Louca sua miga

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Resenha : Documentário "Quebrando o Tabu"


O documentário mais incrível já produzido em solo brasileiro. Corajoso... A proposta da legalização da maconha é argumentada por diversos intelectuais e simpatizantes em "Quebrando o Tabu". Conheça mais , abra a sua mente e tenha contato com os argumentos de quem está mais perto do assunto.

Título : Quebrando o Tabu
Gênero: Documentário
Classificação

Clique em "Leia Mais" para continuar a leitura .
E não se esqueça de deixar seus comentários .




COMENTÁRIOS
Fui motivada a assistir a esse documentário por dois simples motivos . O primeiro, por ser curiosa e sempre debater o tema abordado. O segundo , por ele ter sido indicado para quem presta vestibulares , já que possui um conteúdo provocante  e apresenta argumentos fortes que se opõem à opinião de senso-comum.
Primeiramente , devo ressaltar que para assistir a esse documentário, a pessoa deve estar de mente aberta, livre de preconceitos . Já que o documentário foge do que a sociedade atual defende: a criminalização da maconha.
Comecei a assistir , confesso, sem uma opinião formada. Entretanto , tendia para o lado comum , eu simplesmente concordava com a criminalização da maconha . Com a penalização mais severa, ou seja, cadeia  para usuários , traficantes e simpatizantes. Mas nunca foi uma opinião sólida. Porque eu sabia que existia um outro lado. Eu sabia sobre os lados positivos do uso da maconha, por exemplo, o medicinal. Sabia também que se a maconha causa mal e por isso é proibida, o tabaco e o álcool também deveriam ser pelo mesmo motivo. Eu sabia disso. E acredito que você, leitor , também sabe.
Além disso, eu reprendia , como todas as pessoas que eu convivia , protestos que apoiavam a legalização da maconha . Mas eu percebi que entre a legalização e a criminalização , existia um meio termo que , para a sociedade brasileira, talvez, seja eficaz: a Descriminalização.
O documentário explica mais eficiente essa questão. Mas , para você , leitor, entender o porquê da minha opinião é preciso que entenda o objetivo de "Quebrando o Tabú" . Vejamos, descrimininalização não é sinônimo de legalização. E é exatamente nesse tópico que a polêmica encontra seu auge.
A descriminalização da maconha é proteger os usuários da cadeia.  É tratá-los, e não puní-los, como acontece em países como a Holanda.  Mas isso não impõe que o usuário não seja punido . Ao contrário, haverá pena para usuários de maconha , sim ! Haverá um castigo . Mas não a cadeia.
A Legalização é , como o nome diz, tornar a droga legal para qualquer tipo de uso, seja medicinal ou como entorpecente. A maconha torna-se , então , igual ao tabaco e ao álcool. Comerciável.
É nesse enredo que "Quebrando o Tabu" desenrola seus argumentos. O documentário é incrível! Ele apresenta diversas perspectivas e ilustra com dados , pesquisas e depoimentos. Mas sempre mostrando ao telespectador que não é preciso medidas severas e radicais. Que existe um meio termo que salvaria a vida de muitas pessoas. Que impossibilitaria o contato de usuários esporádicos com traficantes que induzem a dependência de outras drogas. Que reduziria o número de mortes de indivíduos infectados por doenças como o HIV pelo simples ato de compartilhar seringas... Que daria chances de uma vida melhor para aqueles que abandonaram as drogas.
 O documentário se torna ainda mais chocante quando intercala depoimentos de usuários e dependentes com os de intelectuais e presidentes de diversas nações.
" Quebrando o tabu "  prova que a maconha é proíbida não pelos prejuízos à saúde humana. E sim por questões políticas. Isso porque os prejuízos biológicos causados pela droga são inferiores aos causados por ácool e tabaco . E estes dois últimos são legalizados, mesmo sendo mais prejudiciais à saúde humana.
É incrível, provocante, e deixa qualquer um boquiaberto. 
Quem encaminha o documentário é o ex-presidente FHC , particularmente, não simpatizo com sua política e nem com seus feitos , mas , tenho que parabeníza-lo pelo ótimo trabalho que fez nesse documentário. Mesmo que tenha sido motivado mais por interesses particulares e políticos , do que por preocupação com a saúde do dependentes.

Fez um ótimo trabalho...

4 COMENTÁRIOS:

  1. legal, gostei da dica, eu sempre procuro manter a mente aberta em algumas coisas, e sou a favor da leagalização em vários aspectos, mas tbm ttenho meus contras... =D

    ResponderExcluir
  2. A criminailização das drogas suporta a indústria do tráfico, da morte e da violência no Brasil. Só a descriminaliização pode acabar com a corrupção policial, como explica, por exemplo, este artigo do jornalista mauro santayana, do Jornal do Brasil:

    http://www.maurosantayana.com/2012/12/a-lei-e-o-mercado-da-morte.html .

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Tipo de documentário que todos deveriam ver.

    ResponderExcluir
  4. Baixar o Documentário - Quebrando o Tabu - http://mcaf.ee/rz8u6

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016