Louca sua miga

domingo, 11 de janeiro de 2015

Como fazer uma Boa Resenha?

Eu costumo acompanhar vários blogs. E por isso acabo vendo cada coisa que me entristece... Blogs literários desviando grosseiramente do português, e acredite! Não são gírias da internet, que eu até entenderia... são realmente erros gramaticais! #chateada , elaborando resenhas sem conclusões... Entre um montão de coisas bem chatas de se deparar em um blog que incentiva a leitura e escrita! Mas, também leio blogs com resenhas muito boas, que com mais uma forcinha, podem melhorar ainda mais!

Neste vídeo, eu dou algumas dicazinhas para fazer boas resenhas. Conto um pouquinho sobre como faço as minhas e converso sobre os textos publicados aqui no LaGarota! Vem ver! Ah! E não se esqueça de deixar seu comentário, com dicas e opiniões!

8 COMENTÁRIOS:

  1. Ótimas dicas, já anotei algumas para melhorar as minhas resenhas :D
    Realmente é muito chato ver blog literário que escreve coisas incoerentes e cheias de erros de português :/

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Já alguns blogs onde as resenhas são bem ruins. Muitos erros de português, cheio de incoerências e redundâncias. Além de quando a pessoa não gosta do livro a pessoa só diz que não gosta, fala que o livro é horrível, mas não tem nenhum tipo de argumento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mar!
    Sua dicas foram bem legais. Eu estou sempre buscando melhorar meus textos, que ainda estão longe de serem ótimos.
    Eu gosto de dizer que eu não escrevo resenhas, mas compartilho minhas experiências literárias. Porque só o nome "resenha" já remete a um texto bem mais profissional. Como eu não sou uma e nunca estudei literatura, acho mais descontraído assim.

    Abraços!
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
  4. Quando vi o título, pensei: Como assim, Brasil! Tem uma fórmula agora? hahaha
    Achei as dicas bem úteis. O que acho legal, em resenhas, é ter a identidade de quem escreve, pode ser uma resenha mais 'séria' ou uma mais descolada, desde que o português esteja ok, pra mim tá tudo beleza!
    Beijinhos!
    http://antesdascinco.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mar! Muito legais suas dicas! Concordo com o que você falou principalmente em relação à linearidade e à revisão. Muitas vezes vemos textos completamente soltos, em que os parágrafos não possuem qualquer conexão, além de diversos erros de português. Por isso tento sempre revisar meus textos diversas vezes, até achar que está tudo bem redondinho e amarrado. Claro que inevitavelmente, vez ou outra, alguma coisa passa. Mas acho que o mais importante de tudo é revisar, é o momento para identificarmos os errinhos e reescrever o que for necessário.

    Beijos!

    Camila - www.lendoporai.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Mar
    Adorei suas dicas e alguns tópicos irei usar nas minhas resenhas. Bj

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas Mar! Realmente lemos cada coisa por aí né?! Super útil o post!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  8. Adorei. Uma coisa que tenho certeza que ninguém gosta é resenha longa. Então, não adianta também o blogueiro querer explicar e entregar tanta coisa. Vi resenhas enormes. Chegando a ser desnecessário. É até enjoativo de ler.
    Gostei das dicas. As do início são as principais. O modo que cada um já tem uma forma de explicar, já é diferente.
    Abraços Mar,
    ThayQ.

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016