Louca sua miga

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Resenha do livro "Como Eu Era Antes de Você", de Jojo Moyes


   Oi, pessoal, tudo bem? Eu sou a Virgínia (mas podem me chamar de Vih) e essa é a minha primeira resenha para vocês. Escolhi um livro que considero um dos melhores que já li, e que se tornou meu favorito desde as primeiras páginas. Espero que gostem!
Título: Como Eu Era Antes de Você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Gênero: Drama/Romance
Classificação:  
ATENÇÃO: Se você não gosta de lágrimas derramadas durante a leitura, esse livro não é para você! 

   Nunca imaginei como seria difícil começar a escrever uma resenha sobre um livro que amei tanto. Por ter visto muitas críticas positivas sobre ele, fiquei receosa quanto à leitura, com medo de gostar muito da história e não conseguir voltar à realidade (acontece muito comigo, acreditem!). Bom, eu estava certa - Foi exatamente o que aconteceu comigo!

   O livro conta a história de Loiusa Clark, uma mulher de 26 anos que ainda mora com os pais e leva uma vida sem muita agitação. Quando o Café, onde ela trabalha há anos, fecha as portas, Lou se vê desempregada e enfrentando uma crise financeira. Para continuar auxiliando na renda familiar, ela vai à procura de emprego e encontra uma oportunidade de trabalhar como cuidadora de um homem tetraplégico, Will Traynor, e com um ótimo salário, ela aceita o trabalho.
   No início, Lou sofre para conseguir lidar com Will, um homem que se mostra extremamente amargo e nem um pouco colaborativo. Ela, por sua vez, é uma mulher carismática, engraçada e inteligente. Ambos os personagens me conquistaram logo nas primeiras páginas, com seus diálogos inteligentes e, por vezes, sarcásticos.
"(...) Se ele amar, sentirá que pode seguir em frente. Sem amor, eu já teria afundado várias vezes."

"(...) Alguns erros... apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é."

   Conforme o tempo passa, eles começam a se entender melhor, construindo uma importante relação de amizade. Assim, proporcionar uma melhor qualidade de vida para Will passa a ser a prioridade de Lou nesse emprego. Ela trabalha intensamente nesse objetivo, tentando mostrar para ele que a condição em que ele se encontra não deve definir o homem que ele é.


 "(...) Eu esperava que isso plantasse nele a ideia de que existe uma vida que ele pode aproveitar, mesmo que não seja a vida que ele havia planejado."
 "(...) Não nasci para viver enfiado nessa coisa; mas, por tudo e para tudo, é isso que me identifica. É a única coisa que me define."

   Jojo escreve de maneira extremamente envolvente e capaz de fazer o leitor experimentar todas as sensações dos personagens. A forma como ela descreve as dificuldades (físicas e, principalmente, emocionais) que Will enfrenta, faz com que o leitor se coloque no lugar dele e consiga sentir sua angústia, a sensação de impotência por não ter controle nenhum sobre o seu próprio corpo e a dificuldade de depender de outra pessoa para realizar qualquer atividade. E, incrivelmente, ela faz isso, sem que a narrativa seja pelo ponto de vista dele e, melhor ainda, sem parecer clichê.

   Como Eu Era Antes de Você foi um livro que me levou através de uma montanha-russa de emoções: me fez rir, chorar como um bebê, odiar personagens, depois amá-los e chorar de novo, e chorar mais um pouco. Ele mudou minha vida em alguns aspectos e, definitivamente, partiu meu coração. Se você é uma pessoa emotiva, PREPARE-SE, mas não deixe de ler esse livro incrível.   

"É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida (...)."
"Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama." 




7 COMENTÁRIOS:

  1. Esse livro é incrível. Um abela lição de vida e o mais legal é que você começa a ler ele com uma visão e quando ta quase no final o livro faz você ver as coisas de outro jeito. Parabéns pela resenhas.
    Beijos

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Ah, que quero TANTO ler esse livro e ainda não foi possível!
    Você me deixou ainda mais afobada para fazer a leitura! Parabéns pela resenha e dica!
    Beijos!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Já li esse livro e amei a história, adorei o tema abordado e no lugar do Will faria a mesma coisa, estou louca para ler outros livros da autora, adorei a resenha e amei o blog ainda não conhecia :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou louca pra ler esse livro tem uma amiga minha que elogia ele direto não aguento mais tenho que ler rsrs
    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    Sorteio blog Livros com café

    ResponderExcluir
  5. Quero muuuuito ler esse livro. Já comecei um dela, A Garota que Você Deixou Para Trás e pretendo terminar em breve. Como eu era antes de você parece ser muito emocionante.
    Ótima resenha ;)
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, ficou ótima! Este livro está nos meus desejados e parece ser mesmo do jeito que imagino: emocionante, lindo e cativante! Já li outro livro da autora, o A Garota que você deixou para trás, e parece que a autora tem mesmo esse dom de despertar várias emoções no leitor, gosto muito disto. Fiquei com mais vontade ainda de ler este. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Venha participar do sorteio que está rolando no blog, valendo um livro nacional incrível aqui!

    ResponderExcluir
  7. amei a resenha, louca p/ ler este livro.

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016