Louca sua miga

domingo, 6 de novembro de 2011

Resenha: É Tarde para saber

É Tarde para Saber - Josué Guimarães

Sinopse:
No Rio de Janeiro do década de 1970, Mariana e Cássio vivem uma grande paixão. Mas ela é filha de um rico empresário simpatizante da ditadura militar, e ele, um rapaz de origem humilde. No período mais repressivo do regime, quando todas as manifestações intelectuais e artísticas eram duramente censuradas, quando informantes do governo infiltravam-se entre os jovens nas salas de aula do país e a vida política nada mais era do que um jogo de cartas marcadas, a triste realidade faz divergir o caminho dos dois jovens. Mariana prossegue com a sua protegida existência pequeno-burguesa, enquanto Cássio vai para a guerrilha e cerca a própria existência de mistério.

Resenha:
Li este livro através de um "Livro Viajante" no Skoob. Eu sinceramente nunca tinha ouvido falar, já que o livro é da década de 70. E notoriamente, os blogs atuais não escrevem mais sobre livros antigos, e sim os da "moda" (encaixo-me neste perfil vergonhosamente). Pelo pouquíssimo que li sobre o livro de Josué na internet, vi que este é cobrado em escolas e em alguns vestibulares.
É uma história sutil , leve . Um amor misterioso dentro de 160 páginas.
O livro é escrito em terceira pessoa. E relata o sofrimento da jovem Mariana que ama alguém que não sabe onde mora, quem é, e ao menos o sobrenome do amado. Seu pai é contra o namoro, por não saber antecedentes, e ao menos sobrenome, o que na época era de extrema importância. Sua mãe, com sua voz sempre calma e consoladora, presa em uma cadeira de rodas após um acidente de carro, ajuda a filha em seus momentos de tensão a espera de um telefone , ou do sinal que o namorado deixava na porta do apartamento de Mariana, para assim se encontrarem. O mistério envolvente no sobrenome de Cássio, e a crítica do garoto pela vida fútil de Mariana ( compras, festas, e mais futilidades envolvidas) , embalam uma leve e discreta reflexão. Ela vem de uma família rica, enquanto ele, não se sabe de onde vem ou para onde vai.
Eu fiquei boquiaberta com o final do livro. É estrondoso. E uma boa leitora de romances que se preze, acredita sempre em um final feliz.
Durante toda a história , fui me apaixonando pelo romance do casal. E fiquei desiludida quando terminou, pois ao mesmo tempo que é chocante, as últimas páginas pediam mais. Foi um livro "pa-pum". De repente acabou. Apesar do tempo em que foi publicado (década de 70), não é uma leitura cansativa, pelo menos não pra mim. O livro não é forçado (você não vê que o autor quis deixar o leitor preso, ele deixou por pura naturalidade da escrita , e da boa história).
Vale a pena ler!!! (apenas não dei cinco estrelas (que é o máximo de pontos que pode-se ter na avaliação do blog) pois queria continuação e explicações no fim ).


Quotes



_ Não sei, às vezes eu fico até com medo de que todas as cisas possam fugir, a gente nunca se sabe.


_ A gente sempre diz assim mas depois sente falta e chega um dia em que as pessoas não suportam viver sem aquilo que antes julgavam dispensáveis. Mas aí já é tarde.


'' ... os parentes mortos e vivos. Já não distinguo os que se foram dos que restaram. Percebo apenas a estranha ideia de família viajando através da carne. ''





10 COMENTÁRIOS:

  1. adorei a resenha , e a capa do livro é linda, da vontade de ficar olhando , olhando e olhando >.<". Você poderia falar de alguns livros mais antigos né? sei la minha opinião, é sempre bom ver resenha desse velinhos *-* fica uma coisa mais diferente.

    ResponderExcluir
  2. Tem vários livros antigos que eu tenho vontade de ler, o problema é que tem vários livros novos pelo quais eu me deixo levar :x É eu sei... vergonhoso!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Oi Mar!
    Gostei bastante da sua resenha, ás vezes é bom ler resenhas de livros mais antigos, que são esquecidos...
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Mar

    Esse é um livro "antigo" que leria com gosto, gosto de livros assim, esse tipo rápido nos faz pensar bastante sobre os detalhes da história não é? Pois quando acaba tem espaço para gente pensar sobre a trama. Acho que já vi esse livro em lista de vestibular mesmo.

    E tbm sou do tipo que posta resenha de livros mais novos ;(

    Bjus

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  5. Interessante :o
    Não conhecia mesmo o livro e, pelo nome, eu jamais imaginaria q é um livro da década de 70.

    Parece interessante, mas pelos quotes não achei q a narrativa deve ser legal rs...

    Bjos
    Mayara
    http://frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho este livro, e acho linda a história.
    Consegui por uma bagatela de alguns centavos acredita!!! Sempre trocava livros usados numa banca do centro da cidade de São José dos Campos, SP, quando o encontrei lá.
    É uma preciosidade!

    ResponderExcluir
  7. Tenho um trabalho pra fazer e não consegui ler todo ele e então eu teria de fazer um breve comentário do livro alguém poderia me ajudar? e também queria saber se Cássio e Mariana morream ou só Cássio?

    ResponderExcluir
  8. Bibiana_Vogel apenas Cássio . Mariana continua sua vida normalmente. Foi uma lição de vida que ela teve com esse relacionamento. O livro é fantástico.

    ResponderExcluir
  9. Odiei sua resenha cade o final dessa historia , o jeito de como cassio morreu ? vai aprender a fazer resenha antes de colocar na internet e fazer os outros perderem tempo .

    ResponderExcluir

Olá, escreva o quanto e o que você puder...

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016