Louca sua miga

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Um Amor para Recordar : Filme X Livro

Um Amor para Recordar : Filme ou Livro?
Olá Imaginários, após ler diversas opiniões , muitas vezes contrastes uma da outra, resolvi fazer um post específico para isso. Por esses dias, terminei de ler o livro "Um amor para Recordar" de autoria de Nicholas Sparks, um fenômeno de todas as gerações. Todavia, eu já tinha assistido ao filme, há tempos. E por isso, tive a chance de compará-los. Eu, particularmente, fiquei apaixonada pelo livro. Eu me lembrava do filme, basicamente, das principais cenas, entretanto não tinha como comparar com o livro. Por isso, resolvi locá-lo , para assim analisar cena por cena. E tive uma surpresa, o filme não foi fiel ao livro. Na verdade, não foi praticamente nada fiel, foram várias as partes que eu me surpreendia com atos que não aconteciam simultaneamente nos dois (livro e filme) . Peguemos como exemplo inicial, o fato de Landon não iniciar uma amizade com Jamie por um simples convite ao baile de formatura, por não ter companhia ( assim é no livro ), no filme as coisas desenrolam de forma diferente. Jamie é quem corre atrás de Landon, em uma viagem cotidiana de ida para a escola, a garota pergunta-lhe se poderia comprar uma rifa para ajudar à escola. Um segundo exemplo está no simples fato de não haver o orfanato que tanto Landon cita no livro. Dentro da festa de natal do orfanato que os dois organizam juntos , Landon lhe dá um presente, um novo "blusão" (assim é no livro) , no filme , o presente é dado na casa de Jamie , e ela por sua vez, lhe dá um caderno que sua mãe escrevia , e não sua Bíblia como no livro é citado. Um terceiro exemplo é a peça de teatro, a história é totalmente mudada. No livro, além da cena ser de autoria do pastor da cidade, pai de Jamie , a peça relata a história de Tom Thorton e sua procura por um presente de natal para sua filha, uma caixinha de música, quando um anjo o ajuda, que no caso , Jamie faria este papel, o de anjo. No filme, ela apenas é uma garota de cabaré. Além de , no mesmo, a peça ser escrita por um aluno da escola. Um quarto exemplo é a descrição da professora de teatro, no livro, ela é gorda e usa óculos, no filme, a mesma personagem é loira e totalmente diferente dessa descrição. Tanto que em uma parte deste, o amigo de Landon, Eric, zomba dos seios da professora (pois são bonitos, assim ele diz).
Também pode ser citado, o simples fato do telescópio que tanto Landon luta para construir antes da pequena Jamie morrer. Isso no livro nem é citado. O último exemplo, e não menos importante é, no livro, o casamento é contado da seguinte maneira: Jamie vem cambaleando fracamente até o altar, com uma cadeira de rodas atrás dela e com uma enfermeira. Quando chega em seu destino (o altar) ela se ajoelha, Landon por sua vez também, e ao final de tudo , seu pai faz o mesmo ( o que em minha visão, torna o acontecimento muito mais emocionante ). No livro por sua vez, trata as coisas mais simples, um casamento casual e comum. Jamie estra na igreja sem a tal falada cadeira de rodas e a enfermeira. E chega até o altar sem alguma expressão de cansada.

Assim , senti que um completou o outro. Apesar de eu achar o final do livro mais emocionante , pois o casamento foi relatado de uma forma arrebatadora, eu também chorei horrores com o filme. Mesmo depois de ter visto onze vezes, se eu for assistir outra vez, tenho certeza que irei chorar como na primeira. É indescritível o que essa história causa dentro da gente.

13 COMENTÁRIOS:

  1. Sou louca pra ler esse livro! O filme é maravilhoso! Me apaixonei logo na primeira vez que o vi.
    Acredita que hoje mesmo li uma resenha sobre o livro? Só que a garota disse que o filme é melhor, pois tem cenas nele que se encaixaram muito bem e que não aparecem no livro. Vocês acha isso?

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mar!
    Eu já li o livro e vagamente me lembro do filme. Concordo que o filme é praticamente todo diferente do livro. Achei o filme mais romântico e afim, mas mesmo assim achei o livro mais emocionante. rs

    Beijos da Meire.
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Concordo, um completa o outro, mas ao contrário de você achei o filme muito mais emocionante, chorei por meia hora quando ele acabou. As partes complementares deram uma emoção muito melhor a história.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito dos dois e eu concordo que um completa o outro.
    Mas eu assisti o filme antes de saber que tinha livro e ele sempre foi um dos meus preferidos, então eu tenho uma preferencia pelo filme.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Não li o livro nem vi o filme rs mais tenho grande curiosidade.
    Te convido à participar so sorteio de Ainda não te disse nada + Um Ipad novinho.
    Conto com vc.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou de ver filmes antes de ler o livro, mas eu vi este filme quando era pequena e ainda não comprei o livro, sei que é muito bom, foi um dos primeiros filmes que me fizeram chorar =/ aidna vou comprar o livro!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mar...

    Esse foi um livro que me tocou demais, sério, eu chorei muuuuuito com esse livro, claro que no filme tbm choro sempre que vejo mas pra mim o livro é melhor que o filme. Claro que como em todas adaptações, o filme é sempre diferente do livro. Neste caso, as diferenças sao tantas por que o filme é apenas inspirado no livro do Nicholas, e não baseado. No caso do filme tem que ser comercial ne, entao nao ia dar pra fazer totalmente fiel ao livro. Mas mesmo assim o filme tambem é muito bom. Se vc quiser ler minha resenha dele e colocar sua opiniao, o link é:
    http://www.feedyourhead.com.br/2011/08/resenha-um-amor-para-recordar-nicholas.html
    adorei o post!

    Vc ja viu o novo visual do Feed your Head? Passa la pra conferir e vota na enquete!
    bjs
    Dana
    www.feedyourhead.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Mar

    Eu amo esse filme, mas ainda não li o livro. Li tantos comentários negativos que desisti, entretanto suas observações me deixaram curiosa, e essa forma complementar com a qual você viu o filme e o livro me deixaram curiosa. O filme é tão bom, tenho ctza que vou me emocionar com o livro, talvez não o tenha lido ainda exatamente por esse motivo, por saber que vou chorar muito, rs.

    Bjus

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  9. Super bacana essa análise!! Eu amei o filme (chorei horrores!!) e o livro é ainda melhor!

    ResponderExcluir
  10. eu nuinca tive a chance de ler o livro, mas tenho ctz que ele deve ser ainda mais incrivel que o filme, mesmo nao sabendo como isso pode ser possivel. Eu tb ja assisti mais de 10 vezes e em todas chorei como se fossem da 1º. Eu pretendo ler esse livro um dia e me emocionar ainda mais com ela.

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. eu tbm acho que um completa o outro.. Apesar ter assistindo o filme antes de ler o livro gosto dois 2 pq não sei em qual chorei mais...

    ResponderExcluir
  12. Ja vi o filme muitaas vezes, amanhã irei comprar o livro ainda mais depois do que você postou *-*

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016