Louca sua miga

sábado, 10 de dezembro de 2011

Entrevista com Autor



- Fabiane Ribeiro -

Imaginários , neste post vocês irão conhecer mais um poquinho da escritora nacional do livro Xadrez. Logo, terá sua resenha no Imaginayre, já que , estamos participando do Book Tour deste livro.

Livros de sua autoria








Quem é ela?
Nascida em Mogi Mirim, SP, Fabiane Ribeiro é Escritora e Médica Veterinária, apaixonada pelas palavras e pelos animais. É autora dos romances “Xadrez” e “Corações em Fase Terminal”

RESPONDE AÍ FABI!!

01 - Em sua infância, quem foi sua inspiração para a leitura? (como começou a ler)

Eu leio desde pequena, sempre tive o incentivo da família e dos professores, e também sempre amei os livros. Não sei a idade exata, mas sei que comecei a ler muito cedo. Adorava livros, histórias e tudo do universo literário. Adorava fazer redações para a escola! Nas férias, minha mãe escolhia um adesivo, então, eu o colava em uma folha de papel e escrevia uma história sobre aquela figura. Ou seja, a literatura de um modo geral faz parte de mim desde antes de eu me dar conta disso. E essa paixão só aumentou com o passar dos anos.

02 - Como percebeu que você tinha o dom da escrita?

Eu sempre escrevi pequenas histórias. Esse era meu passatempo quando criança. Porém, fiz faculdade de Veterinária e deixei a escrita um pouco de lado. Em 2009, no quarto ano de faculdade, fiquei doente e tive que parar um pouco os estudos e me tratar. Como fiquei muitos dias em casa, resgatei o sonho de escrever um livro. Desde então, nunca mais parei. Quando vi que meu livro estaria pronto para a publicação, criei coragem e comecei a mandá-lo para as editoras analisarem.

03 - Quais escritores você acha que a juventude brasileira deveria ler mais? Além dos clássicos, como Clarice Lispector?

É difícil citar nomes hoje em dia, visto que o número de escritores é uma crescente no mundo. Portanto, creio que a juventude deve ler muito – tanto em quantidade quanto em qualidade – de diversos autores. O importante é ler diferentes gêneros e obras, para se ter uma boa formação crítica. Portanto, a minha maior dica é: não leiam apenas um autor, uma saga ou um estilo e leiam, acima de tudo, literatura com conteúdo.

04 - Qual o seu escritor favorito?

Tenho muitos, tanto nacionais, quanto internacionais, mas meu preferido mesmo é Khaled Hosseini.

05 - Qual o seu objetivo em publicar um livro? Você foca no tópico econômico, na preocupação social ou no entretenimento , como chick-lit?

Eu foco no social. O escritor às vezes perde a noção do quanto é importante passar mensagens positivas, mesmo que seja de forma indireta, pois muitas pessoas irão ler aquilo e consciente ou inconscientemente vão ser influenciadas pelo que está escrito. A responsabilidade de qualquer profissional que lida com um grande público é imensa, por isso, sempre tento ter isso em mente e focar no que meu livro poderá acrescentar ao leitor, esse é sempre meu principal objetivo, ajudar as pessoas a sonharem e a encontrarem um “refúgio” na leitura.

06 - Seus livros são para quais públicos?

Para todos os públicos! Eles apenas não são para crianças, pois geralmente são longos; mas em geral, tenho leitores pré-adolescentes até idosos (recebi um recado de uma senhora de 94 anos uma vez!). Então eu sempre digo, meus livros são para quem gosta de ler, independente da idade.

07 - Qual seu sonho profissional, como escritora? Aonde pretende chegar, e qual seu objetivo?

Eu espero continuar escrevendo, independente de qualquer coisa. Não me importa qual seja minha editora, ou qual o nível de sucesso que eu obtenha. O que eu realmente quero é escrever e ter pessoas que queiram ler meu trabalho. Se eu tiver um leitor, e puder ajudá-lo com minhas palavras, já estou satisfeita.


4 COMENTÁRIOS:

  1. Oie,
    passei para conhecer o seu blog,
    e gostei!
    Parabéns, beijos

    ResponderExcluir
  2. Conheci seu blog hj, ele e mt bom, vou sempre passar por aqui, espero que passe pelo Vida Manuscrita

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista.
    Já tinha visto a capa de Xadrez em alguns blogs, mas ainda não conhecia nada sobre a autora.
    Ela parece ser uma fofa. E acho isso super bacana, de a família estimular a escrita desde cedo, como ela disse que a mãe dela fazia.
    Parabéns pela entrevista e sucesso a autora.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Adoreiii a entrevistaa, o livro está na minha lista para ler agora *-* rsrs, vou sempre visitar seu blog.

    Leitura com Cappuccino
    http://leituracomcappuccino.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016