Louca sua miga

quarta-feira, 12 de março de 2014

"Métrica" é um New Adult?

Foto por Who is Lara
Para quem não sabe, "Métrica" é o primeiro livro da série "Slammed", publicada no Brasil pela Galera Record. Os livros Slammed foram publicados aqui com classificação de gênero New Adult. Mas acontece que a série era muito diferente do que nós,  leitores brasileiros, estavam acostumados!  O ponto de vista que a grande maioria dos leitores de New Adult tem, é que o todo livro do gênero possui dezenas de páginas que relatam a vida sexual das personagens. Ou seja, se um livro não possui relatos da vida sexual das personagens, não pode ser considerado N.A.
Como diria uma amiga minha, New Adult é aquele gênero que está entre o chick-lit e o erótico. Conclusão: As pessoas generalizam isso e acreditam que o gênero é como "um relato erótico, mas com uma história".  Na-na-ni-na-não! Estão enganados!



De acordo com o Wikipedia, o gênero se caracteriza pela narração das problemáticas de jovens entre os 18 e 25 anos. Sendo estas as mais variadas, desde o desenvolvimento da sexualidade, até a escolha de carreira, a saída da casa dos pais, entre outras coisinhas que os jovens enfrentam quando passam da idade de 18 anos. Ou seja, não necessariamente um livro do gênero vai ter cenas, digamos, um pouquinho quentes. Pode ter, como pode também não ter! Depende dos problemas e da abordagem que o autor quer enfatizar e usar.

Sabendo disso, pode-se entender que toda a série Slammed é sim um N.A. Apesar da série não fazer apelo para o lado sexual das personagens, ela narra problemáticas comuns que os jovens enfrentam na faixa etária. Conta sobre as dificuldades e dúvidas de cada jovem. "Métrica", assim como suas continuações, é, sem dúvidas, um New Adult singular. Não por não ter a abordagem de sexo, mas por ter um enredo sensível e acalentador. Nunca li um New Adult que não tivesse nenhuma cena mais quente, mas sei que mesmo se ler, "Slammed" não sairá do meu topo dos livros prediletos.

3 COMENTÁRIOS:

  1. Nunca li nenhum New Adult. Gostei de você te explicado o que N.A. exatamente. Eu tinha dúvidas sobre isso. rs
    Muito bom seu post.
    beijos


    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  2. Fato é que eu ouvi milhões de elogios sobre ele desde o início, mas ultimamente tenho visto comentários ainda mais profundos da história - como você, que fala sobre ele ser sensível e acalentador. Parece mesmo ser uma leitura intensa e cheia de emoção e sensibilidade, e agora mal posso esperar para lê-lo. Espero fazê-lo em breve. E ótimo post sobre o assunto! Realmente, existem as pequenas exceções e cada autor sabe quais elementos quer destacar em sua trama, mas isso não o faz sair da classificação própria dele. =)
    Beijos...

    ♥ SammySacional ♥
    ♥ Dando Uma de Escritora ♥

    ResponderExcluir
  3. Oii, você podia me explicar como exatamente ocorrerá o sorteio, e o que vai ser sorteado?
    :D

    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016