Louca sua miga

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Como adquirir o hábito de ler?

coração Olá Imaginários, hoje o blog tratará de um assunto que está em várias campanhas... Mas que não é profundo. O Incentivo a Leitura, e como adquirir o hábito de ler. Há campanhas de incentivo, frases, propagandas e até incentivo governamental no Brasil há. Mas isso não é o suficiente. Percebo que os adolescentes na hora que pensam "Vou começar a ler para melhorar minha interpretação" ou melhorar qualquer coisa ligada as letras fica um pouco perdido. Pouco não, literalmente perdido. Não sabe o que pegar para ler, e quando pega , lê qualquer coisa . Ele, consequentemente, acaba tomando pavor da leitura. (Tive um exemplo com meu namorado, ele pegou o livro de mais difícil leitura que já vi, falando sobre Hitler com termos que ele nunca viu. Não se pode começar a ler , tendo como primeira leitura um livro com narrativa pesada).
É lógico também que os brasileiros têm preguiça de ler mais por conta das obrigações escolares. Eu , particularmente, não tinha amor a leitura quando era obrigada a ler pela minha escola. O contrário, eu tinha preguiça. O que é normal dos adolescentes . Há adolescentes que acham que leitura é só de livros didáticos e que a escola manda. Terrível certo? Mas é para isso que existem váaarios blogs literários espalhados pelos computadores brasileiros e de muito fácil acesso. É só dar uma pausa no Facebook e começar a vir pro lado da literatura. Você ganha muito mais!
Mas aí que está... Como começar a adquirir o hábito da leitura quando o que te ensinaram a sentir por ela, era só ódio? Como ter paixão a livros quando a sua família não passa esse amor a você?

Particularmente minha família não gosta de ler. Apesar da minha mãe ser professora , ela não é leitora compulsiva. Ela estuda porque tem que estudar, e lê o que tem que ser lido. Meu pai, nem falo nada, ele tem pavor de ler. E eu ? Sou aficcionada por livros . Tenho paixão por letras no papel. Quer mais exemplo que isso? O seu.
Não sou ninguém , não dito regras mas irei dar uns conselhos para quem quer ler alguma coisa...

coração Passo 01- Não veja um livro como sua Obrigação. E sim seu lazer.
Para início de conversa, os livros não são sua obrigação. Você continua ou para quando quer! Não os leia como se fossem uma coisa pesarosa e difícil, mesmo o primeiro livro. Tente desfrutar, imaginar a história, ir criando as personagens na cabeça, e se deixe apaixonar . Mesmo por seres fictícios. Pause e re-pause a leitura quantas vezes quiser para imaginar a cena , e repeti-la como em um filme romântico , ou qualquer uma cena que você ame.

coração Passo 02 - Escolha bem o que ler.
Não adianta você pegar um livro de difícil leitura e falar "Vou ler e entender tudo", porque você não vai. Não estou te subestimando, mas pense... Há pessoas que leem o dia inteiro e quando pega um livro deste tem dificuldade. Por que você, que não lê nada, entenderia tudo? Ou você acha que entende, ou engana a você mesmo.
Conclusão: Procure livros parecidos com os tipos de filmes que você costuma assistir. Temas que você se interesse, pesquise sobre o livro antes de ler, há tantas resenhas boas em blogs , tantos comentários e pessoas que você pode perguntar se o livro realmente vale a pena comprar. Leia resenhas, pesquise os comentários e veja se esse livro compensa e compre, ou não.
Encontre um blog com um blogueiro do mesmo gosto que o seu. Algum blog parecido com você. Exemplo: Se você tem 17 anos Leia o Imaginayre sempre leia blogs em que os autores/blogueiros tenham a mesma idade , ou parecida, e com os mesmos gostos. Ou blogs que você simpatize, assim você sempre terá dicas de livros do mesmo gosto que o seu.

coração Passo 03 - "_Meus pais não querem gastar dinheiro com livro."
Pois é eu passei por isso. Bem , o que eu tenho a dizer por experiência, você não precisa comprar! Hoje em dia tudo é bem mais fácil. Você tem a rede social Skoob , que é um site onde você troca os livros que você já tem , e ainda participa de BookTour (Um livro viajante: O Livro roda pelo país inteiro por correio, e as pessoas vão lendo e passando para o próximo da lista). ( Indicação: Participe do Grupo no skoob "Livro Viajante"). Além também de você ter uma imensa lista de livros que conhecerá facilmente , e também de ter a oportunidade de pegar livos emprestados.

coração Passo 04 - Procure ler autores diversos.
Não fixe em apenas um autor. Não olhe só para frente , exemplo: Não leia apenas Stephenie Meyer. Isso não é qualificar seu vocabulário e sim restringi-lo.
Leia de tudo. Procure ler Meg Cabot, até Harlan Coben, mas claro não deixe de ler sua amada Meyer, ou qualquer outro autor favorito seu.

coração Passo 05 e Final - Indicação de alguns autores
Como você, leitor, sabe o blog Imaginayre é denso e tem várias dicas para você iniciar sua lista de leitura. Então caso você queira ler alguns livros, entre em nossa aba de "Livros" em nossa sidebar (encima da área de postagem) e desfrute nossos livros já postados.
Indicações a parte, cada um tem um estilo. Se você é uma menina , adolescente, leia Meg Cabot!!! Há livros encantadores com uma narrativa especial. Se você gosta de um mistério e reviravoltas mirabolantes leia Harlan Coben, ele é um mistério !!!! Se você gosta de um tema bem polêmico , totalmente Colleen Curran, a autora do livro "Anjos do Sagrado Coração" é a mais desinibida para escrita e polêmica. (Bota polêmica nisso!) .
Há uma lista infinita de bons autores , basta você escolher!!!!
Espero que tenha ajudado !

Deixe seu comentário, sua experiência... Como você está se saindo em seu início de leitura, ou como você se saiu quando começou a entrar no mundo das páginas... Conta pra gente!!

14 COMENTÁRIOS:

  1. Amei as dicas, poxa eu sou uma apaixonada por livro e nunka entendi direito quem não gosta, mas infelizmente são a grande maioria! Meu pais não gostam de ler (minha mãe até tenta mais não é pra ela rs) Não sei de onde nasceu essa paixão em mim rs

    Meu bff tem problemas pra ler, mais ele tem muita vontade de gostar, eu tó ajudando ele com isso então suas dicas chegaram no momento certo! Brigada ;)

    Adorei seu blog! Tó seguindo ;)
    se quiser passar lá, segui e comentar tbm
    eu vou ficar feliz rs

    http://falleninme.blogspot.com

    PatyScarcella

    ResponderExcluir
  2. Várias pessoas no Brasil dizem que não leem por não ter dinheiro ou tempo...Concordo que os preço dos livros no Brasil são altos e alguns trabalham muito..Porém quando têm uma festa para ir, acredito que todos arrajam dinheiro e tempo! Então nem que seja ler um livro por mês, já é válido!

    http://olhosleem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Aii...eu adoro ler!! Vou largar um pouco meu blog e voltar a ativa com a leitura viu!!!

    Desculpe a demora para responder e lhe fazer visitinha viu, ando super ocupada, ai com o blog só tenho tempo de postar, mas não poderia deixar de vir aqui agradecer seu carinho de sempre flor.

    Bom final de semana viu.

    Beijinhos e fique com Deus

    www.universoglam.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Mar!!
    Muito legal esse post! E o que você falou é muito importante: não dá começar a ler pegando um livro chato, pois é aí que não se pega o gosto pela leitura. Claro que o que eu amo de paixão pode ser um pé no saco para outros (e vice-versa), por isso cada um precisa descobrir o que gosta. Ler blogs é uma ótima maneira de pesquisar quais livros se quer comprar!
    Felizmente estou trabalhando, mas quando era mais nova e dependia dos pais, sempre pegava os livros emprestados com amigos, ou comprava em sebos. Agora tem o site Estante Virtual que tem vários sebos do Brasil inteiro, já comprei lá e o livro chegou em perfeito estado (e mais barato!).

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas e eu sou totalmente parecida com você!
    Minha mãe TAMBÉM é professora e TAMBÉM não lê. rs
    Meu pai lê mais por causa da faculdade, ele faz teologia e lê bastante...
    E eu também NUNCA podia gastar dinheiro, principalmente com livros. kk
    Agora eu leio bastante e tenho o meu amado e querido blog. rs
    Adorei as dicas e, se você me permite, vou usá-las numa roda da leitura. Posso ?

    Beijooos.

    ResponderExcluir
  6. Olá lindoca do meu coração! Amei o post, você sempre arrasa!
    Vim dá uma passadinha rápida pra dizer que só restam poucos dias para participar do sorteio do Ladies Di! Participem que o prêmio vale a pena! ? http://theladiesdiamond.com/2012/01/sorteio-1-sorteio-do-ladies-diamond-em.html
    Beijos de diamante,
    Tuka Sampaio
    Blog / Fanpage no Facebook / Twitter / Youtube

    ResponderExcluir
  7. Que legal *-*
    AMEI as dicas, a postagem,...
    E começar por um livro que não atrai a atenção não dá né?!

    Blog fofo! <3

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  8. a NC não enviou ainda... peguei as fotos lá do facebook deles! :D

    ResponderExcluir
  9. Oi Mar, ameis suas dicas!
    Mas olha, a gente fala que brasileiro não lê, mas esses dias eu esbarrei em uma pesquisa que apontava que o brasileiro gosta mais de ler do que norte-americanos, ingleses e franceses. Não é muito (se não me engano a porcentagem de brasileiros que leem com frequencia apontada pelo estudo era de 46/49%), poderia ser bem mais, mas acredito que já é um começo.
    Acho que o que mais dificulta alguém a adiquirir o habito de leitura é o jeito que a escola introduz os livros quando os alunos chegam ao ginásio (porque no fundamental as crianças leem qualquer coisa que você der a elas) e o fato de as pessoas ficarem perdidas em relação ao que ler.
    Enfim, amei o seu post. Acho que já disse, haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post, bem interessante. Gostei deste "tutorial", principalmente quando você aborda sobre a questão financeira(principal motivo alegado pelos - leitores em potencial -).
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  11. Eu, desde que me conheço por gente, sou apaixonada por livros! E toda a minha família tbm... então eu não tenho graaandes problemas em relação a leitura!! Leio de tudo um pouco!! hehehe
    E realmente, não se deve ler um livro como obrigação mas como lazer!!!

    Bjs
    Ale
    Introducing you a Book

    ResponderExcluir
  12. Oi Mar!
    Você tocou em um assunto interessante. Acho que fui uma adolescente atípica, pois adorava ler os livros que a escola mandava. haush
    Tive muito incentivo do meu pai (apesar de ele só ler livros de auto ajuda).
    Entendo perfeitamente o que você disse de não começar por livros complexos. O garoto lá do meu estágio começou a ler um livro (não lembro qual) e a partir daí não quis mais ler nada.
    Acompanhar blogs literários e seguir as nossas dicas é um bom jeito de começar a ter amor pela leitura.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oii Mar!
    As dicas são ótimas.
    Eu não sabia do livro viajante e achei bem interessante e legal.
    Vou participar.
    Eu sempre gostei de ler, mas acho que foi por influencia do meu irmão.
    Costumo dizer que quem não gosta de ler é por que ainda não pegou o livro certo.

    Beijos
    http://opadezoitoanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Gostei das dicas, o incentivo, mas concordo que a 1º dica é a melhor: Não veja o livro como uma obrigação, pq se ele te deixa assim, pode deixar ele de lado e ir atrás de outros ;)

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - Correr ou Morrer (James Dashner) http://bit.ly/zTJ3pG

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016