Louca sua miga

terça-feira, 3 de junho de 2014

Resenha do livro "Adultério" de Paulo Coelho

Adultério"Adultério" é um livro do autor nacional e consagrado Paulo Coelho. Com uma temática adulta, cheia de reflexões sobre a vida, cotidiano, casamento e felicidade, o título abala qualquer coração, desde o mais novo até o mais maduro. A obra foi publicada no Brasil pela editora Sextante, que é responsável por vários outros livros do autor, e está disponível por, em média, R$19,00 no mercado.
Título: Adultério
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 238
Ano: 2014
Classificação 
Onde Comprar?
da Folha por R$16,90
O livro conta a vida de Linda, de 31 anos, que se questiona sobre a felicidade, o comodismo e a sua vida perfeita e equilibrada. Jornalista, bem-casada, mãe de dois filhos saudáveis, residente de Genebra - uma cidade calma e sem violência, onde o prefeito prefere investir em educação do que em festas - ela não teria do que reclamar. Mas agora, depois dos 30 anos, Linda se questiona se sua vida é cheia de felicidade, ou se a felicidade foi confundida com comodismo. Então ela resolve ir até o seu limite para descobrir isso. E põe o que mais ama, seus filhos, seu marido, sua família, seu emprego, em risco.


Falaremos de melancolia e ele dirá que é uma palavra triste. Direi que não, que é nostálgica, trata de algo esquecido e frágil, comos somos todos quando fingimosnão ver o caminho para o qual a vida nos conduziu sem nos pedir permissão, quando negamos nosso destino porque ele nos leva em direção à felicidade e tudo o que queremos mesmo é segurança. [Pág. 95] 
Clique em Continue Lendo, e leia a resenha de "Adultério".

O livro me surpreendeu em vários pontos. O primeiro deles é que a leitura é totalmente madura e eu nunca tinha lido nada do tipo. Estou acostumada a ter nas minhas mãos livros juvenis, um bom chick-lit, ou talvez um suspense. Mas nada tão... adulto e tão próximo à realidade como esse foi. Eu senti como é ter 30 anos e inúmeras responsabilidades nas costas mesmo quando tudo é perfeito.

Ali dentro havia um peixe, que ficava dando voltas junto ao vidro, e eu dizia para mim mesma: ele não lembra onde começou a girar e jamais chegará ao fim. [Pág. 97]

Outro ponto que me surpreendeu foi o formato dos diálogos. Os pensamentos da narradora, que também é a protagonista, se envolvem com suas falas. Não há travessões quanto Linda fala, ou então alguma pontuação que deixe bem claro que ela está por falar, e não a pensar. Isso, no início, confundiu a minha cabeça. Mas logo peguei o jeito e entendi a técnica. Pelo menos acho que entendi. Sabe aquelas vezes que você está pensando algo e acaba falando? Aquela sensação louca que você deixa escapar algo da sua boca que era pra ficar apenas em seu pensamento? Ou acaba se confundindo sobre o que você falou e o que você pensou? Pois é, foi essa a sensação que tive à leitura de cada diálogo, foi isso que me fez pensar que Paulo queria que pensássemos que Linda estivesse se sentindo desse jeito, falando e fazendo coisas que só estavam e só deveria estar em seus pensamentos. Mas, alguma hora eles acabaram"saindo", "escapulindo". Assim como acontece conosco.


A alegria pode esperar. O importante é manter as aparências. E entenda-se por isso: não deixar ninguém perceber que somos riquíssimos. [Pág. 117]

O livro é muito bem escrito. Os fatos muito bem encaixados. As reflexões incríveis, maduras e nos fazem analisar nossa vida, sobre os caminhos que nós tomamos, sobre as pessoas que amamos e queremos manter por perto e o futuro que queremos para nós. Eu recomendaria a todos, mas, principalmente para mulheres de trinta anos que estão se questionando sobre sua vida e seu futuro agora. Acredito que lendo "Adultério" elas vão encontrar uma amiga.


Esperei tanto tempo para me comportar como uma tigresa e acabei sendo usada como uma égua. [Pág. 154]

4 COMENTÁRIOS:

  1. Oi Mar,

    Vou ser sincera com você, nunca li nada do Paulo Coelho e nunca tive vontade...Até agora HAUEHUAEHUAEHU Teve um evento em SP da Editora e eles falaram tão bem do livro e talz que uma pontinha de vontade de ler cresceu e agora com a sua resenha, está maior, até porque eu preciso mesmo ler um livro dele, pra ver se ele é tão "não minha cara ou gosto" quanto eu imagino -qq

    Beijos,
    ~nathália novikovas
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  2. Oi :)

    Adultério não é o tipo de leitura que eu curto, ainda mais por ser do Paulo Coelho, um escritor que nunca deu certo comigo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da estoria. Adoro livros juvenis entre outros, aprecio livros com este toque de realismo. Nunca li nada deste autor, mas quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo o livro e confesso que me identifiquei muito com a estória, entrei em choque com a minha própria realidade, sobre questões de fidelidade, felicidade, vontades, medos e valorização do EU, espero terminar em breve e desejo que o final seja satisfatório para a personagem e para mim tb:)

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016