Louca sua miga

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Especial "Meu Namorado é um Zumbi"


Sangue QuenteSinopse: R é um jovem vivendo uma crise existencial – ele é um zumbi. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a “vida” de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos- vivos, e talvez o mundo inteiro. Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa.
A Editora Leya trouxe ao Brasil uma das distopias mais interessantes e aclamadas da literatura contemporânea, "Sangue Quente". O título é de autoria do novato Isaac Marion. O livro surgiu de um conto, o qual possuía o mesmo título. Com o sucesso do conto, surgiu o romance. Com o sucesso do romance, surgiu, então, o filme. Nessa postagem, você confere comentários críticos, sugestões e curiosidades sobre a adaptação cinematográfica e o livro "Sangue Quente".
Clique em "Mais Informações" e continue a leitura.
As ficções futurísticas se tornaram um alvo na temática de diversos livros, principalmente os da literatura norte-americana. Parece que diversos autores  se empenharam em criar filosofias com base na análise da veras da sociedade e do pensamento humano atual. Por isso, o mercado editorial para distopias cresceu exorbitantemente e a aceitação do público é de ser admirada. A conclusão que cheguei diante dessa linha de raciocínio foi: A curiosidade sobre o futuro acelera a publicação de diversos livros distópicos, pois os leitores não param de comprar livros da temática.

Dentro desse ciclo vicioso de absorver teorias, reflexões e deduzir o futuro, está o livro "Sangue Quente". O que iniciou em um simples conto sobre zumbis, tornou-se em um dos maiores livros distópicos e em um dos piores filmes da atualidade. Repito, um dos piores filmes da atualidade. 

Para quem lê distopia, gosta do gênero e admira a visão de cada autor que se questiona sobre o caminho da humanidade, percebe que o livro de Marion tem um conteúdo admirável; a filosofia, apesar de não muito abordada, é boa; o cenário que Isaac cria e suas reflexões sobre o modo de vida dos humanos instiga o leitor a pensar e não apenas seguir uma estória mecânica. Ou seja, apesar de não muito consolidada, ou não manter um ponto de vista singular das outras distopias, ela tem um conteúdo plausível de admiração.  

E é esse exato ponto que critico a adaptação do livro. Primeiramente deve-se observar o título dado à trama, "Meu Namorado é um Zumbi", similar a filmes de Sessão da Tarde. Após ter conhecimento do título do filme, minha curiosidade de conhecer R e Julie como se fossem reais, diminuiu consideravelmente. Deveriam ter mantido o nome original do livro. Um segundo ponto é o foco no romance. Pelo que entendi, e acredito que muitos leitores também entenderam, o filme se assemelhou à produção de  "Twilight". Não há visões futuras e nem reflexões profundas. Há o romance, romance, romance, e um zumbi apaixonado por uma humana. O terceiro e último tópico, mas não menos importante, é a anulação dos detalhes do cenário criado por Isaac Marion. Os cenários de destruição do planeta, da devastação e dos limites da humanidade foram reduzidos. A essência, então, se foi.

Devo admitir que ainda não assisti ao filme, mas também devo afirmar que estou hiper decepcionada pois eu esperava muito mais. Mesmo tendo apenas assistido ao trailer, percebi esses poucos gafes, não quero imaginar quantos notarei  no filme inteiro.  Afinal, eu aguardava uma trama distópica, e não mais um romance de modinha que tem o objetivo de arrancar suspiros e não de provocar ideias.

2 COMENTÁRIOS:

  1. Eu li esse livro assim que foi lançado!!
    Quando começou esta adaptação, eu fiquei muito revoltada. As fotos que deram uma agonia!!! Essas fotos crepusculianas estava me matando, kkkkkkkkk

    Mas enfim, me disseram que o filme é legal! Vou me render e vou ao cinema ter minha opinião.

    Adorei o post!

    Bjkasssss

    ResponderExcluir
  2. Indiquei seu blog para responder um meme, espero que possa participar, abraçoss
    http://vampleitores.blogspot.com.br/2013/02/meme-da-semana-selo-2013-literario.html

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016