Louca sua miga

domingo, 28 de outubro de 2012

[ Especial ] O Papel dos Blogs Literários

 Não é novidade que empresas de diversos ramos (literários, de modas entre outros) investem cada vez mais em propagandas via internet. É fácil de notar em Redes Sociais, Sites de Sorteios em massa  e até em Página de Buscas , banners que rodeiam quase toda a página .  Isso já é normal demais . E as empresas querem algo mais. Porque banners são apenas banners. Agora propaganda boca à boca é muito mais eficiente. É que nós , blogueiros, entramos! 

A bola da vez são os blogs .

 E como o "Imaginayre" é um blog literário , vamos destacar nessa postagem aspectos dessa modalidade. Nesse post especial , você poderá conferir dicas para novos blogs e entender , é claro , a importância desse veículo de informação. 
Clique em "Leia Mais" para ler esse Especial.
Obs: Não escrevemos ligados á nenhuma editora . 



A IMPORTÂNCIA DOS BLOGS LITERÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM EDITORAS. 
Os Blogs Literários passaram a ser o principal ligante do consumidor com a editora. Não, não somos terceirizados nem nada. Muito menos recebemos algum tipo de lucro , em dinheiro. Pelo menos não provindo da editora. Apenas certo material para fazer a propaganda. Mas indiretamente o blog faz a propaganda e bota a mão na massa . Não entendeu? Vamos explicar!!!
Cada Editora tem seu departamento de Marketing. Essa parte da empresa desenvolve um projeto de publicidade para as vendas aumentarem. Fomentam uma estratégia de acordo com seus produtos e as estatísticas de venda. Mas pra quê contratar revistas, jornais e anúncios diversos , se o maior público está na internet e parte desse público adoraria fazer propaganda 0800 ? E o melhor? Em troca apenas dos produtos da editora ! É super viável para essa empresa . Vejamos porquê ...
 Não há uma pessoa que não tenha acesso à internet, todo o seu público está ligado à ela.
Os custos em publicidade se reduziriam e , claro, a visibilidade de seus produtos aumentariam.
Uma propaganda feita boca à boca é muito mais eficaz do que banners espalhados. Por que será? Quantas vezes você leu a opinião de alguém sobre certo produto na internet, e quantas clicou naqueles banners em rodapés de sites?
A Partir daí , é óbvio, os blogs se tornaram além de formadores de opinião e disseminadores de informação, um veículo de propaganda . Na maioria das postagens o blogueiro dá dicas e , consequentemente , impulsiona a venda da editora específica.
Mas , a importância de um blog literário não é só restrita à disseminação de informação, na formação desta última ou na propaganda , está mais além disso. Está na influência que este, claro , em conjunto, tem.
Vamos explicar !!!
 A importância de um blog literário nunca é notada pelo próprio blogueiro. Isto porque, geralmente nós, blogueiros, ficamos tão preocupados em postagens, novos layouts, firmação de outras parcerias,  ganhar seguidores, prestígio, fazer amigos e outras tantas coisas que nos preocupam, que não paramos para pensar no nosso papel e importância, que acredite em mim , é grandiosa.
Nossa influência não está apenas no público. Os blogs em geral opinam sobre lançamentos em nosso território , e até decidem sobre capas , preços e afins (episódio recente quando a editora NC trocou o título de uma de suas publicações pelo simples acúmulo de pedidos de blogueiros , ou então, quando uma outra editora reduziu os preços de suas publicações porque os tweets de blogueiros começaram a ganhar espaço na Rede Social) . Além disso , somos os principais bancos de informações sobre publicações , informações e propaganda de Livros, Revistas e do mundo editorial. É claro que cada blog tem que ter uma perna em redes sociais, outros blogs e outro veículos que possam fazer a nossa própria propaganda. Mas no final de tudo, acabamos sendo os principais !!!  É só procurar no Google que nos acha . E isso, todo internauta faz.

A PROLIFERAÇÃO DE BLOGS E A BAIXA QUALIDADE DA MAIORIA
Não estamos falando de layouts perfeitos , muitos menos de uma escrita miraculosa . Não!!! Estamos falando da simples qualidade.
Com o quadro de importância de muitos blogs , as parcerias com editoras aumentaram. É normal. Mas isso impulsionou a multiplicação de blogs. Legal !! Isso seria ótimo ! Mas muitas pessoas acabam desleixando e queimando o papel dos blogueiros. Vamos entender isso!
Seria ótimo, seria não , é ótimo  que o quadro de blogueiros existentes no Brasil aumente.
 Principalmente literário, já que nossa cultura precisa dessa influência leitora. Mas o que aconteceu foi que , não só o número aumentou , como a má qualidade também.
Pessoas criam blogs para ganhar livros e para ganhar dinheiro com anúncios. É isso que está acontecendo!  De um tempo pra cá , o blog literário acabou perdendo a qualidade.
O blogueiro que lê deveria escrever bem , redigir uma resenha sem erros alarmantes , ou então , escrever sobre outra coisa. Pois é, o que leio na blogosfera literária me dá uma tristeza imensa ! I-M-E-N-S-A.
Vamos pensar, somos nós os leitores, somos nós que devemos dar dicas para aqueles que não tem na veia esse hábito, somos nós que vamos atingir o desejo de leitura em casa pessoa ... Então... Além de ler , temos que escrever bem. O Raciocínio é correto , não? Pois é ... Eu também que acho que é.
Essa é a teoria. Mas a prática ... É vergonhosa.
Leio na blogosfera LITERÁRIA erros como "lançamentos novos da editora..." ou então "Me Apaixonei com este livro". ( Não vou explicar o que está errado, pois vou ficar tremendamente triste se você , leitor e blogueiro, também não souber ). Acredito que se esses erros fossem escritos por um profissional da matemática, seria compreensível. Mas não por uma pessoa que lê 40 livros anuais e escreve para aqueles que querem aprender a escrever e ler melhor.
E o pior, não é erro de digitação... Nem é uma falha na hora de revisar uma postagem ... Nem vou escrever o que é...
E além dessa má qualidade , ainda contamos com "espertinhos" que transfere conteúdo de ótimos blogs para ter algum prestígio no seu... Simplesmente Plagiam...! Isso é uma coisa muito, mas muito, chata!

OS NOVOS BLOGS
Um Blogueiro deve saber o que quer fazer com um blog. Ele deve ter em mente que vai ser cobrado , e muito! Ainda mais se tiver um público grande. Ainda tem que ter a noção do seu público ... Se o público-alvo é formado por leitores assíduos, não escreva errado ! Acredito que há muita gente com um potencial incrível para criar um blog... Mas , da mesma forma, acredito que há muito gente "espertinha" querendo ganhar coisas fáceis.
Você , como um blogueiro novato , tem quer noção de que seu blog será lido , talvez, por uma leitora de doze anos, como também , por uma professora graduada com uma carreira incrível. Faça seu blog atender aos dois tipos de leitor... Não escreva coloquial ! Revise sua postagem , note erros na hora de publicar, edite , faça um layout só para seu blog, se não sabe mexer com HTML , procure alguém que faça um para você , escreva sobre o que você gosta, faça por prazer, faça amigos dentro da blogosfera, tenha contato com blogueiras e blogueiros experientes ... As coisas boas vêm com o tempo. Tenho certeza que você tem potencial.
Nunca Plagie!

7 COMENTÁRIOS:

  1. Acho que criar um blog literário pensando em ganhar alguma coisa com isso já é começar errado. Você só esqueceu de mencionar um ponto: o controle do ego. Tem blogueiro que precisa de duas cadeiras pra sentar: uma pra ele, outra pro ego.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mar!
    Nossa! Você disse tudo neste post e eu concordo!!
    Quando eu criei o blog foi apenas para divulgar minhas leituras e as parcerias foram as consequências, com o tempo.
    Eu ainda não consegui parceria com a NC!
    Adorei o seu post, é um alerta para todos nós!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, oi!
    Genial escrever aqui sobre isso. Justamente num blog.
    Plagiar é terrível. Nós, blogueiros, passamos horas trabalhando em postagens, vem um "espertinho" como tu mesma disseste, e, num "copiar-colar", já tem o mesmo conteúdo em seu website, bem formulado, pensado e repensado. Tendo o trabalho desonesto de apenas clicar duas vezes e pronto!
    Concordo também que a má qualidade de blogs é deprimente. Desleixo puro. É aceitável uma pessoa ter dificuldade em escrever bem. Mas, creio eu que, todo blogueiro, já que precisa da internet diariamente, tem um computador em casa. Ótimo. Se um blogueiro tem como ter esse serviço super próximo a ele, também tem recursos para estudar, nem que seja numa colégio público (que nem tem total culpa na má formação de alguns alunos). Se tal blogueiro estuda, por que nem se esforça para realmente aprende, ter uma base ao menos? Nenhuma pessoa é obrigada ou SABE tudo. Nenhuma. Mas cada um, cada blogueiro deve ter o bom senso de tentar ter a base que citei.

    ResponderExcluir
  4. cara eu vejo tantos blogs sendo criados para ganhar apenas livros
    mas trazer coisa boa (conteudo) nao quer trazer nao sabe u-u
    eu tneho blog literário e no ocmeço eu nao fazia ele como literario mas como amo muito ler acabou virando e com u mtmepo o pessoal disse para eu tentar parceria com editoras e pá
    hoje em dia meu blog é literário mas porque eu gosto

    ResponderExcluir
  5. Olá Mar...
    Você pode não imaginar mais sou seu fã numero um, é perfeito o jeito que você escreve e que mostra o que pensa , quando leio tudo isso consigo quase pensar junto com você.Está de parabéns desejo e juro que quero ver tudo sucesso do mundo para você pois da pra ver o quanto "soa a camisa" pra fazer desse blog essa referência..
    Que você continue assim expressando o que pensa e tornando dos seus pensamentos uma viajem global..
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post viu concordo com tudo o que você disse . Criei meu blog com a finalidade de informar , divertir e despertar a paixão das pessoas pela literatura , até porque na época eu nem imaginava que as editoras forneciam livros de parceria , adorei mesmo o post maravilhoso um beijão e tudo de bom !

    euvivolendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu blog. Excelente post.
    O material que você apresenta em um blog tem que ser algo que toque de alguma forma o seu leitor.

    http://naciadelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016