Louca sua miga

sábado, 21 de dezembro de 2013

Resenha do filme "Em Chamas - Jogos Vorazes"

O filme "Em Chamas" é inspirado no segundo livro da série "The Hunger Games / Jogos Vorazes" da autora Suzanne Collins. Desde quando o primeiro filme foi lançado, o meu interesse pela série aumentou e fiquei com vontade de resenhá-lo. Infelizmente, assisti ao filme antes de ter a oportunidade de ler os exemplares, então, acabei desistindo dos livros. Mas, se eu amei todos os filmes até agora, acredito que seria viciada na série literária.
Título: Em Chamas - Jogos Vorazes #2
Gênero: Distopia
Ano de Lançamento: 2013
Classificação: 
Essa segunda continuação conta com o talento ainda mais apurado de Jennifer Lawrence. A atriz, que se consagrou após o lançamento do primeiro filme, volta nessa edição com mais experiência e ainda mais linda. Eu tenho que admitir minha admiração pelo trabalho de Lawrence e Amanda Seyfried - não poderia deixar de citá-la- é dantesca, visto que as duas conseguiram se destacar de "rostinho bonito dentro de estórias clichês" para duas grandes atrizes e as mais cotadas em elencos.
Clique em "Continue Lendo" e tenha acesso ao restante da postagem.


A série como um todo é algo FANTÁSTICO. Eu digo isso não pelo triângulo amoroso criado, mas sim por outros fatores: o primeiro, a heroína demonstra uma força incrível, ela não é do tipo oprimida e sem sal como na maioria das narrações atuais, ela é a fortaleza em pessoa;
O segundo, que o Peeta tem uma personalidade singular, ele trabalha como se fosse o protetor da heroína mas de uma forma pacata, ele a acompanha, dá-lhe força e inspiração e a protege de formas diferentes de outras estórias, não é o garoto forte que protege a mocinha do filme, é o garoto apaixonado que a acompanha, a deseja, a inspira e a protege.
O terceiro, e ao meu ver o mais importante, a crítica de Collins a nossa sociedade. Infelizmente, a grande maioria dos telespectadores deverão ter se sentido preso à saga pelo triângulo amoroso comum, até mesmo porque, grande parte do público-alvo da série são jovens. Mas "Jogos Vorazes" é bem mais do que isso. A crítica à realidade é incrível e Suzanne a faz de uma forma cômica, exagerada e excitante. O sistema que usa pessoas de classe baixa, de minorias, para o divertimento de determinada elite é exposto de forma cruel. Assim como assistimos nos realitys-show hoje, o divertimento da classe alta usando os de classe baixa, o roubo da privacidade pela mídia, o abandono das vidas por parte dos tributos, a violência do sistema para com os participantes do reality, o exagero e extravagância de enfeites e luxo para a classe dominante, tudo isso e mais um pouco é relatado de forma exagerada no filme provocando uma reflexão brusca na cabeça do telespectador. Terei de me levantar para aplaudir Suzanne neste exato momento.

Neste segundo volume, mais uma crítica é apontada por Suzanne de forma política: nem todos os símbolos das revoluções querem realmente causá-la. Acredito que você só entenderia este tópico caso assistisse ao filme. O que acontece, nossa Katniss impulsionou a revolução contra o sistema, mas, como citado no primeiro filme, ela só é uma menina focada em salvar a própria pele. Não tem interesses na derrubada desse sistema cruel. Mas, agora ela é o símbolo e os que querem revolucionar o modo de viver a tem como heroína a ser seguida.

Depois de ter me dado conta desse nova crítica, peguei-me pensando em vários líderes que se tornaram símbolos em nossa história. Pegando como exemplo Tiradentes, fiquei me indagando se ele realmente queria que o caminho da história fosse o que foi. Desconheço muitas coisas da área histórica, mas as indagações foram essenciais para eu perceber que símbolos são apenas símbolos.

Eu recomendo a todos. Desde os telespectadores com críticas mais apuradas até os que querem algo para se divertir. Uma trama lotada de ação, amor, suspense e política. "Em Chamas" é tudo de bom. Assista! E Depois conte pra gente o que achou. Vamos gostar de debater sobre a estória contigo.

Obs.O1: Tremendamente apaixonada pelo Peeta!
Obs.O2: Cineminha com o namorado.
Obs.O3: Amo "Jogos Vorazes".

4 COMENTÁRIOS:

  1. o que mais gostei nesse filme para o anterior são os atores coadjuvantes!
    roubaram as cenas, são excelentes. P.S. Hoffman e Jena Malone principalmente.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o 1 filme e amei mesmo \o
    estou louca para ver o segundo :)

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Em Chamas me surpreendeu bastante em todos os fatores, além disso alguns personagens roubaram a cena (Johanna). Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. AI MEU DEUS EU VOU ASSISTIR AMANHÃ, vou com a minha amiga assistir não estou acreditando. Amo a trilogia Jogos Vorazes e os filmes são perfeitos.

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016