Louca sua miga

segunda-feira, 9 de março de 2015

Resenha do livro "Querido John" - Nicholas Sparks

Um livro que marcou bastante!

Livro: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Gênero: Romance/Drama
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010



Sinopse: 
“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre. Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

"Acho que meu pai era feliz. Digo isso porque ele raramente demonstrava emoções. Abraços e beijos foram raros durante minha infância, e, quando os recebia, me pareciam sem vida, algo que ele fazia por dever, não por desejo." 

John Tyree nasceu e cresceu em Wilmington, Carolina do norte, sua mãe o deixou quando ele tinha apenas um ano, então quem o criou foi seu pai, um homem solitário, introspectivo, de poucas palavras, não demonstrava muitas emoções nem carinho, não demonstrava se importar com a vida do filho, e sua grande paixão sempre fora a sua valiosa coleção de moedas, iniciada pelo seu pai - avô de John - algo que dedicara toda sua vida, e era a única atividade que possibilitava aproximá-lo do filho. Porém, mesmo com tantas diferenças físicas e comportamentais, John tinha a certeza que o pai o amava, devido a dedicação e todos os cuidados que ele lhe dava. Conforme foi crescendo, John parou de se interessar pelas moedas, e passou a se envolver com as coisas típicas de adolescentes, e viveu uma época bastante conturbada em sua adolescência, sem qualquer propósito de vida, sem qualquer perspectiva do futuro, porém após concluir o ensino médio tomou a decisão que mudou a sua vida: Se alistou no exército. 


Durante uma licença volta a casa de seu pai, com conceitos completamente diferentes dos que tinha a quatro anos atrás quando havia se alistado, então resolve ir a praia e lá acaba conhecendo Savannah uma jovem universitária que cursa "Educação Especial" e  havia ido até Wilmington com um grupo de voluntários para construírem casas, então ela o convida para ir o local onde ela e seus amigos estão hospedados, e lá conhece Tim um grande amigo de Savannah, cujo o irmão mais novo que é deficiente, inspirou a escolha da profissão que a garota pretendia seguir. A partir deste dia, John e Savannah começam a se conhecer melhor.


"Quando os lábios dela tocaram os meus, soube que poderia viver cem anos e visitar o mundo todo e nada se compararia ao momento único em que beijei a mulher dos meus sonhos e soube que meu amor duraria para sempre."  

Não demora muito para começarem a se envolver, e naquela semana descobrem o amor existente entre eles, passam grande parte do tempo juntos, vivendo momentos muito especiais, porém John precisa voltar ao serviço militar, e leva consigo uma carta de Savannah. E, apesar de saber a dificuldade de um relacionamento a distância, ela decide esperar por ele, lhe dá muito apoio, e então o meio de comunicação entre o casal passa a ser por telefonemas e cartas de amor, onde todos os sentimentos eram expressados constantemente. 

Após uma longa temporada em serviços militares, e longe de sua amada, ocorre sua segunda licença e John passa cada momento ao lado de sua amada e seu pai, porém seu relacionamento com Savannah passa a ser diferente, ela tem outras obrigações, e leva um outro ritmo de vida, porém o amor ainda segue ali, intenso, sincero e único. Ao retornar aos serviços militares, John tem a certeza que voltará a vê-la após seis meses, e então passa a tentar diminuir ainda mais a distância entre eles, telefonando com mais frequência e assim estando mais presente em sua vida. 

" Mas eu a conheci; e é isso que torna a minha vida atual tão estranha. Eu me apaixonei por ela enquanto estávamos juntos, e me apaixonei ainda mais nos anos em que ficamos separados." 


Apesar da ansiedade de sua dispensa, ocorre o terrível atentado no dia 11 de Setembro, e devido ao seu amor e dedicação a sua profissão e ao compromisso assumido, John decide se realistar, o que o deixaria ainda mais distante de sua sonhada vida ao lado de Savannah.

Seria o verdadeiro amor tão inabalável ao ponto de fazer com que John e Savannah fiquem juntos após tantas barreiras? O que mudaria após o retorno dele em sua vida? Estaria ela esperando por ele mesmo após tanto tempo separados? Confira!! 

" O amor significava pensar mais na felicidade da outra pessoa do que na própria, não importando quão dolorosa seja sua escolha." 

Amei essa leitura. Simplesmente o devorei em uma noite. os personagens são apaixonantes, a história é impecável da forma que o autor sempre costuma fazer : impactante, romântica, realista e muito emocionante. É impossível não se ver envolvida nesta incrível história de amor. 
Me emocionei bastante também com a relação de John com seu pai, tamanhas lições que a vida aplica nele, além de ver as inúmeras chances que a vida nos dá. O desfecho foge bastante dos romances clichês de sempre, para a tristeza de bastante gente. 
É com certeza um livro para ficar na cabeceira para todo o sempre e principalmente em nossos corações.
Querido John teve uma adaptação para os cinemas, eu sinceramente, achei que o filme deixou bastante a desejar e me decepcionou bastante. Vocês acharam o quê?

Veja o trailer de Querido John!



Beijos,
Grazi

2 COMENTÁRIOS:

  1. Então, assisti o filme e gostei, daí tive interesse pleo livro. Ganhei ele e comecei a ler, mas não consegui terminar, achei meloso demais e parei na metade. Mas to afim de terminar, acho que essa segunda parte deve ser mais interessante.
    beijos.
    http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonado pelos livros do Nicholas e esse foi o primeiro livro que eu li dele e fiquei apaixonado pela leitura e pela história, mas sou suspeito pra falar já que eu amo muito qualquer tipo de romance. Adorei seu blog e a resenha

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016