Louca sua miga

sexta-feira, 2 de março de 2012

ESPECIAL: Capas Semelhantes

Olá Meus Imaginários,
hoje a postagem é sobre um tema bem interessante que no mundo literário contemporâneo vem acontecendo várias vezes. Algumas bizarramente. Simplesmente são duas capas com a mesma imagem, cada com um retoque diferenciando-a , algumas vezes mudando apenas coloração. Mas estórias bem diferentes uma da outra. Não entendeu? Então acompanha a postagem!

***

Eu "caminhando" pela vasta internet , em blogs literários e no meu amado Skoob procurando alguns novos livros,e não saturados, no mundo virtual para ler e consequentemente resenhar, percebo que além de livros como os da série "Os Imortais" , temos uma vasta linha de imagens repetidas nas capas de diferentes livros. Um exemplo disso encontrei no Skoob.

O livro "Corações Sagrados" da autora Sarah Dunant tem a mesma imagem que o livro " A Vidente " da série de autoria de Hannah Howell , com modificações apenas em sua coloração , a mudança com o giro de 180º e pequenos detalhes no design . Perceba:

O ponto de vista , que obviamente é meu particular, sendo assim você , leitor, pode ou não concordar, é que:
No Brasil paga-se caro por um livro. Acredito que seu preço é estimável e também vale a pena, pois um bom autor não demora dois dias para escrever uma boa história. Demora mais , e deve ,sim, ser bem recompensado pelo seu trabalho, assim como qualquer outro bom trabalhador. Mas, mesmo assim é um preço bem alto. Alto pelo que estamos adquirindo ultimamente.
Acredito eu que as editoras deveriam ter um pouco mais de respeito por cada livro publicado. Não que a capa julgue alguma coisa, muitas vezes sim, mas estamos lidando com coisas repetidas.
Tem-se um mercado saturado de estórias vampirescas, sobrenaturais, monótonas, enfim... Uma literatura de massa. Criada em forma quantitativa e nada qualitativa. As morais, o que seria de grande valia em ficção, estão repetitivas . E isso seria uma grande clichê : repetir que a literatura está saturada, e que a nossa nativa não está sendo valorizada. Pois bem, não está mesmo! E eu faço parte disso. E por um momento me envergonha todo esse consumo exagerado de livros com as mesmas histórias. Que mudam apenas um ou outro nome . E agora, com as mesmas capas. Você também, acredito eu.
Os finais são os mesmos, as capas são as mesmas, os temas e morais , os que ainda tem, são os mesmos.
E agora, até os blogs são os mesmos!
Aonde estamos querendo chegar com essa estereótipo? Se um livro não anda rápido ele é ruim? Se ele não te instiga a chegar ao final, ou não te envolve de uma maneira louca, ele é ruim? Ou se não tem um mocinho o qual você sonhou a vida inteira, ou mesmo quando um das suas personagens prediletas tem um final trágico, e você se incomoda com isso, ele é ruim? E quanto a originalidade do autor? Do livro em si? E quanto ao trabalho ao pensar em algo diferente? E a mensagem que ele quer passar para quem lê? Adianta alguma coisa ler várias vezes as mesmas histórias só porque ela te envolve e te conforta por tudo o que você não consegue? Ou seja, simplesmente uma maneira de se completar lendo a mesma coisa, mas não adicionando em nada na sua personalidade? Adianta ler um livro que não vai lhe acrescentar nem no modo de viver? E que é ridiculamente previsível?
Seja bem vindo ao nosso mercado quantitativo. E você, caro amigo, está ajudando a ser apenas mais um , que lê mais uma história . E que esta, por sua vez, é igual a todas as outras que você leu antes.

6 COMENTÁRIOS:

  1. Concordo com o negócio do preço, mas o que mais me irrita é que a maior parte do lucro não fica com o escritor a maioria deles vai paras as livrarias :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  2. Concordo com td isso q vc falou! A criatividade hj em dia está perdendo p/ lucro das editoras!

    ResponderExcluir
  3. aushaus isso não deveria acontecer , mas enfim né kkk

    ResponderExcluir
  4. Bomm.. tbm acho q isso não deveria acontecer..
    depois de ler, fui dar uma olhada pra ver se achava mais alguma.. mais achei varias capas iguais.. e algumas não tem nenhum efeito..
    exemplo: livro vidas secretas e o Hex Hall,
    até o livro os imortais tem uma capa mto parecida com um livro q se chama North of Beutiful, a capa de A mediadora - Meg Cabot com The dark Divine...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016