      Muuuuito obrigada pelo elogio, lindona! Eu fiz esse layout com mtmtmtmt carinho!

      Excluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016