Louca sua miga

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O que eu achei do filme "Se eu Ficar" ?

Para quem ainda não conhece "Se eu Ficar", Você é um alienígena? Porque não se fala de outra coisa além disso ultimamente!, o filme é uma adaptação do livro de ficção de mesmo nome, escrito pela jornalista Gayle Forman. A obra tem um enredo que conta basicamente a tortura vivida por Mia, que vê sua família morrer em um acidente de trânsito e seu espírito se desprender de seu corpo físico ou algo assim! . Ela está em coma e tem que escolher entre "viver ou morrer". Mas para isso, precisa encontrar motivos que cerceiem sua decisão.

Assiti ao filme "Se eu Ficar" na metade da leitura do livro! Eu devia estar na página 102 ou 103, alguma coisa por aí, quando o fim da estória é na 193 especificamente. Fui assistir no cinema com a ideia de que eu iria ser surpreendida por muitas coisas, afinal, quase 100 páginas sem ler, tinha muita história para rolar ainda e eu não iria saber de tudo com essa quantidade de páginas lidas! Tinha que ter uma reviravolta nessas cem páginas ou pelo menos algo que me desse um spoiler do livro!

Meu exemplar de "Se eu Ficar" com os ingressos para o cinema

Clique em "Continue Lendo" para ler o restante


A coisa mais estranha foi quando cheguei ao final do filme com a sensação de que eu tinha lido o livro por completo! É sério! A coisa que me veio na cabeça foi "Ué! E essas 100 páginas contam o que?". E a conclusão que eu cheguei foi "Essas 100 páginas foram só de enrolação!".

Além disso, a adaptação cinematográfica, como sempre, mudou muitas coisas do livro. Muitas cenas, como a "do pai de Mia chupando o veneno de uma abelha da mão de Adam", foram distorcidas para "Adam chupando o veneno de uma abelha na mão de Mia", o que perdia aquela reflexão de Mia  sobre "meu pai e meu namorado são mais íntimos do que eu com um deles". Ou seja, perdeu um pedacinho da essência da estória. E para quem leu o livro, sabe que o forte da obra está nas reflexões e não na estória fraca, personagens clichês e enredo batido! Tá bom, parei de falar sobre o livro... Vamos ao filme...

Euzinha com meu exemplar de "Se Eu Ficar"

O final... Meu Deus! Que final mais chato! Quando você chega  no "The End" da trama percebe que participou de uma enrolação cinematográfica! O livro tem umas reflexões que são inteligentes e dá para aproveitar para a vida, mas no filme não conseguimos captar nada!

Vou tentar dar minha opinião geral sobre o filme sem falar muito do livro: a adaptação deixou escapar muitas coisas que fizeram do livro uma leitura profunda, com reflexões interessantes. Ficou contando a história sem passar a mensagem que o livro passa. Eu, pelo menos, senti um vazio imenso enquanto a estória se desenrolava. De forma geral, é um bom filme, mas não excelente. Nem perto disso!

Classificação Geral:
ANOTAÇÕES:
Agradecimentos especiais ao meu namorado que animou a assistir ao filme!

3 COMENTÁRIOS:

  1. Ai Mary sua linda estou louca pra ver esse filme mas não tenho companhia porque todo mundo já foi :/ , e vc nem papeou mais no face comigo :'(

    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    Post novo no blog
    SORTEIO no blog Livros com café

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não consigo acreditar que você não curtiu o livro e nem o filme. :/
    Eu fiquei tão tocada com a história, ela me passou algo tão familiar, amoroso.
    Uma pena você não ter gostado.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti ao filme e gostei bastante,e sai de lá com vontade de comprar todos os livros mas ai descubro que o segundo livro ainda não saiu. =/

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016