Louca sua miga

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Resenha do Livro "Stolen"

 " Você me viu antes que eu visse você. " essa é a frase que inicia o livro "Stolen" . Uma jovem de dezesseis anos é raptada no aeroporto, arrancada do seio familiar e dos costumes da cidade. É Levada para o deserto. No meio da areia. E  uma única companhia : seu sequestrador. E ele ainda esperava que ela se apaixonasse por ele.

Título : "Stolen - Carta ao meu Sequestrador"
Autora : Lucy Christopher
Páginas : 368
Editora : ID
Gênero : Suspense
Classificação :   ( Favorito )

Para a ler nossos comentários acerca do livro "Stolen - Carta ao meu Sequestrador" clique em "Leia Mais".  Vale a pena conferir .



 Comentários :
Pergunto-me se alguém que tenha lido "Stolen" tenha criticado negativamente o livro. Pois , ao meu ver, não há como. A estória de uma adolescente de 16 raptada por um homem de 29 anos é simplesmente interessante. E esse interesse se intensifica quando esse mesmo homem cuida da menina com ternura e deseja que ela o ame. Pode acreditar, até eu queria um sequestrador desses!!!
 Durante um bom tempo o leitor não identifica o nome do sequestrador . Isso acontece porque o livro , assim como seu slogan explicita, é uma carta ao sequestrador . Ou seja, o narrador dirige seus relatos ao sequestrador. Logo , durante a narração , o pronome usado é "você" . Como consequência , o leitor entra na pele do sequestrador e quase que dialoga com o narrador-personagem.  É incrível essa sensação. Você pode provar a prévia desse sentimento no pequeno trecho que se segue...

Para onde quer que eu fosse, você me pegaria. Eu não tinha como fugir [...] Não havia nada que eu pudesse fazer ... Apenas esperar pelos sonhos. 
Mas você não estava deixando eu sonhar. 

O envolvimento do leitor com a estória não é apenas reforçado pela intensidade da narrativa ou pelo pronome usado durante os relatos , mas,  também, pela paixão que o livro desperta no leitor por Ty , o sequestrador.
Quando finalizei a leitura do livro e fui durmir , os olhos azuis de Ty percorreram minha mente da mesma forma que a da Gemma , pelo menos da mesma forma que eu imaginava que percorria na dela. Mas , como não se apaixonar por um homem que cuida atenciosamente e ama loucamente?
 Mas o problema é que , apesar de todo o cuidado e delicadeza de Ty , ele não deixa de ser um sequestrador, de manipular os pensamentos de Gemma  e articular maneiras de conseguir o que deseja. Posso caracterizar Ty como um homem com distúrbio , que odeia cidades e vê na terra , e em Gemma, sua única escapatória.
Foi estranho notar que eu tinha me apaixonado pelo vilão da estória. Perdidamente. Mas , isso já tinha sido me avisado na capa do livro .   

_ O que há do outro lado? 
_ Mais da mesma coisa. [...] 
_ Onde nós estamos? 
_ Por toda a parte e em lugar nenhum [...]
_ Quanto tempo você vai me manter aqui? - perguntei. 
Você deu de ombros. 
_ Para sempre , é claro.    


Lucy Christopher , a autora, consegue criar um cenário incrível ! E coloque incrível nisso ! As informações sobre o deserto, fauna e flora do mesmo , aproxima a narração da realidade. E você quase  chega a acreditar que a estória é verídica.   Suas descrições são quase que realistas. Aliás, todas foram embasadas em pesquisas.
Além disso , Lucy controi Ty de uma maneira espetacular e apaixonante. Isso porque a autora fez questão de mostrar o lado do vilão e os motivos de sua insanidade. Como? A narradora-personagem relata a história de Ty como pessoa e explica, mesmo que , vezes , superficialmente , as razões de Ty ser como é. 
Como consequência , o leitor enxerga Ty como alguém além de um vilão e se aproxima do sequestrador. Aliás... Ele é a vítima das casualidades da vida. 

É difícil odiar uma pessoa depois que você a compreende. 
 
 "Stolen" possui uma narração de ritmo lento, logo, não é apropriado para quem gosta de ações rápidas e um livro com ritmo acelerado. Ele é acelerado mas de um jeito diferente, singular. Contudo, a leveza e a lentidão da narração propicia ao leitor um maior aproveitamento da estória  e transmite, também, o passar do tempo lento no deserto. Ou seja, a linguagem tem uma relação direta com o tema do livro e a estória. Essa mesma linguagem lenta transmite ao leitor a mesma sensação de Gemma , quando a menina enfrentava a falta de atividades comuns no seu dia-a-dia e a calmaria e o silêncio de um local afastado dos centros urbanos.
 _ Você ouviu eles chegarem... Para isso você teria que ter uma audição de super-homem.
_ Quem disse que não sou o super-homem? 
 Você estava olhando para mim com um olho fechado, para protegê-lo do sol. Dei de ombros
_ Você me resgataria agora se fosse o super-homem _ eu disse em voz baixa. 
_ Quem disse que eu não fiz isso? 
_ Qualquer um saberia que não fez.
_ Então esse qualquer um está olhando as coisas de forma errada. 

Apesar da edição da editora ID pecar em vários tópicos, vários erros de digitação, pleonasmo , entre outros , o livro foi muito bem feito. Todo item ilustrativo do livro , a cobra , a borboleta e as rachaduras , tem relação com a estória. 

De qualquer forma , é fácil ser o que as pessoas querem: basta dar a elas alguma coisa para olhar, sorrir e dizer que elas são maravilhosas.

 Durante a leitura do título, tive a sensação de estar em um filme de aventura daqueles que passam na Tela Quente trilhões de vezes . Pensando bem, seria uma ótima ideia adaptar "Stolen" para o cinema. Hey Hollywood , olhe "Stolen" aqui!

 Então , concluí que a caminhonete devia ter enguiçado, ou morrido, e você estava voltando pra casa. 
_ Pra casa? 
_ Sim _ Sua boca se retorceu. _ De volta pra mim.
Durante a narração , a protagonista recorda acontecimentos e os relata mantendo uma certa relação entre seu passado , na cidade de Londres, e seu presente, no deserto austríaco. Mas, a autora mantém uma linha de raciocínio tão clara que , mesmo com a apresentação de fatos passados no meio da narração, o leitor não se confunde. 
 Era como se eu tivesse morrido e entrado no céu. Só que não havia anjos.

   E para finalizar esse comentário gigante de "Stolen - Carta ao meu Sequestrador" quero fazer uma pequena observação : Soltei lágrima no final do livro. Recomendo a qualquer pessoa que queira algo diferente, e que esteja saturado desse mercado editorial cheio de mesmice. Além disso, quero agradecer ao meu namorado por me presentear com um exemplar desse título, queria há anos um , sem ele não o teria lido .
E não se esqueça de deixar o seu Comentário!

19 COMENTÁRIOS:

  1. Não conheço esse livro e nem sabia dele até esse momento. Gostei demais da resenha e vou colocá0lo na minha lista de desejados para leitura.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, o livro parece ser mesmo bom, lerei assim que possível!!

    ResponderExcluir
  3. Suspense *-*
    O livro parece seu muuuuuuito bom, livros de suspense e aventura são os meus favoritos !
    Boa resenha, gostei ^^

    ResponderExcluir
  4. A mulher sequestrada pega o sequestrador no final?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem espaço para brincadeiras bobas. :)

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro! Adorei! Espero que ele seja tão bom quanto a sua resenha. Bem que poderia ter um sorteio dele né? Hahaha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Aiiiww *--*
    Esse é o meu tipo de livro, to louca atrás dele :)
    Adorei a sua resenha.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTA: marinahgattuso

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Com os seus comentários fiquei mais interessada no livro. Não sou muito fã de livros lentos, mas com uma história dessa com certeza vou gostar.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Essa frase já chama a atenção,muito boa a resenha,realmente esse cenário do deserto é muto exótico.Fofa a capa do livo.
    Fiquei curiosa para saber como vai terminar esse "sequestro por amor".

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha. Não conhecia o livro até o momento, mas parece ser muito bom. O ruim é que os livros bons mesmo não são muito conhecidos, vou ler em breve. ;3
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li esse livro, mas sem dúvida fiquei curiosa...

    Mar, tem um selinho para você lá no blog.

    http://layalmeida.blogspot.com.br/2012/12/selo-premio-dardos.html

    Beijinhos
    Lay
    De Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  11. Nossa, você escreve resenhas muito bem! :3 Faz a pessoa ficar com muita vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico hiper feliz que tenha essa opinião Ruhama Pessoa. :D
      Abraços. Mar

      Excluir
  12. Olá, tudo bom?
    Gostei mto da sua resenha, e tbm assisti o video falando do livro!
    Ainda não li, mas entro pra listinha de desejados com certeza!
    Bejos ;)

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curiosa agora, quero ler!
    A capa do livro é uma graça, e esse sequestrador rs?

    Seguindo!
    lepetit-mari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Mar!!
    Eu li esse livro em um dia e o achei muito bom também.
    Antes de ler sua resenha eu tinha até comentado com uma amiga (a qual indiquei o livro para podermos conversarmos sobre o mesmo)que me senti como tivesse assistido a um filme, não lido um livro. Quando eu fecho os olhos eu vejo o deserto de areias escuras, as "separadas", a casa e o próprio Ty se pintando (essa é minha parte favorita). Achei tudo muito fascinante, chorei também quando acabou, porque eu queria muito saber o que aconteceria com ele, se ele foi realmente condenado ou depois de ser preso ele voltou pro deserto, queria algo que me confortasse pra saber se ele realmente ficou bem (isso soou estranho, se sim, não ligue... hahaha).
    Esse é o livro que com certeza eu lerei novamente, mas daqui a alguns anos. Acho que no mundo que vivemos as vezes precisamos ser sequestrados pra podermos analisarmos tudo que somos, para o nosso próprio bem mesmo. Acho também que em algum momento da minha vida vou precisar ser salva pelo Ty.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  15. Aaah e esqueci de mencionar que adorei o jeito que você faz suas resenha acrescentando partes do livro.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Justini, quanto tempo!
      Nossa obrigada pelo carinho, flor. Amo quando meus leitores exmpressam suas opiniões e o que aconteceu durante a leitura das obras.
      Eu adorei o livro também ! Quem venha outros da Lucy Christopher!
      Beijocas. Mar
      www.Imaginayre.com.br

      Excluir
  16. Esse livro é realmente sensacional, Mar Paschoal.
    Foi indicação de grupo de leitoras do facebook que conheci Stolen e nunca tinha escutado falar dele ou da autora, comecei detestando ele (sequestrador) e comecei a ama-lo e ficar com raiva dela por trata-lo tão mal! rsrs
    É uma mistura de sentimentos, chorei tb com o final!
    E li em uma noite de insônia, simplesmente ñ conseguia parar!

    Não sei se já houve criticas negativas pra ele, mas sinceramente ñ vejo como tb!
    Bjos...

    Simonir Rodrigues

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016