Louca sua miga

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O que é sick-lit?


Muitos leitores estão percebendo a gama de livros diferentes sendo publicados. "Peraí! Como assim diferentes?" Por exemplo, as prateleiras das livrarias e as estantes do Skoob não estão mais lotadas de Edward's Cullen ou Jacob Black, muito menos de anjos caídos como irresistível Patch. Ou então, quem sabe?, lotadas de sedutores estilo Travis Maddox. Ao contrário, as prateleiras estão cheias de "Garotas de Vidro" e "Invisíveis que veem vantagens em sê-lo". Todos eles desse novo gênero. Mas, afinal, o que é esse novo ciclo? O que é sick-lit?


O sick-lit é aquele gênero que tenta retratar e narrar problemas reais, e não fantasiosos, como o antigo ciclo literário sobrenatural. São aqueles livros que optam por personagens doentes, físico ou mentalmente, e reflexões sobre a vida, o cotidiano, as atitudes das pessoas e coisas afins. Por exemplo, livros que tenham personagens com distúrbios alimentares, como "Garotas de Vidro", com doenças fatais, como o best-seller "A culpa é das estrelas", entre outros. Digamos que seria um gênero mais próximo à vida, com um pouco mais de conteúdo. Um pouco mais de reflexão, emoção e conhecimento de uma realidade.

Alguns best-sellers comprovam que as pessoas, principalmente os mais jovens, estão optando por esse tipo de leitura. Parece que a grande maioria está saturada de mesmices e clichês e está correndo para o lado mais real, longe de distopias, fantasias e ideais.

E você? O que acha desse novo gênero?

Na próxima postagem, daremos dicas dos melhores sick-lits e falaremos sobre ciclos literários. Acompanhe-nos! 


9 COMENTÁRIOS:

  1. Oi, adorei este post, é sempre bom aprender coisas novas! Próximo livro a ser lido "Garotas de vidro". By, Gabi!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei de ACEDE, nem sabia que tinha esse nome sick lit, mas não leio muito esse gênero por que me deixa triste.(meu avô morreu de câncer ano passado então né...)
    Eu gosto mais de ficção e distopias alguma coisa com mais ação estilo Divergente.

    Beijos ;* adoro o blog.

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO sicklits, sabe isso até soa meio masoquista, mas eu gosto de chorar com livro do gêneero, me dá uma certa dose de humanidade!

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  4. É interessante ver que as pessoas estão procurando livros mais realistas e tal, é bom, porque mostra meio que um amadurecimento, sei lá. Mas eu ainda prefiro os meus livros fantasiosos sem nada a ver com a realidade, de realidade já basta a nossa rs. Não gosto de livros muito pesados porque me deixam triste. Mas alguns são interessantes. Adorei saber mais sobre o gênero.

    Beijos,
    Adri Brust
    Stolen Nights

    ResponderExcluir
  5. Adorei o novo gênero, acredito que livros assim podem ajudar pessoas que passam pelos mesmos problemas na vida real. Mas espero que personagens como o Patch não sumam de vez, por favor!
    86Diamonds

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de sick-lits, mas não dispenso um bom sobrenatural, que foi o começo de tudo pra mim.

    Beijos, Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  7. Olhe Mar, eu acho bacana este novo gênero. É interessante ver como os autores abordam temas do nosso cotidiano. Mas ainda sim prefiro os fantasiosos.
    Dá uma cor a mais na vida, que já anda cheia de tragédias.
    Beijo

    www.baianaliteral.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Nossa não fazia ideia desse novo estilo.
    Mesmo sem saber eu já gostava desse tipo de livro.
    Mas não me prendo apenas a um estilo. Gosto sempre de variar as minhas leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Muito legal seu post!!
    Eu mesma andei pesquisando na internet tem um tempo para descobrir o que significa o termo..rs
    Vou seguir seu blog!! Se quiser, passa no meu: http://resenhasdalu.blogspot.com.br/
    bjs, Lu

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016