Louca sua miga

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Resenha do livro "Bela Maldade" de Rebecca James

O livro "Bela Maldade" é um thriller psicológico escrito por Rebecca James. A obra narra a estória de Katie, uma menina que acabou de passar pela tragédia de presenciar o assassinato da irmã mais nova e se culpa pelo ocorrido, e de Alice, garota de atitudes estranhas que não suporta presenciar a felicidade de seus amigos. Alice parece ter um "Q" contra Katie. Considera a menina melhor amiga, porém, faz tudo para ela se sentir mal com seu passado e parece adorar destruir as coisas que faz Katie feliz.


Eu tinha muita vontade de ler Bela Maldade desde seu lançamento no Brasil, que foi no ano de 2010 pela editora Intrínseca. Amo thrillers psicológicos e este livro me chamou muita atenção. Não é pra menos! O enredo foi muito bem construído e, apesar de ter como ponto de partida uma tragédia, a grande maioria dos livros publicados recentemente tem esse mesmo ponto de partida, foi muito bem aproveitado. O livro tem fases, a autora insere passagens do presente no meio da narração, porém, a grande maioria das páginas narram o passado. Isso deixa a estória muito instigante porque você fica curiosa demais! Tentando entender o que liga os fatos do passado com os do presente. Nossa! Muito bom! 


Gostei muito da construção das personagens, tanto das duas protagonistas, quanto dos coadjuvantes. Apaixonei-me pela maioria. Acredito que o ponto fraco da obra neste quesito foi que Rebecca pareceu se perder entre as páginas 100 e 150 aproximadamente. Isso prejudicou não apenas na caracterização das personagens, mas também, na continuidade do enredo. O que deu a entender quando eu li essa sequência de páginas foi que a autora ficou ansiosa demais para chegar num ponto e meteu os pés pelas mãos. A inserção da coadjuvante Philippa ficou artificial, a cena do bar entre Ben, Alice, Robbie, Philippa e nossa Katie ficou fraca, forçada!, entre outros fatos que me deixou descontente. Mas logo James retoma sua escrita feroz e inteligente e não deixa o livro cair de qualidade.

Clique em "Continue Lendo" para ler a resenha do livro "Bela Maldade"




Uma outra coisa que me incomodou no livro foi a forma com que a autora elaborou os diálogos. Não sei se foi uma coisa da tradução brasileira, mas, a linguagem das falas não tem nada de coloquial. Por exemplo, existiam falas com "Mostraram-se", ou seja, usando uma regra gramatical usada na escrita do português, mas não usada na fala! Isso me incomodou um pouco!  Além disso... Tive alguns problemas com tradução e erros de digitação, alguns muito bobos, mas nada que fizesse prejudicasse a leitura.



Quanto à capa do livro... esplêndida! A editora Intrínseca fez um belo trabalho colocando um efeito metalizado dentro do azul. A capa inteira tem itens que se enlaçam com a estória (vou fazer um Explicapa deste livro! Conheça outros Explicapas aqui) e eu adoro isso!




Eu tinha começado a ler "Bela Maldade" e deixado de lado. Depois, quando retomei, finalizei-o em dois dias. Ele é um livro de velocidade rápida. Aquele que você não consegue largar. Eu fiquei hipnotizada pela escrita, pelos fatos, pelas personagens, por tudo! É tudo tão arrepiante... Eu chorei com o final! Foi incrível. Mas, de modo geral, é um livro muito triste. Eu recomendaria você a ler só quando estivesse com a cabeça relaxada. Porque tem muita tragédia... sentimento de culpa... remorso... dúvida... Muita informação para um coração leitor. Então, é bom que você esteja com a mente tranquila para aproveitar o livro!


Apesar de alguns pontos negativos dessa obra, ela entrou nos meus favoritos! Sem dúvidas, é um dos melhores thrillers psicológicos da minha estante. Realmente acredito que existam outros muito melhores, visto que tiveram erros que me desanimaram da leitura. Mas, como ainda não tenho algum que supere "Bela Maldade" na minha estante, ele ainda vai ser meu queridinho quando se trata do gênero. Este livro é uma leitura obrigatória para quem ama thrillers!


Classificação:




Compre o seu Exemplar aqui (Livraria da Folha) ou aqui (Livraria Saraiva)




Conheça outros livros deste gênero:





3 COMENTÁRIOS:

  1. Não conhecia o livro, agora estou com MUITA vontade de lê-lo, pois amo livros deste estilo. Parabéns, ótima resenha <3
    Beijos, Carol
    Girl from Oz

    ResponderExcluir
  2. Conhecia o livro pela capa e já tinha interesse.
    Sua resenha me deixou intrigada e animada porque adoro thrillers :)

    Gostei bastante da resenha,
    Beijos!
    http://choqueliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei esse livro e só li pela indicação no grupo do what's do blog, valeu meninas! Não gostei muito do final e achei que nesse trecho ela se perdeu mesmo. Tiveram uns trechos também só de drama, uma coisa melosa não gostei não hahaha Mas foi 5 estrelas! http://chegadetalvez.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016