Louca sua miga

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Resenha do Livro "Silêncio"

SilêncioSinopse: Nora Grey não consegue se lembrar dos últimos cinco meses. Depois do choque inicial de acordar em um cemitério e descobrir que ficou desaparecida por semanas, ela precisa retomar sua rotina, voltar à escola, reencontrar a melhor amiga, Vee, e ainda aprender a conviver com o novo namorado da mãe. Em meio a tudo isso, Nora é assombrada por constantes pensamentos com a cor preta, que surge em sua mente nos momentos mais improváveis e parece conversar com ela. Alucinações, visões de anjos, criaturas sobrenaturais. Aparentemente, nada disso tem a ver com sua antiga vida. A sensação é de que parte dela se perdeu. É então que o caminho de Nora cruza o de um sexy desconhecido, a quem ela se sente estranhamente ligada. Ele parece saber todas as respostas… e também o caminho até o coração de Nora. Cada minuto a seu lado confirma isso, até que Nora se dá conta de que pode estar apaixonada. De novo. “O relacionamento tempestuoso entre Nora e Patch, o típico bad-boy, é verdadeira e perturbadoramente sedutor.” Publishers Weekly
Nome da Obra: Silêncio
Autora: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 301
Classificação: 
Uma das séries sobrenaturais mais aclamadas pelo público jovem-adulto não só no Brasil, como em todo o mundo. Conheça um pouquinho sobre a relação entre humanos, nefilins, anjos caídos e arcanjos com uma pitada de romance. Você, caro leitor, confere a nossa análise crítica da obra nesta postagem.
Clique em "Mais Informações" e leia a Resenha do Livro "Silêncio".
"Silêncio" é o terceiro livro da série "Hush Hush" da autora Becca Fitzpatrick. A série aborda assuntos sobrenaturais, mais especificamente, a relação entre anjos, nefilins e humanos. As duas primeiras obras, "Sussurro" e "Crescendo", foram de total sucesso, e não era diferente a expectativa dos leitores nesse terceiro título.

- Ajude-me a me lembrar, Jev.
- É isso que você quer? - Ele estudou meu rosto como se precisasse ter certeza absoluta da resposta.
- Sim. (Pág.170 Linha.30)

Nessa continuação do romance de Patch e Nora, encontramos um enredo misterioso no qual Nora, humana e apaixonada por um anjo caído, sofre uma amnésia misteriosa, e pouco se recorda do que viveu, de suas histórias e das pessoas que fizeram parte de sua vida. Nesse contexto, o leitor, que já havia se perdido na estória, devido a demora do lançamento da terceira continuação, encontra a facilidade de ir se recordando dos fatos narrados nos livros anteriores, juntamente com Nora, e se familiarizar novamente com o enredo criado por Becca. Uma jogada e tanto da autora.

A Verdade é assustadora, mas a ignorância é paralisante. (Pág. 171. Linha 33)

Apesar de esse enredo ser uma boa jogada e permitir a entrada do leitor novamente na estória, temos a sensação de ler o mais do mesmo. Ou seja, é um livro que resume os dois anteriores e pouco acrescenta à estória. Apenas depois das primeiras duzentas páginas, notamos algo de novo e surpreendente. E esse "algo novo" não é lá inimaginável.
O lançamento de Silêncio é desnecessário. Poderia um leitor muito bem intercalar os livros. Ou seja, saltar do segundo título, "Crescendo", para o último, "Finale", sem notar ou ficar perdido totalmente.

Sei que faria qualquer coisa por você, mesmo que para isso tivesse que agir contra meus instintos e minha natureza. Abriria mão de tudo o que tenho, até da minha alma por você. Se isso não é amor, é o que melhor que tenho para oferecer. (Pág. 239. Linha.24)

A protagonista parece ainda mais ingênua, sendo comparada a uma criança, e se torna ainda mais perdida por conta de sua amnésia. Becca escreve Patch com outro nome, Jev, o que confunde ainda mais Nora e a faz procurar respostas. A personagem de Vee pouco aparece e menos ainda acrescenta algo significativo à narração. Sua amizade com Nora se torna algo superficial, que poderia ser retirado do livro. Além disso, Patch, que sempre gostei, desde a primeira página de "Sussurro", durante a maior parte do livro ficou monótono e pouco apareceu nas cenas. Foi estar mais presente no final do livro.

Abri mão de tudo o que queria por algo que precisava. (Pág.295. Linha.O4)

Como citei anteriormente, achei a publicação de "Silêncio" desnecessária. Obviamente, foi uma "tacada" para lucrar ainda mais com uma série que estava dando certo no meio sobrenatural, onde muitas estão sendo descartadas. Becca foi melhorar o rumo da estória nas últimas páginas, visto que precisava de algo para continuar em "Finale" e fazer seus leitores comprarem exemplares de suas obras. Entretanto, como disse, um leitor pode saltar a terceira continuação sem ferir a estória significativamente.

Nossa memória havia sido esvaziada, mas algumas migalhas tinham ficado para trás. (Pág.187. Linha 37)

1 COMENTÁRIOS:

  1. Parabéns pela resenha Mar! Já li Sussurro e Crescendo e amei! Estou ansiosa para ler Silêncio e Finale e espero não me decepcionar. Beijo!

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016