Louca sua miga

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Marketing para Blogs: Envie suas Perguntas

Quem está começando a blogar agora nessa internet lotada fica se perguntando "Como que vou fazer para lerem meu trabalho? Como eu acho um espacinho no meio de tanta gente fazendo o que eu quero fazer?". Se você já tem uma boa ideia, já sabe sobre o que quer escrever e quais tipos de conteúdo domina para poder discorrer sobre, essa série de postagens será especial para você.

Nos meses de Maio e Junho eu, Mar , protagonizarei o quadro "Marketing Para Blogs", no qual vou falar um pouco sobre a área e dar dicas para blogueiros que são iniciantes ou que estão começando do zero, como eu fiz há um ano! 


Para quem não sabe, eu curso Publicidade e Propaganda, atuei como Analista de Mídias Sociais em uma agência de marketing durante quase dois anos e, hoje, sou Assistente de Marketing de uma empresa do interior de Minas Gerais. Além da área profissional que escolhi, minha experiência pessoal também pode ajudar alguns blogueiros: eu estou produzindo conteúdo para internet desde meus doze anos de idade (hoje tenho 20!). Desde a época dos flogs, fotologs, X-Flog, Flogão, e lá se vai. Mantive o blog Imaginayre, que era uma página muito parecida com o LaGarota, durante quatro aninhos básicos, e ano passado resolvi abandonar tudo, os números, as views altas, tudo o que tinha conquistado com meu blog anterior e começar do zero. Eu queria testar se eu conseguia realmente recomeçar. Eu ficava vendo um monte de blogueiro de sucesso não saber como chegaram lá. E eu, como profissional, queria saber se eu realmente conseguiria montar algo novo. Alguns foram por sorte, outros cresceram desenfreadamente. Mas, hoje, com certeza é preciso muito mais do que sorte, afinal, não temos mais "um mercado" com muitas oportunidades para blogs, então, talvez um pouquinho de marketing ajude! 

Hoje, estou abrindo espaço para você, blogueiro, me enviar suas questões. O que eu puder ajudar, inspirar ou contar um pouquinho sobre o assunto, vou fazer! Não estou dizendo que se seguir minhas dicas se tornará um blogueiro de sucesso. Até mesmo porque "O que é um blogueiro de sucesso? Aqueles com muitas visitas ou aqueles que têm seus posts lidos atentamente?". Isso é um questionamento pessoal sobre o que cada um quer com seu blog. Porém, esse assunto é mais pra frente. O interessante é entender o quadro como algo inspirador, para abrir a mente e enxergar o horizonte com um jeito diferente. 

Nesse dois meses, então, eu irei postar conteúdos do quadro. A seguir, estão as áreas que serão contempladas com conteúdos. Elas podem sofrer alterações (e algumas podem surgir conforme forem sendo publicados os comentários!). Dê uma olhadinha, inspire-se e veja no fundinho de sua mente quais são as suas dúvidas, o que você gostaria de saber para ajudar no marketing do seu blog. 

Para finalizar e abrir espaço para vocês comentarem, eu quero deixar um questionamento para alguns blogueiros refletirem: O que é Marketing? 


No blog, as ações não são para vendas, como nas empresas e indústrias, e sim para conquistar leitores. O objetivo do quadro é inspirar e provocar o blogueiro a pensar em como utilizar suas ações para trazerem leitores, e não números.

Clique em "Continue Lendo" para ver as demais áreas!



Essa é uma área que talvez alguns blogueiros desacreditem. Mas, ela tem um retorno, dependendo da qualidade do mailing que se tem. 

Aqui, nós vamos debater sobre "Como ter retorno com e-mail marketing? Como utilizar a ferramente de forma humanizada e com proximidade de seu leitor sem ser aquela monotonia chata?"


A área do Facebook é a que eu mais domino. Como disse na introdução, atuei como Analista de Mídias Sociais durante dois anos e o foco da agência onde eu trabalhava era a rede social do tio Mark. 

Aqui, nós falaremos sobre engajamento nas fanpages! Para quem não sabe o que é engajamento, corra para um dicionário urgentemente! Blogueiro? Você também é um profissa de publicidade digital!



No conteúdo sobre identidade, vamos debater sobre o lugar que seu blog ocupa na mente do leitor.
Todos os produtos, empresas e blogs (yeah!) ocupam um lugar. Vamos refletir sobre "Quando meu leitor pensa no meu blog, ele pensa em..."


Provavelmente você tem Instagram e publica váááárias fotinhas de livrinhos, produtinhos e até sobre seu cachorrinho lá! Eu também faço isso, e muito!, e olha isso é realmente muito importante! Até mesmo para se aproximar de nossos leitores lindos.

Mas, claro, você tem que apresentar seu blog para seus seguidores. Nós vamos discutir sobre isso! 


Acho que de todas as áreas, essa, sem dúvidas, é a mais importante!
Ela abrange todas as outras, desde e-mail até as redes sociais! Eu diria que a Interação é a peça-chave para um blog com bom engajamento e leitores fieis.

O que vejo é um monte de blogueiro que nem lê os comentários e possui leitores desengajados, desanimados, até que param um dia de acompanhar a página. O fato é que seu leitor quer se sentir importante, peraí!, ele é importante! Você tem que mostrar isso para ele. Mas, como?


Aqui foi o meu maior aprendizado quanto a marketing para blogs. 
No início deste ano eu entrei para o mundo do Whatsapp, criei um grupo para os meus "HeavyUsers" - linguagem de marketeiro e publicitário - e acabei criando laços incríveis. Mais do que um aprendizado, quero contar qual é a experiência de você escolher alguns leitores à dedo, junta-los em um grupo e começar a conversar com eles. Mais do marketing de relacionamento, aqui é um aprendizado de amizade e humanização de suas personas. 

Então, blogueira, sua linda!, (ou lindo!) quais são as suas dúvidas? Ou assunto que gostaria que fosse discutido no quadro?


6 COMENTÁRIOS:

  1. Oi
    Que legal a sua ideia, e que inveja de você eu me formei em Publicidade e Marketing em 2013 e até hoje não consigo um trabalho na área. Mais mudando de assunto achei muito legal esse poste, vai ajudar vários blogs.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ooi, amei a ideia! Eu gostaria de saber qual é a melhor forma para divulgar o blog para atingir mais pessoas e consequentemente leitores, obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Gostei pra caramba da proposta, e estou louca para saber um pouquinho mais sobre cada ponto desse, estou realmente precisando de orientação quanto á esse assunto, porque o que sempre me deixa encucada é que eu tenho um blog literário á 1 e 5 meses e ainda possuo um alcance muito pequeno em todas as redes sociais, enquanto tem blogs com muito menos tempo de existência que conseguem um alcanço absurdo. A verdade é que eu não sei no que estou pecando, porque quanto a divulgação eu sempre faço da maneira correta (sem ser chata, claro) tento trazer sempre coisas novas, caprichei no trabalho visual do meu blog, e até conseguir parcerias com algumas editoras, mas quanto ao alcance ainda não está dando certo, fico até pensando se não é o conteúdo, pra você ter noção, tô em 100% de rejeição nas estatísticas no google (fiquei até pensando se não tem algo errado com o sistema, ou se não tá conectado adequadamente ao meu blog, porque né possível) Agora estou começando á investir em sorteios, porque foi á única maneira que eu achei de "fazer" com que o leitor conheça o meu blog, e tem até me dado um grande retorno significativo nos números, mas a interação ainda está pequena.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mar, amei muito sua ideia. Isso que vc esta fazendo pelos blugueiros inciantes é maravilhosp.
    Minha dúvida é a msm da Bruna Soares.
    Amei o post e irei acompanhar essa serie com certeza, qnto mais eu souber sobre blog, melhor!
    Beijos!

    meumundoinabitavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. OI Mar, adorei a proposta e com certeza vou querer acompanhar estes posts.
    Já tenho blog há 4 anos. Estou sempre aprendendo algo novo e acho que ainda tenho muito que aprender.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que ideia legal Mar, acho super válido quando as blogueiras usam seus conhecimentos para ajudar as outras! <3
    Fiquei curiosa sobre o marketing email, queria saber como fazer pra ter bom retorno com isso. O do whatsapp também me deixou curiosa.
    beijos.
    http://www.amandatelo.com/

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016