Louca sua miga

segunda-feira, 30 de março de 2015

Resenha do livro "Cartas de Amor aos Mortos" de Ava Dellaira

O livro "Cartas de Amor aos Mortos" é um Young adult escrito por Ava Dellaira, publicado no Brasil pelo selo Seguinte. Com um enredo forte, cheio de conflitos e uma variedade de sentimentos profundos, essas cartas podem mudar sua visão sobre superação, força e perdão.

Título: Carta de Amor aos Mortos
Editora: Seguinte
Autora: Ava Dellaira
Gênero: Young Adult / Drama


"Carta de Amor aos Mortos" é formado por várias cartas nomeadas a alguma celebridade que já está morta, morte provocada ou indiretamente provocada por si mesmo. Laurel, nossa protagonista, as escreve para um trabalho da escola, mas logo elas se tornam algo muito maior, uma terapia que auxilia nossa adolescente a superar, a se perdoar e aceitar os problemas com a cabeça erguida. A enfrentar o suicídio da pessoa que mais admirava, a irmã mais velha, a não se culpar, a ajudar seus amigos com seus conflitos, homossexualidade, abuso sexual, abuso moral, violência doméstica, abandono... Enfim... A ser madura. A ser adulta com 16 anos.

Como citado anteriormente, o livro são várias cartas juntas que resumem os dias de Laurel. Isso deixa a obra muito mais profunda. Conhecemos os sentimentos da menina, sentimos seu sofrimento e vemos o interior que ninguém enxerga. As palavras do livro são carregadas de sentimento! É tocante! Além da profundidade desses sentimentos, essas cartas aceleram a velocidade da leitura, afinal, todas as ações do dia, ou da semana, são narradas resumidamente, o que nos matém fissurados pelos fatos.

Dificilmente você não vai se identificar com uma personagem. Pode até não ser com a protagonista, mas com um dos coadjuvantes, com certeza. Cada um tem um conflito, um carma a carregar. Sua peculiaridade. Seus medos.

Você usava roupas como se fossem uma armadura, mas, nas músicas, se abria totalmente. (Carta de Amor aos Mortos, Ava Dellaira)

Um tópico que pecou foi: a autora não se aprofundou na estória de Sky. Tomamos conhecimento de seus conflitos, mas senti falta dos motivos, do que acontece depois, de mais detalhes sobre a vida do garoto. A autora expõe, mas não desenvolve. Não como faz com os outros coadjuvantes. Eu sei que eu tenho mania de querer romance em todos os livros, até livro essencialmente de drama, mas eu realmente queria entender mais coisa do garoto.

[...]agora minha mãe está mesmo na Califórnia. E may não está em lugar nenhum. (Carta de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

Infelizmente, não posso detalhar o livro físico, visto que li em e-Book (meu primeiro livro no Kindle ❤ ). Mas eu cheguei a tê-lo em mãos e fiquei admirada com a beleza da capa. Simples, jovem, triste e linda.

Se beleza é verdade e verdade é beleza, elas são definidas uma pela outra, então como vamos saber o significado de cada uma? (Carta de Amor aos Mortos, Ava Dellaira)

Esse livro é triste. Mas lindo. Mexeu com tudo o que tinha dentro de mim, desde o sangue quente, até o coração. Fez-me refletir sobre a geração de adolescentes que está vivendo hoje, com tantos conflitos, com tantas indecisões. Fez me pensar sobre perda e perdão. Sobre medo e sinestesia. Sobre todo mundo ter problemas e mesmo assim não ser o centro das atenções. "Cartas de Amor aos Mortos" é um livro pra revirar o estômago e respirar profundamente o cheiro do que é a vida.

May sussurou no meu ouvido: - O universo é maior do que qualquer coisa que cabe na sua cabeça. (Carta de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

3 COMENTÁRIOS:

  1. Oi!
    Tenho vontade de ler esse livro e sempre vejo os leitores o elogiarem, mas essa falta de profundidade de alguns aspectos me deixa com um pé atrás. Já vi outras resenhas salientarem isso e acho que é algo que pode me incomodar. Mas ainda quero fazer a leitura e tirar minhas conclusões.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana! :D
      Então, na resenha eu explico que é totalmente o contrário, o livro é totalmente profundo!
      Bjoookas!
      Boas leituras flor!

      Excluir
  2. Tinha visto a capa do livro e achei maravilhosa, agora com sua resenha eu fiquei extremamente curiosa. Já to desejando muito ler. <3
    beijos.
    http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016