Louca sua miga

sábado, 10 de dezembro de 2011

Resenha : Anjos do Sagrado Coração

Nome do Livro: Anjos do Sagrado Coração
Autora: Collen Curran
Editora: Galera Record
Ano: 2005
Páginas: 302
Classificação:

Sinopse:
Astrid, Juli e Thisbe têm 15 anos e estudam no último colégio só de garotas de Milwaukee. Em meio às freiras, colegas nerds e garotos mais ou menos interessantes, elas vivem em uma montanha-russa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A emoção é a única recompensa que as garotas procuram, com suas botas militares e suas saias curtas sobre as meias arrastão.

Origem do livro: Comprado
Resenha: (NÃO HÁ spoiler)
Anjos do Sagrado Coração relata a história de três amigas . A narradora é Thisbe, quem também participa da história. Docinho, como a garota é apelidada mais tarde por suas amigas, após um contravento em sua antiga escola, Thomas de Aquino , foi estudar no único colégio de Milwaukee , que seguia à risca a tradição: apenas meninas estudavam na escola.
Nessa mudança, Docinho conheceu a geniosa Astrid, e a problemática Juli. As três formavam "As putinhas da Colina". E pode acreditar, elas se orgulhavam disso. Quando Thisbe, uma garota que mal falava , entra em contato com Astrid, ela se deixa influênciar. Nota-se em todo o livro, que a autoria de todos os pensamentos de Juli e Thisbe , é de Astrid. Ela as faz pensar e agir como ela. Algumas partes até mostra que, quando as duas fazem algo que envergonhasse a louca Astrid, elas escondem com um certo tipo de medo da amiga.
O livro baseia-se apenas em relatos do cotidiano de adolescentes problemáticos, e loucuras feitas por cada tipo. Não há mocinhas e príncipes, nem final feliz e muito menos um local aonde chegar. A história desenrola como os dias de um adolescente, como um diário contado os detalhes do ocorrido . Desabafos adolescentes da falta de atenção dos pais, e da incompreensão por parte dos adultos.
As três garotas se envolvem com garotos, drogas, cigarros, bebidas, e tudo o que é oferececido ao mundo adolescente. O livro em si , foi muito criticado por ser um livro forte , e ter uma linguagem bem pejorativa, com xingamentos e uma linguagem repetida ao extremo. Collen escreveu de um jeito totalmente parecido com o pensamento de uma adolescente com o simples objetivo de aproveitar a vida.
A relação de amizade das três , é bem diferente do que lemos em outros livros. Nunca mais irei esquecer o que Atrid fez com Thisbe , em relação ao garoto que ela gostava , Devin, e a fez perdê-lo, sendo influênciada mais uma vez. É louca a amizade delas. Elas fazem *oral no ficante da outra , (pode acreditar, a autora relata isso com detalhes, sem voltas, direto ao ponto) e continuam amigas. Mesmo cada uma com seu problema individual, quando estão juntas, não desabafam, ao menos conversam sobre. Simplesmente , saem envolvidas na escuridão da noite, em troca de diversão, muito sexo, e cigarros.
Totalmente polêmico. E simplesmente louco de se ler.


Opinião: O enredo da história é muito bom. O problema é que, inicia de uma forma que não leva a lugar algum, pelo menos até a metade do livro. A classificação fica apenas por três estrelas , por eu ter desanimado total de lê-lo, e ter continuado pelo simples fato de eu não gostar de abandonar livros, ainda mais comprados. Isso até a metade, depois de um tempo, o livro fica bom. Contrastando com o corpo do livro , o final me surpreendeu , de tal forma que fiquei sem fôlego , parei de respirar, e tive de parar de ler para digerir tudo o que tinha acontecido, e onde a história me levou. Durante os dias que fiquei lendo "Anjos do Sagrado Coração" me tornei outra pessoa. Falava, agia, e pensava totalmente diferente. Fiquei fria . Quando cheguei ao final, que eu vi que eu estava mudada, estava como as "Putinhas da Colina" . (Não, eu só estava quase pensando como elas. Não me levem a mal. Foi só um breve momento , alguns dias , porque é hiper envolvente. ) A Astrid te mostra um mundo que você não conhece, pensamentos que você nunca tive vontade de ter, mas quando os lê , começa a ter . E algumas vezes, você se pega querendo entrar na história, e ser como elas. É um livro totalmente polêmico, tem que ter estômago para ler, e ser bem forte. Aliás, não deixar ser influenciada, e achar que o que se passa ali é normal.


Quotes
Agora eu sabia que a gente pode ser assim, dona de si mesma. Qualquer coisa pode ser sua, você pode pegá-la e tudo o que tem a fazer é pedir.


Nada de heróis , nada de amor, nada de glória.


_ Quando eu tinha 15 anos - disse ela - não sabia coisa nenhuma. Meu namorado me perguntou se eu queria um beijo de língua e eu respondi: "Ficou doido? Não quero ficar grávida."


As Putinhas da Colina são Deus.


Como você vivia na paz com você mesma? Com remorso...
Astrid não aprovaria, mas fazer o quê? No escuro, os encobertos olhos azuis dele se tornariam negros.


É assim que a gente perde o que a gente ama.


5 COMENTÁRIOS:

  1. Adorei a resenha.
    O livro parece ter um tema meio polêmico.
    Bom saber que pelo menos depois da metade a história dá uma melhorada e o final é de deixar sem folego... rsrs
    Eu me interessei em ler a história.

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro antes e realmente é uma pena que até a metade não tenha sido agradável.
    Não sei se teria estômago para ele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mar!
    Adorei conhecer seu blog! Lindo, já estou seguindo :)
    Tenho esse livro, comprei em uma promoção há muito tempo, mas ainda não li! Eu já havia lido algumas resenhas dizendo que era um livro forte, com linguagem pejorativa, mas se fala de adolescentes que querem curtir a vida, acho que deve ser assim mesmo!
    Adorei sua resenha e fiquei bastante empolgada para ler o livro!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo: Resenha – A Mecânica do Coração
    . Passa lá!
    Beijos, Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida! Passando pra conhecer o seu cantinho... Adorei, muito legal. Já to seguindo!
    Aproveito p te convidar a conhecer o meu blog de variedades. Informo q o espaço p parcerias está aberto lá no Vou-de-Blog!
    Bjinhos!!

    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Mar.
    O livro me chamou a atenção por possuir um tema meio polêmico. Pena não ter te agradado desde o inicio mas o bom é que melhorou né? Não sei se o leria mas quem sabe um dia?
    Beijos.
    Books e Desenhos

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016