Louca sua miga

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Explicapa #5: A Coisa, Stephen King

Olá, Explicapa quinta edição pra vocês! :)

Desta vez será do mestre do terror e do suspense, Stephen King! Dono de mais de 50 livros publicados no Brasil pela Editora Objetiva/Suma de Letras, que ultimamente anda sendo a Rocco por causa dos preços abusivos...

Quase todos os livros do King foram publicados pela Suma de Letras, que é o atual selo que publica a maioria dos livros do catálogo da Objetiva. E seu mérito na literatura é grande. Quase todos os filmes de terror tem alguma inspiração no King.

A Coisa vai te deixar com pêlos arrepiados, Ainda penso que é a obra máxima de King, só perde para a saga mais volumosa que já vi: A Torre Negra.

E explicarei a vocês porque considero como obra máxima, só de olhar na capa!

A capa por si só já é macabra. Uma figura psicodélica de um palhaço, com olhos vermelhos e dentes horripilantes e ainda está embaçada, dando a impressão que o medo é tão grande a ponto de não conseguir visualizar ou pensar racionalmente no que está te deixando com medo... E um palhaço? Vampiro? Monstro? Animal? Ou algo bestial com uma junção de vários seres em um só? Não dá pra saber...

E é isso que o livro retrata: O medo.

O livro conta a infância e a vida adulta de seis amigos. Em uma fictícia e pacata Derry no estado do Maine (palco de vários livros do King), em 1958, eles aprenderam o verdadeiro sentido de algumas palavras: Coisa, medo, desespero... Foi ao longo de junho, durante as férias escolares, que Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly que descobriram o verdadeiro valor da amizade, lealdade e... Medo. Eles enfrentaram um ser sobrenatural e maligno que deixou em Derry, marcas de sangue que jamais foram esquecidas.

30 anos depois, depois de um telefonema de um amigo que ainda mora em Derry, eles são obrigados a voltarem e se reencontrarem: A Coisa está de volta!

Devo confessar: é um desafio para eu ler um livro de King, a maioria dos livros são volumosos pra caramba! E A Coisa não é exceção: Possui 750 páginas, sendo que o original americano tem mais de 1000 páginas. A minha edição que é de 2001, comprei num sebo (livros do King sempre são caros!) e a diagramação da página ajuda no volume do livro: sua margem tem menos de 2.0 cm e tamanho de fonte aparentando ser o 10 ou 11!! Mas, pelo menos, a sua escrita digna de um contador de histórias, flui muito bem. Tem muitos pulos temporais, mas King consegue desenvolver muito bem.

Pretendo muito em postar uma resenha dele, mas para isso, terão que ser pacientes: sua quantidade de páginas fará que eu demore para ler.

Diante das minhas impressões, Stephen King é Stephen King! Não deixem de ler ao menos um livro dele!

E só pra constar: vocês só encontram, no mínimo, nos sebos e sites de sebos online (como Estante Virtual e Sebo do Messias), A Coisa está esgotado no fornecedor e não sei se a Suma de Letras irá republicar, apesar que ela relançou Saco de Ossos e lançará em outubro, Sob A Redoma de 2009 (Sim! Ela lançou só agora!!).

Até a próxima terça, imaginadores! ;)



8 COMENTÁRIOS:

  1. Poxa, legal! Apesar de não ser meu estilo literário ele parece apresentar uma boa leitura!
    Mesmo sendo terror, a capa poderia ser mais bonitinha neh...
    Ta, é terror!

    bjs
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou muito medrosa, mas morro de vontade de ler algo do autor!
    Espero um dia criar coragem e me aventurar a passar algumas noites sem dormir... rsrs

    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Stephen sempre me dando medo com as capas xp

    ResponderExcluir
  4. Ok olha gosto muito de ler mas essa capa me deixa cheia de arrepioss \0/ credooo.... bem despenso esse livro #medrosa

    ResponderExcluir
  5. Adoro o livros do Stephen Kind os ultimsos que eu li foi: O iluminado e a Espera de um Milagre adorei os dois.

    ResponderExcluir
  6. A capa dá medo mesmo e deixa a dúvida do que seria essa coisa. rsrs
    Nunca li nenhum livro dele, acredita? Sou doida pra ler, mas cadê o dinheiro pra comprar? O único que eu consegui comprar foi uma versão de bolso que está na minha estante há séculos.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. confesso que não é meu gênero preferido de livro, mas por ser do stephen king e pela boa fama que ele tem, eu tenho uma certa vontade de ler, só não gostei da capa, tenho horror a palhaços. kkkkk

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016