Louca sua miga

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Livro: Noite Eterna


Livro: Noite Eterna
Autora : Claudia Gray
Páginas: 297
Editora: Planeta
Origem do Livro: LV - Skoob
Classificação:

A Sinopse
Claudia Gray, autora que vem conquistando jovens do mundo inteiro, apresenta personagens convincentes em uma narrativa de tirar o fôlego em Noite eterna. Bianca acaba de deixar a sua cidade natal e é a aluna nova em um misterioso colégio, onde seus colegas parecem perfeitos demais para ser verdade. Ela se sente como um peixe fora d´água até conhecer Lucas, outro solitário. A química entre os dois é irresistível e Bianca se vê disposta a arriscar tudo para ficar com ele.Mas alguns segredos obscuros vão ficar no caminho do casal e farão a jovem questionar tudo em que até hoje acreditou. Este é o primeiro de quatro volumes da série. Noite Eterna que a Editora Planeta traz ao Brasil.


A Resenha
O contrário de clichês , onde o vilão vai para matar a mocinha , mas acaba se apaixonando por ela e então não o faz por amor. Noite Eterna nos apresenta um mocinho que com o decorrer da história , mostra que não é tão mocinho assim.
O livro é do estilo sobrenatural, vampiresco. Mas antes de ler, eu não sabia disso, e se soubesse, não teria lido. Teria perdido muita coisa!
"Noite Eterna" é o nome de uma escola que esconde muitos segredos. Muito mais do que os alunos acham que sabem. Não são apenas as gárgulas monótonas e assustadoras no meio do gramado da escola , e nem mesmo os alunos arrogantes com os novatos , os culpados pela escola ter um ar sombrio, e de difícil adaptação. Simplesmente não. A escola é muito mais do que isso, e a jovem Bianca quer descobrir isso. Mas ela acaba percebendo que antes mesmo de conhecer o local onde ela foi forçada estudar pelos pais, ela precisa de autoconhecer. A resposta para algumas de suas questões , está dentro dela.
Bianca não tem uma adaptação fácil, ao contrário, ela tem uma péssima auto-estima, e se acha "diferente" , no pior sentido, do tipo de gente que a rodeia. Até que conhece mais um novato, o misterioso Lucas Ross, ombros largos, cabelos castanho-claro e muito charme. Difícil não se apaixonar pelo garoto da maneira que Bianca narra. Então, a garota que achava que seu cabelo ruivo não combinava com sua pele extremamente pálida , torna-se uma garota confiante.
Mas neste meio, tem o galante Balthazar. Ele, para a infelicidade de Bianca, faz parte do grupo dos "arrogantes", mas não chega nem perto de ser como eles. O contrário, além de lindo o garoto é bacana, e super gentil com a ruivinha. Óh" que dúvida! Quem eu escolho? Quem eu escolho? Mas , não é tudo beleza na vida da garota. Não é só romance, e nem gargalhadas com o palhaço Vic, e nem com a revoltada Raquel, ou mesmo com a escolha entre os galãs de sua vida. Bianca quer descobrir os segredos que rodeiam a escola. Mas antes disso, ela descobriu o segredo que rodeava a sua vida.
No baile de Outono da escola, Balthazar a convida para ser sua companhia, Bianca não recusa, apesar de querer ir com Lucas. Mas para sua felicidade, enquanto dava uma volta pelo gramado da escola, encontra com seu garoto, e por gentileza, Balthazar os deixa a sós. Sentados ao chão, os dois se entregam aos beijos, e Bianca sente uma vontade muito loca de voar em cima do garoto. E ela vai se entregando lentamente a seus desejos, até reparar que sua boca agora se encontra no pescoço de Lucas. Está o mordendo... Sua boca está cheia de sangue, e o garoto desmaia. Ela é... uma vampira? Mas ... ela não morreu, ela tem pai e mãe, e eles são professores dessa misteriosa escola. Ela tem fotos de quando bebê, e cresceu lentamente como uma adolescente, viu fotos de sua mãe grávida... E tem como ser ...? Mas, se não for , por que ela tem uma vontade muito muito louca de morder... Ainda mais Lucas?
Há muito mais segredos no mundo do que Bianca acha que tem.
Obs: Estou apaixonada por Balthazar e Lucas.

As Críticas
Claudia Gray simplesmente arrasa. Ou melhor , te mostra um outro lado de histórias sobrenaturais. No início do livro eu simplesmente arfei de ser sobre vampiros, e quase o abandonei. O leitor tem a sensação de que Claudia não parece saber o que escrever, e para aonde levar a história, mas não é o que acontece. Cada fato, como um esquilo morto no caminho de Bianca, é explicado lentamente quando se aproxima do final. Para quem passa as primeiras páginas, se depara com uma história que não é elaborada, e sim vários fatos jogados em uma folha... Mas o leitor muda de opinião quando conhece mais a fundo os detalhes de cada coisa.
O que se tem a queixar , é sobre o início do relacionamento de Bianca e Lucas. Este era revelado com infantilidade, como se os dois tivessem pouco mais de doze anos, com dúvidas e medos próprios de criança. Não parecia que relatava um relacionamento , que um dos membros era uma vampira de sentidos aguçados, em sua adolescência dotada de desejos e curiosidade, mas depois isso muda lentamente. Outro fato, o início do livro , se parece com os de Meg Cabot, e depois passa para sobrenatural, mas nada , digo NADA, parecido com Stephenie Meyer. Não há relutações , nem dor insuportável comAlinhar ao centro partida de amado, e nem nada dolorido como Crepúsculo. É simplesmente um livro de romance com sobrenatural.
O que mais me incomodou no livro , foi a mudança repentina de personalidade de Bianca. A garota era desajeitada e nada segura de si, e após saber algumas coisas sobre vampiros, ela arruma uma segura de si fenomenal.
Em suma, os hábitos de Bianca, seus medos e aversões desaparecem sem mais explicações. Afinal, pelo que pode-se notar , seus pais já haviam lhe contado sobre sua origem vampiresca, e a garota vinha tomando sangue , em copos e mamadeiras, desde quando criança . Logo não teria porque ter certos medos, quando sabia que seus pais eram vampiros , e "ser vampira" não era novidade para a adolescente, então, não tem fundo ter tanto medo assim da escola "Noite Eterna", pelo menos no início . Acredito que na continuação o leitor entenda tanto medo, deve haver algo mais.
Seguem os Quotes:


Minha inquietação com o mundo, minha completa convicção de que de fato havia nele um lugar para mim, não era coisa de ascolescente.
Era parte de mim, e sempre havia sido. Talvez sempre fosse.

Eu sabia que deveria admirar a habilidade de caça da coruja, mas não pude evitar sentir pena do camundongo.

Se você ama alguém , não deve deixar que mentiras se metam entre vocês.

O que parecia amor, na verdade , era traição.

Eu tinha sido avisada, mesmo antes de encontrar Lucas, de que as flores não eram para mim, mas tentei colhê-las de qualquer modo, a despeito dos espinhos e da tempestade.

_ O autoconhecimento é sempre melhor que o autocontrole, sabia?

12 COMENTÁRIOS:

  1. Quando eu comecei a ler também não sabia que era sobre vampiros! Fiquei com cara de boba e me surpreendeu quando Bianca deu uma mordida no Lucas rs. Nunca imaginei que seria ela a diferente...

    Este livro foi pura supresa pra mim! Comecei a ler achando que era mais um quase infantil, e terminei querendo imediatamente o outro volume! Hoje tenho toda a série e adoro!

    Também fiquei confusa com algumas coisas, mas a autora não deixa nenhuma ponta sem nó (:

    Um beijo!
    www.estejali.com

    ResponderExcluir
  2. Oie! Gostei muito da sua resenha! O livro parece ser muito legal, ainda mais por a primeira vista não parecer tratar de vampiros. Adoro surpresas. Mas se eu o visse em uma livraria, sem antes ler nada sobre ele, com certeza não seria "amor a primeira vista", eu não gostei da capa. Acho que não chama a atenção e é muito monocromática. Espero que tenha algum sentido com o livro.
    Gostei muito, grande beijooo!!!!
    Grazy

    http://meusantidotos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Mar! Muito em breve pretendo ler Noite Eterna e Caçadora de Estrelas. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já me indicaram este livro, e estou louca para ler!!
    Adorei sua resenha e fiquei mais curiosa para ler, espero logo poder matar minha curiosidade!
    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei esse livro primeiro porque o preço me agradou bastante, mas eu também não sabia que se tratava de um romance vampiresco. Foi uma surpresa descobrir o fato no decorrer do livro.
    Não sei dizer se gostei ou não da leitura... acho que poderia ser melhor! Não morri de amores pelo Lucas e nem fui muito com a cara da Bianca.

    Mas gostei muito da resenha!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  6. OOOOOOI flor,
    adorei o post fiquei super louca pra ler esse livro. #supersério
    Bom adorei o blog e estou seguindo retribui?
    Pretendo vim mais vezes aqui.

    Beijos, Paloma
    http://espelhomeu-espelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, Mar!

    Eu gostei de sua resenha, creio que você analisou criteriosamente o livro, mas tenho uma consideração a fazer: tome cuidado com as vírgulas! Muitas estão empregadas indevidamente e isto não é legal em uma análise literária,ok?

    Um grande abraço,
    Blog Seis Milênios.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visita ao blog.
    Já estou seguindo.

    Beijos, Juliana.
    http://bloggirlpop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro....
    vc aprofundou bem o livro...

    bjos

    Philip Rangel
    Entrando numa Fria

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Mar, uma resenha completa, muito bem detalhada...
    Adoooroooo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, não conhecia este livro e sua resenha me encantou, parece ser mesmo bom, apesar de ser de vampiros. Estes vampiros não fazem meu estilo de leitura. Mas sua resenha está muito boa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não tenho muito interesse nessa série e não sei porque :/

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016